AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Entrevista de emprego: o “Beabá”

Estar bem preparado para uma entrevista de emprego requer atenção a todos os pormenores. Lembre-se que os detalhes podem fazer a diferença. Veja aqui algumas regras básicas a seguir.

Entrevista de emprego: o “Beabá”
Pode não se dar conta, mas o seu sucesso numa entrevista de emprego pode estar nos detalhes mais simples.

Nunca é demais falar da entrevista de emprego e das regras a seguir. A verdade é que por muito que se fale do assunto, a grande maioria dos candidatos a emprego tende a falhar nos pequenos detalhes. 

Ainda que o seu Curriculum Vitae (CV) se tenha destacado entre os restantes, não deixe que o seu entusiasmo leve a melhor. Para alcançar a meta ainda lhe faltam os últimos (e piores) metros da corrida: a entrevista de emprego. 

Deixamos-lhes aqui algumas dicas básicas, o “Beabá” para ser bem-sucedido na sua entrevista de emprego


Operação: Preparação para o sucesso

A sua postura durante a entrevista de emprego pode ser a chave para o seu sucesso ou a rota para o desastre. O segredo: a preparação!

Regra geral, a grande maioria das entrevistas de emprego, seguem uma estrutura semelhante. Mas ainda que possam seguir modelos diferentes, há sempre traços comuns. Por esta razão, nunca é demais lembrar que existem regras básicas que podem garantir-lhe aquele emprego tão desejado. E lembre-se, os detalhes fazem a diferença.

1. Faça a sua pesquisa

Fazer uma boa preparação para a entrevista de emprego vai mais além da elaboração de um bom CV. No fundo, o sucesso da sua entrevista pode resumir-se a uma palavra de ordem: preparação! Frequentemente, os candidatos a emprego tendem a responder unicamente às ofertas de emprego, sem sequer pesquisarem informações sobre a empresa a que se estão a candidatar. Mas não se deixe enganar, durante a entrevista os seus recrutadores vão querer perceber até que ponto conhece ou não a empresa; bem como, até que ponto está efetivamente interessado na oferta ou se está só a “disparar em todas as direções”. Pesquise informações sobre a empresa: a história, o seu posicionamento no mercado, etc. Fazer um bom "trabalho de casa" é fundamental para ser bem-sucedido na entrevista de emprego, já que lhe vai permitir antecipar possíveis questões.

2. Seja pontual

Aliás, as regras de etiqueta sugerem que chegue até um pouco antes da hora. Por isso, antecipe-se. Confirme data, hora e local da entrevista. Se não conhece a zona, garanta que no tempo destinado à sua deslocação até ao local da entrevista contempla uma “margem de manobra” para possíveis atrasos. Lembre-se é fundamental que evite atrasos. Se há algo que pode transmitir uma imagem errada de si, enquanto profissional, são os atrasos. Chegar atrasado não deve nunca ser opção, mas se por alguma razão (que foge do seu controlo ou planeamento) perceber que não tem escapatória possível, contacte a empresa com a devida antecedência para os informar sobre esse facto.

3. Tenha atenção à sua indumentária

O seu profissionalismo é analisado nos mais pequenos detalhes. E a roupa não foge a esta análise. Aqui entra novamente a sua pesquisa inicial. Se conhecer a realidade da empresa terá mais facilidade em adequar a sua roupa ao código ou ambiente da mesma e até à natureza das funções a que se está a candidatar. Mas independentemente disso, apresente-se sempre com uma imagem cuidada e elegante.

4. Prepare-se para as perguntas “traiçoeiras”

Podem ser várias, mas há uma muito frequente: as suas qualidades e defeitos. Já aqui falámos deste assunto e a verdade é que são muitos os candidatos que perdem pontos ao responder a esta questão.  Mais uma vez tudo se resume à sua preparação prévia. Antes de ir para a entrevista de emprego pense na melhor forma de responder a esta questão.

FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

5. Responda às questões colocadas

O pior que pode acontecer a um entrevistador é ouvir uma resposta circular, na qual o candidato “fala, fala, mas não diz nada!”. Concentre-se na “tarefa em mãos”, tenha atenção às perguntas que o seu entrevistador lhe coloca e evite divagações desnecessárias.

6. Tenha todos os documentos relevantes para o processo de recrutamento organizados e disponíveis

Nunca vá para uma entrevista de emprego sem levar consigo cópias do seu CV, certificados de habilitações, referências de emprego ou qualquer outro documento que possa ser relevante para o processo de recrutamento em questão. Desta forma, caso lhe sejam solicitados, pode facilmente disponibilizá-los.


Palavra a reter: Preparação, preparação, preparação!

A preparação é o grande segredo para o sucesso numa entrevista de emprego. Se reparar bem, para ser capaz de antecipar qualquer um dos pontos anteriores, necessita de se preparar devidamente. Costuma dizer-se que com a experiência vem o conhecimento e é verdade. Por isso, depois de cada entrevista reveja todo o processo de candidatura, bem como a sua postura e/ou pontos a melhorar.


Veja também: