Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Cláudia Dias
Cláudia Dias
27 Abr, 2017 - 08:28

10 truques infalíveis para a organização da sua despensa

Cláudia Dias

Cada vez que precisa de alguma coisa da despensa, sente que não a consegue encontrar? Descubra os melhores truques para a organização da sua despensa.

frascos organizados numa despensa

Precisa mesmo de arrumação  e organização da sua despensa? Então este artigo é para si.

A despensa é responsável por guardar e armazenar grande parte dos alimentos enlatados, especiarias e utensílios de cozinha. Assim, é normal que às vezes, entre tantas coisas, a organização se perca. O ideal é pensar na melhor forma de organizar tudo, criando uma lógica para a arrumação e manter tudo no seu devido lugar, sempre.

Não sabe como? Não se preocupe! Trazemos-lhe 10 truques para a organização da sua limpeza, para que não lhe falte arrumação. Desde as panelas e formas para bolos, aos enlatados e especiarias, passando pelos snacks e toalhas, temos um truque para tudo. Preparado para uma despensa mais organizada e arrumada?

10 truques para manter a organização da sua despensa

1. Coloque os testos das panelas na porta

Se a sua despensa é demasiado pequena para conseguir arrumar tudo o que precisa, opte por aproveitar o espaço ao máximo.

Porque não colocar as tampas e testos das panelas na porta? Coloque um suporte e tire proveito de todo o espaço disponível.

2. Descubra o melhor sítio para guardar os snacks

A organização da despensa passa por descobrir qual é a melhor forma de arrumar tudo. Por exemplo, os snacks podem ser mais simples de arrumar do que pensa.

Em vez de os guardar à toa numa prateleira, coloque-os todos juntos num cesto ou numa caixa.

3. Aproveite a parte de baixo das prateleiras

Com algumas caixas de plástico e o espaço mal aproveitado por baixo das prateleiras, vai conseguir arrumar as toalhas, os sacos das compras ou até o papel higiénico da melhor forma.

Escreva em cada caixa o seu conteúdo, para ser mais fácil encontrar o que precisa e descubra como pode ser tão fácil manter a organização na despensa.

4. Utensílios de cozinha pendurados

Se costuma usar a despensa para guardar os utensílios de cozinha que raramente usa, pendurá-los pode ser uma excelente ideia. Reutilize e aproveite o espaço ao pendurá-los na porta, por exemplo.

Assim, de cada vez que precisar deles – ainda que não aconteça com muita frequência, vai encontrá-los mais rapidamente e arrumá-los de forma mais organizada. Fácil, não?

5. Invista em recipientes transparentes

Procure armazenar a massa, o arroz, o sal grosso, açúcar ou farinha em recipientes transparentes. Assim, não precisa de colocar etiquetas ou de pegar no recipiente errado, de cada vez que estiver a cozinhar.

Será muito mais fácil encontrar o que precisa.

6. Aproveite os cantos da sua despensa

Normalmente, os cantos da despensa acabam por ser mal aproveitados ou por não ser aproveitados de todo. Prepare-se, este truque vai mudar a sua vida.

Coloque bandejas rotativas nos cantos e esquinas e aproveite-as para guardar detergentes, enlatados e frascos. Prepare-se para nunca mais se esquecer daquele frasco de pickles que achava que já não tinha.

7. Aproveite as caixas de cartão para guardar enlatados

Corte as caixas de cartão convencionais e transforme-as na melhor forma de guardar as latas redondas. Aproveite as etiquetas para categorizar cada caixa de forma a manter tudo ainda mais organizado. Simples, certo?

8. Use recipientes estreitos para ter mais espaço

Os frascos de estilo pote são bonitos e ficam muito giros na nossa cozinha. Mas quando falamos da despensa, o ideal é optarmos por frascos e recipientes estreitos e altos. Assim, haverá mais espaço para ter mais recipientes. Um truque muito simples mas que resulta na perfeição.

9. Adicione gavetas

Prateleiras que funcionam como gavetas podem ser uma solução perfeita. Imagine, cada vez que precisar de algo que está guardado no fundo, basta que puxe a gaveta para fora, escusa de tirar tudo para que chegar ao que pretende. Perfeito, certo?

10. Use os organizadores de sapatos para guardar as especiarias

Sabe aqueles organizadores de sapatos em tecido que pode pendurar nas portas? Porque não usá-los de uma forma mais criativa?

Isso mesmo, aproveite-os para a sua despensa. Coloque-os no lado interior da porta e use os espaços para guardar especiarias e outros artigos de despensa.

Veja também