ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Teresa Campos
Teresa Campos
20 Ago, 2021 - 11:00

14 substitutos do açúcar refinado que deve conhecer

Teresa Campos

Saiba quais os substitutos do açúcar refinado que pode usar para tornar as suas refeições mais equilibradas e saudáveis. Experimente!

substitutos do açúcar

São vários os substitutos do açúcar refinado capazes de adoçarem os alimentos, sem comprometerem a nossa saúde e dieta. Enquanto o açúcar refinado é de rápida absorção e, quando entra na corrente sanguínea, proporciona um aumento de energia imediato, os substitutos do açúcar proporcionam uma absorção mais lenta. Perceba melhor.

Por que deve preferir os substitutos do açúcar refinado?

Apesar de não ter de eliminar por completo o açúcar refinado da sua alimentação, é importante ter noção de que este ingrediente se pode tornar viciante e favorecer o surgimento de problemas como:

Quais os melhores substitutos do açúcar refinado?

Assim, pode ir intercalando o uso de açúcar refinado com outros adoçantes, igualmente deliciosos e mais saudáveis, pois têm menos malefícios para a saúde.

A verdade é que, depois de experimentar as seguintes opções, talvez vá ficar surpreendido com o sabor tão mais agradável que estes aditivos são capazes de dar aos mais diversos pratos e iguarias.

1. Canela

Ótima, especialmente para os diabéticos, porque ajuda a regularizar os valores da glicemia, a estabilizar o apetite e a controlar a vontade de comer doces, a canela facilita, ainda, o processo digestivo. Pode juntá-la a iogurtes, leite, café, chás, sobremesas, panquecas e outros alimentos.

sumo-limao-canela

2. Stevia

Este é um adoçante natural produzido através de uma planta doce que cresce na América do Sul.  Adoça 300 vezes mais que o açúcar branco refinado e não é calórica.

Ainda auxilia na perda e no controlo do peso, porque ajuda a regular o apetite. Não aumenta a glicose no sangue e, por isso, é particularmente recomendada a diabéticos. Adicione ao café, chás, sumos naturais, bolos ou bolachas.

3. Mel

Constituído por glicose e frutose, mas muito rico em micronutrientes (vitaminas do completo B, magnésio, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas antioxidantes), o mel ajuda a proteger as células do envelhecimento. Apesar de dever ser consumido moderadamente, ele não estimula a produção de gordura como o açúcar refinado.

Além disso, o mel fortalece o sistema imunitário; é antioxidante; melhora a digestão; conserva a flora intestinal; e tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antisséticas.

bebida de canela e mel

4. Calda de agave

Constituído por frutose, esta calda apresenta uma carga glicémica mais baixa do que o mel e do que o açúcar, contribuindo assim para uma absorção mais lenta. Apresenta também micronutrientes como ferro, cálcio, potássio, magnésio e é isenta de glúten e de lactose. O seu consumo deve ser moderado.

5. Açúcar de coco

É obtido a partir da seiva do coqueiro. Possui vitaminas do complexo B, potássio, magnésio, zinco e ferro. Tem um baixo índice glicémico e não estimula a produção de gordura. Apesar de saudável, deve ser usado de forma regrada.

6. Açúcar mascavado

Obtido a partir das primeiras extrações da cana, este açúcar possui mais minerais, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, vitaminas do complexo B e menos calorias do que o açúcar branco, pois não é refinado.

Contudo, tem as mesmas calorias do açúcar branco, pelo que não é aconselhado a diabéticos, devendo ser consumido com moderação pelas demais pessoas.

7. Tâmaras

É uma fruta exótica, doce, de textura mole e um superalimento com grandes benefícios para a saúde. As tâmaras são muito energéticas e calóricas e, também, apresentam um grande reforço nutricional, por serem ricas em fibras, vitaminas A, B, C, K, ferro, magnésio, zinco, manganês, sódio e potássio.

Possuem antioxidantes e são anti-inflamatórias. Além de constituírem um excelente snack, podem ser acrescentadas a barras de cereais ou a granola caseira para adoçar de forma mais natural.

Como substituir o açúcar em 4 receitas deliciosas
Veja também Como substituir o açúcar em 4 receitas deliciosas

8. Xilitol

O xilitol é um açúcar de álcool, obtido a partir de frutas, vegetais, cogumelos ou algas marinhas. O seu índice glicémico e calórico é baixo, tendo um forte poder adoçante. Tem aproximadamente menos 40% de calorias do que o açúcar branco refinado. Não provoca cáries dentárias.

9. Xarope de ácer

Este xarope é obtido a partir de uma árvore e é muito rico em antioxidantes e nutrientes, como cálcio, potássio e zinco. Como é algo calórico, deve ser usado de forma moderada.

10. Taumatina

A taumatina é um adoçante natural com um poder adoçante 2000 a 3000 vezes superior ao do açúcar branco refinado. Além disso, tem a vantagem de não elevar os níveis de glicemia, nem favorecer a produção de gordura.

Apesar de ter o mesmo índice calórico do açúcar, são precisas menos quantidades deste ingrediente para adoçar os seus pratos e refeições.

11. Geleia de fruta

As geleias feitas 100% com fruta e sem açúcares adicionados também são um meio de adoçar de modo natural iogurtes, sumos, bolos, tartes e bolachas. É o açúcar natural da fruta que dá o sabor doce aos alimentos.

compotas de outono

12. Melado de cana

O melado é um xarope obtido através da evaporação do caldo da cana do açúcar. É bastante doce e escuro. Contém minerais idênticos aos do açúcar mascavado, já que também não passa por nenhum processo de refinação.

Não deve ser consumido por diabéticos e doentes renais, devido ao seu elevado índice calórico.

13. Eritritol

O eritritol tem uma origem próxima da do xilitol, mas menos calorias. Possui aproximadamente 70% do poder adoçante do açúcar; não provoca cáries dentárias; e é aconselhado a diabéticos. Está presente em vários frutos, mas é extraído do milho e dos cogumelos.

14. Açúcar demerara

Este açúcar encontra-se algures entre o açúcar branco refinado e o açúcar mascavado. Não possui aditivos químicos e conserva nutrientes, como magnésio, cálcio, potássio, fósforo, cobre e vitaminas B1, B2 e B6. Deve ser triturado, antes de ser utiizado.

Agora que já sabe quais são os melhores substitutos do açúcar, comece a incluir estes adoçantes na sua alimentação diária.

Veja também