Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
17 Mai, 2018 - 14:44

Como adoçar sem açúcar branco? 6 segredos deliciosos para manter o sabor

Márcio Matos

Desde sempre, usamos o açúcar branco para adoçar tudo o que ingerimos: do café ao bolos. Como já todos sabemos as suas desvantagens, descubra aqui outras formas de adoçar.

Como adoçar sem açúcar branco? 6 segredos deliciosos para manter o sabor

Nos últimos anos, são vários os profissionais de saúde que nos têm mostrado com o é possível adoçar sem açúcar branco. São, realmente, algumas as alternativas disponíveis e que são mais saudáveis, sendo igualmente saborosas. Se ainda é um consumidor assíduo de açúcar refinado, fique agora mesmo a saber os substitutos disponíveis no mercado, quais os seus benefícios e, ainda, a melhor forma de usá-los, para que tire o máximo partido dos mesmos.

Adoçar sem açúcar branco: aprenda como fazê-lo

adoçar sem acúcar branco

Açúcar de coco

O que é? Trata-se do néctar do coco evaporado. O seu sabor assemelha-se ao do açúcar mascavo e tem um índice glicémico baixo.

Como usar? Pode usar em bebidas, como sumos ou cafés. Dissolve-se com facilidade e, ao contrário do que possa pensar, não sabe a coco.

Açúcar demerara

O que é? Obtido a partir da cana de açúcar, é pouco refinado e não contém aditivos químicos. Possui um alto valor nutricional e, ao contrário do açúcar mascavado, não altera a cor, nem o sabor dos alimentos.

Como usar? É de dissolução lenta, pelo que se sugere que triture os grãos antes de usar. Adicione em muffins, bolos e pudins.

Açúcar mascavado

O que é? Fabricado a partir da cana de açúcar, mas sem ser refinado, conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. O seu sabor é forte – semelhante ao do melaço – e, por isso, altera a cor e o sabor dos preparados.

Como usar? Utilize em bolos, mousses e cookies. É uma ótima opção em receitas de brigadeiro, bolachas de aveia ou creme de avelã com cacau.

Melaço

O que é? É um líquido denso e viscoso obtido da evaporação da água do caldo da cana de açúcar. Possui um sabor forte e baixo teor de açúcar. É rico em ferro, cálcio e potássio. Porém, possui muitas calorias e um elevado índice glicémico, pelo que deve ser consumido com moderação.

Como usar? Pode ser utilizado para adoçar barras de cereais e granolas. Funciona muito bem como substituto do mel. Ajuda a ligar pratos crus ou a base de tortas doces. Também poder ser usado na mousse de chocolate.

Extrato de baunilha

O que é?  Líquido produzido com as favas e sementes de baunilha, embebidas em álcool durante um longo período de tempo, até absorver o seu aroma e sabor.

Como usar? Com poucas gotas consegue adoçar e aromatizar cookies, pudins, bolos, mousses e leites vegetais, pois tem um sabor forte e concentrado.

Tâmara

O que é? É uma fruta rica em fibras, nutrientes e, também, algumas calorias. Possui um sabor agridoce mais forte quando está seca, mais suave quando está fresca.

Como usar? Pode substituir o açúcar, por exemplo, em geleias. Para isso, deve hidratá-las em água morna durante 15 minutos, triturar com um pouco de água e utilizar a gosto. Também pode ser usada como substituto do ovo em algumas receitas doces, como massas de tortas. A sua textura macia e húmida é ótima em bolos e brownies.

Se calhar, até ao momento, alguns destes nomes eram desconhecidos para si. Certo? Pois a partir de agora já sabe tudo sobre eles – ou quase tudo… – e, por isso, já não há desculpa para consumir apenas açúcar branco, bastante prejudicial à sua saúde. Adoçar sem açúcar deve ser agora o seu lema! Partilhe com familiares e amigos estas alternativas e mude hábitos à mesa pela sua saúde.

Ver mais sobre o melhor açúcar para fazer os seus doces >>

Veja também: