AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

6 Dicas para ser o melhor candidato

A sua prestação numa entrevista de emprego será tanto melhor quanto mais preparado estiver. Conheça algumas dicas para ser o melhor candidato. 

6 Dicas para ser o melhor candidato
Seja um!

Quer ser o melhor candidato a um emprego? Então torne-se um!

A verdade é que – independentemente dos candidatos que possa ter que enfrentar – você pode ser o melhor candidato a qualquer emprego a que se candidate. Como? Simples, basta que faça o seu “trabalho de casa”, que se prepare convenientemente e (acima de tudo) que mostre todo o seu potencial na entrevista de emprego.


Como ser o melhor candidato?

Ser o melhor candidato a um emprego significa – apenas e só – ser aquele (de entre todos) com o melhor desempenho numa entrevista de emprego. Sem pressão!

Mas pense desta forma. Se já tem as competências e (provavelmente) a experiência profissional também, agora só precisa de ser capaz de comunicar as mais-valias que pode dar à empresa à qual se candidata. Isto é, como competências e experiências todos têm, o que o vai diferenciar dos restantes é a sua capacidade de mostrar os seus “trunfos”. Ou dito de outra forma, se quer chamar a atenção dos recrutadores, só tem de mostrar o que pode dar à empresa que os restantes candidatos não podem. Conheça algumas dicas que o podem ajudar.


1. Prepare a sua entrevista

A preparação para a entrevista de emprego é a chave para o sucesso. Por isso, assim que seja notificado da data, hora e local da entrevista comece a preparar a sua estratégia. Pense nas competências ou qualificações que mais interessam aos recrutadores, tendo em conta as especificações da oferta e das funções a desempenhar. A partir daí pense nas suas respostas. Sabendo o que procuram, a ideia é que baseie as suas respostas nos critérios que enumeram e mostre o valor que pode acrescentar à empresa enquanto possível colaborador.


2. Estabeleça uma ligação entre as suas competências e o perfil do candidato procurado

Recolha o máximo de informação possível sobre a empresa e sobre a posição a que se está a candidatar. Quanto mais souber, mais facilidade terá em relacionar as suas competências e os principais requisitos para a função a que se está a candidatar. Aproveite ainda a entrevista para colocar questões relevantes sobre as funções e demonstre interesse tanto na atividade da empresa como no papel que possa vir a desempenhar. Mas não se fique por aqui. Pense de antemão em algumas ideias válidas para apresentar e que possam ser reveladoras do seu contributo, caso seja o candidato selecionado.


3. Prepare histórias sobre as suas conquistas em trabalhos anteriores

Partilhar histórias de sucesso é sempre um bom caminho para mostrar que é o melhor candidato a um emprego.  Descrições genéricas sobre competências é algo que os recrutadores estão fartos de ouvir. A ideia é que se destaque. Por isso antes da entrevista percorra o seu histórico profissional, pense nos projetos em que esteve envolvido - e cujas funções possam ser relevantes para a vaga a que agora se candidata - e fale sobre isso.


4. Destaque os seus pontos fortes

O mais certo é que durante a entrevista o questionem sobre os seus pontos fortes e as suas fraquezas. Responda aos dois, mas “venda” os seus pontos fortes. Mantenha-se confiante e realce as mais-valias que pode dar à empresa e que podem ajudá-lo a desempenhar as suas funções com sucesso. E mais. Mostre como converteu os seus pontos fracos em valências, falando de como aprendeu a desafiar-se a si mesmo através de determinadas experiências profissionais. O ideal é mencionar projetos ou episódios que ilustrem a sua capacidade de resolução de problemas.


5. Seja honesto nas suas respostas

Nenhum recrutador procura um candidato pronto a dar “respostas feitas” ou que use os clichés mais comuns. Ouça com atenção as perguntas dos seus entrevistadores e responda com honestidade. E nos casos em que possa não preencher os requisitos, mostre a sua capacidade e vontade de aprender e evoluir para colmatar essa falha.


6. Mantenha-se sempre positivo e profissional

Já aqui enfatizamos (por diversas vezes) a importância de ter atenção a todos os pormenores. Afinal, o sucesso numa entrevista de emprego pode depender de “pequenos” detalhes. Seja a sua linguagem corporal, o tom de voz que utiliza ou a sua postura, tudo conta!


Seja o melhor

Ser o melhor candidato não se trata de “representar um papel”, mas sim de mostrar aquilo que faz de si o candidato ideal à posição. O segredo é saber usar e mostrar o seu valor. Mostre o seu e o lugar não lhe escapa.


Veja também: