Helena Peixoto
Helena Peixoto
05 Nov, 2018 - 16:20
limpezas de inverno

As 10 regras de limpeza para pôr em prática até ao fim do ano

Helena Peixoto

Estas regras de limpeza para pôr em prática até ao fim do ano vão revolucionar as suas rotinas e a diferença de resultados vai ser fenomenal – comprove.

O artigo continua após o anúncio

Esqueça as resoluções de Ano Novo. Estas são as 10 regras de limpeza para pôr em prática até ao fim do ano e nem mais um dia! Até porque, assim garante que já vai entrar no novo ano com umas rotinas de limpeza bem estabelecidas e consequentemente com uma casa sempre limpa e asseada.

Encare estas 10 regras como uma espécie de ‘10 Mandamentos’ para os cuidados da casa e garanta que o seu cantinho esteja sempre impecável e pronto a receber visitas inesperadas!

Top 10 das regras de limpeza para pôr em prática até ao fim do ano

hábitos de limpeza

1. Não deixar louça suja do dia anterior

Uma das regras de limpeza para pôr em prática até ao fim do ano e que vai fazer uma diferença brutal é mesmo não se permitir a deixar louça suja banca de um dia para o outro. E por muitos motivos! Além de ser uma fonte de grande propagação de micróbios, está a alimentar um péssimo hábito de acumulação de sujidade e de desorganização.

Com exceção dos dias especiais de festa (que acabam bem tarde e não vai ainda, depois de tudo, andar a tratar da louça), obrigue-se mesmo a lavar o que tem a lavar diariamente ou pelo menos a colocar as peças na máquina de lavar se for o caso. Só este pequeno passo já vai fazer uma grande diferença!

2. Levantar sempre a mesa

Outro dos péssimos hábitos das pessoas ditas desarrumadas é deixarem a mesa colocada e por levantar. Não pode ser! Outra das importantes regras de limpeza para pôr em prática até ao fim ano é a de levantar a mesa após cada uma das refeições.

Retire tudo: louças, toalha, talheres e coloque uma jarra bem bonita e um pano da sua preferência.

Damos uma das muitas vantagens: se tocarem à porta para uma visita inesperada, já não tem de andar a correr em pânico a tentar deixar a mesa de refeição apresentável.

3. Aspirar zonas de maior uso diariamente

Se não tem talvez seja um investimento a considerar: aqueles aspiradores tamanho mini são, de facto, grandes aliados das casas sempre impecáveis.

Crie o hábito de usar este aspirador após cada refeição, por exemplo. Este pequeno passo vai criar uma melhoria na limpeza da sua casa de tamanho incalculável. E acredite, na prática até lhe vai poupar tempo de limpezas posteriores, pois a casa vai estar sempre com pouco para limpar.

4. Aplicar a ‘regra’ dos 15 minutos de limpeza diários

São vários os ditos gurus da limpeza e organização que defendem esta prática que deve também ser uma das regras de limpeza para pôr em prática até ao fim do ano: todos os dias, faça uma rotina de limpeza em sua casa de 15 minutos, não mais!

Em cada dia ataque, dedique-se a uma divisória diferente e faça a limpezas mais ‘superficiais’ (passar o pano, arrumar coisas perdidas, varrer, tirar pó de algum local, etc). No final da semana, no famoso dia da limpeza, vai surpreender-se com a quantidade de coisas que já não vai precisar fazer!

5. Não descurar a escovagem dos quatro patas

Quem tem animais em casa já sabe que os cuidados de limpeza da casa têm de ser redobrados (ou triplicados)! Mas, muitas vezes, está a falhar uma das essenciais regras de limpeza para pôr em prática até ao fim do ano… Mais do que limpar os pelos largados, há que prevenir!

Estabeleça a rotina de escovagem do(s) seu(s) patudo(s) uma ou mais vezes por semana, consoante o tipo de pelo e a altura do ano. Uma correta escovagem vai diminuir em mais de 80% a quantidade de pelos indesejados a voar pela casa.

6. Reciclagem

Não há mais desculpas. Não há mesmo! Até ao fim do ano, tem mesmo de começar a fazer a reciclagem do lixo. Por si, pela sua família, pelas gerações futuras e pelo futuro do nosso universo.

Comece por comprar um sistema de armazenamento dos diferentes tipos de reciclagem e torne a atividade divertida envolvendo todos os que vivem lá em casa.

O artigo continua após o anúncio

7. Na limpeza da casa todos ajudam!

E por falar em envolver todos os que vivem lá em casa: outra das regras de limpeza para pôr em prática até ao fim do ano é a de que todos, mas mesmo todos, ajudam na limpeza da casa.

Afinal, todos habitam nela e devem cuidar do local onde vivem. Há tarefas e atividades dirigidas a todas as faixas etárias pelo que deve incutir os hábitos de arrumação nos pequenos desde cedo.

limpar o pó

8. O que desarrumou, volte a arrumar

Parece fácil e óbvio, mas nem sempre é assim… Se acabou de desarrumar uma coisa, utilizou e já não precisa mais, volte a arrumar. Já diz o ditado: não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Por uma casa mais organizada, cumpra esta regra.

9. Tenha apenas o estritamente necessário

Um grande obstáculo para conseguir casas bem limpas e arrumadas é a acumulação. É bastante óbvio: quanto mais coisas, mais pó, mais sujidade, mais tralha para arrumar.

Nunca se esqueça: less is more! Tenha o estritamente necessário lá por casa. Na hora de limpar e organizar vai ficar bem grato por seguir mais uma das regras de limpeza para pôr em prática até ao fim do ano.

10. Não tenha vergonha de pedir ajuda

Por fim, uma das regras de limpeza para pôr em prática até ao fim do ano caso ache mesmo necessário será a da contratação de ajuda externa. Não há mal nenhum nisso!

Faça um balanço realista da sua vida, hábitos e necessidades. Se chegar à conclusão que precisa mesmo de uma mãozinha extra, faça uma gestão das finanças de forma a conseguir pagar umas duas horinhas por semana de serviço de limpeza.

Veja também