Descubra 10 condimentos que são inimigos da sua saúde

Alguns condimentos são verdadeiras bombas para a sua saúde… Descubra quais são e evite-os.

Descubra 10 condimentos que são inimigos da sua saúde
Nem imagina como alguns condimentos lhe fazem mal

Passamos a vida a correr de um lado para o outro e por vezes nem paramos para pensar no que estamos a comer. Mas talvez seja melhor conhecer melhor os segredos que alguns alimentos escondem. Os condimentos nem sempre são nossos amigos. Neste artigo, dizemos-lhe quais deve evitar. Mas não trazemos apenas más notícias. Também lhe apresentamos alternativas mais saudáveis.

Os 10 condimentos que deve evitar

1. Maionese

mayo maionese

Esta não o deve espantar muito. Mas porquê? A maior parte das maioneses têm como principal ingrediente o óleo de soja refinado. Isto significa que o óleo é processado a altas temperaturas. Isso transforma este ingrediente em algo muito pouco saudável.

Em alternativa, consuma uma pasta de abacate, iogurte, guacamole ou húmus.

2. Ketchup

ketchup

É o molho de eleição para acompanhar batatas fritas. E também não é nada saudável. Apesar de não ter muita gordura, o ketchup tem muito açúcar, que tem um efeito ainda mais prejudicial para o nosso organismo.

Se é assim tão fã de ketchup, tente substituí-lo por uma pasta de tomate. Para a fazer, triture um tomate e junte:

  • uma colher de chá de cebola em pó
  • meia colher de chá de açafrão
  • meia colher de chá de paprika
  • uma colher de chá de sal
  • um quarto de uma chávena de vinagre de cidra de maçã
  • um quarto de uma chávena de água

3. Mostarda de mel

mustard mostarda

Esta não é uma boa junção para a sua linha e saúde. A mostarda não tem muitas calorias, mas tem sal e, quando lhe é adicionado o mel, fica ainda mais saturada de açúcar do que o ketchup. É preferível deixar-se ficar pela mostarda tradicional, o pesto ou, mais uma vez, o húmus.

4. Molhos para salada

Quando vemos um molho para salada sem gordura achamos que estamos a fazer a escolha certa. O problema é que esses molhos costumam ter muito açúcar. Um iogurte grego é sempre uma boa solução.

5. Molhos picantes

piripiri

Os famosos hot sauces são uma tentação para quem gosta da comida picante. O problema é que estes molhos estão carregados de sódio. Uma colher de chá pode conter 200mg de sódio, quando a quantidade máxima diária recomendada é de 1,5mg.

E que tal começar a usar antes malaguetas, como os mexicanos jalapeños, por exemplo? Bem mais natural e picante na mesma.

6. Molho de Soja

molho soja

É impensável comer sushi sem o belo molho de soja para mergulhar cada peça. Mas não é difícil perceber que este molho tem imenso sal, assim como açúcar e sódio.

Em alternativa, experimente temperar o seu sushi com côco aminos, que é um molho vegetal feito à base de côco.

7. Natas

Gordura e calorias a mais, é o que as natas lhe dão. Se estivermos a falar das natas como molho, para acompanhar batatas, por exemplo, o iogurte grego, que tem muitas proteínas e cálcio, volta a ser uma boa troca.

8. Toping de chocolate

molho toping chocolate

Esta cobertura é associada à gordura abdominal, colesterol elevado e diabetes. Opte antes por um chocolate com 70% de cacau, que o ajuda a prevenir doenças cardíacas, pode melhorar o seu humor e protege a sua pele.

9. Queijo parmesão

parmesao bolonhesa

Este queijo está carregado de calorias, gorduras saturadas e sódio. O seu colesterol não vai agradecer.

Substitua o queijo parmesão por uma mistura de nozes e outros frutos secos ralados com levedura nutricional.

10. Molho BBQ

molho bbq barbecue frango

O molho barbecue é ideal para acompanhar grelhados e churrascos. É um molho muito famoso nos EUA, mas que também já conquistou o seu espaço em Portugal e pelo mundo. É outra vítima do açúcar, transformando-nos a nós, quando o consumimos, nas verdadeiras vítimas. Por causa disso, o molho barbecue pode contribuir para que venha a ter doenças cardíacas, diabetes e problemas dentários.

Pode fazer um molho BBQ caseiro, recorrendo a algumas frutas passadas, como framboesas, mangas ou pêssegos. Em vez de açúcar, adicione agave ou óleo de côco, por exemplo.

Pesquise antes de comer

Para bem da sua saúde, pesquise mais sobre aquilo que come. É verdade que cada vez mais descobrimos que muitas coisas que nem imaginávamos nos fazem mal, mas também encontramos muitas alternativas que são mais saudáveis e igualmente saborosas.

Veja também: