Lavar a roupa: 7 cuidados a ter

Lavar a roupa é uma tarefa que exige alguma atenção e uma mão-cheia de truques. Aprenda a cuidar melhor da sua roupa e saiba como fazê-la durar mais tempo.

Lavar a roupa: 7 cuidados a ter
Gestos essenciais para roupas bem tratadas

Não importa se vive sozinho ou se lá em casa a família é grande: saber como lavar a roupa da melhor maneira dá sempre jeito. Peças lavadas corretamente são peças com melhor aspeto por mais tempo.


O que não deve deixar de fazer antes de lavar a roupa


Separá-la

A lavagem certa começa com a separação das peças de roupa pelas seguintes categorias: roupa branca, roupa de cor e roupa escura. Pode e deve também separar peças de roupa que manchem, com nódoas específicas que necessitem de ser tratadas e aquelas peças que não devem mesmo ir à máquina.
 

Ler as instruções de limpeza

Com a experiência é natural que comece a perceber qual o tratamento mais indicado para cada peça ou tipo de têxtil, no entanto não custa nada verificar se existe algum cuidado específico que deva ter, como por exemplo não utilizar lixívia, lavar a seco ou não passar a ferro.

Veja também: Como passar a ferro melhor e em menos tempo
 

Não descurar as lãs e outras peças delicadas

As lãs devem ser lavadas à mão pois irão, desta forma, preservar as fibras por mais tempo e conservar a cor. No entanto, se as lavar à máquina, certifique-se que o faz no programa mais suave e à menor temperatura. Nunca as esprema, já que isso pode fazer com que percam a forma.

Soutiens ou outras peças delicadas também devem ser lavados à mão ou, em alternativa, colocados num saquinho próprio na máquina de lavar. Dica extra: Coloque as peças dentro de uma fronha, amarre as pontas e use-a em vez do saquinho.
 

Lavar pela primeira vez separadamente

Não corra o risco de lavar a camisola cor de rosa ou azul forte que comprou há pouco tempo juntamente com outras peças. Deve, pelo contrário, lavar a roupa nova com cores fortes separadamente, pela primeira vez, para evitar que esta manche outros têxteis.
 

Ter atenção à velocidade de centrifugação

É natural que tenha a velocidade de centrifugação em conta quando vai comprar uma máquina nova, mas saiba que deve utilizar um programa com menos rotações por minuto para que a roupa não saia da máquina tão vincada. Para além de ser menos agressiva para a roupa, uma velocidade inferior facilita o passar a ferro. 
 

Usar o detergente na medida certa

Se acha que ao usar uma maior quantidade de detergente a roupa fica mais limpa, engana-se. Pelo contrário, ao lavar a roupa será mais difícil remover o detergente em excesso e é possível que as peças fiquem manchadas. Tenha também atenção à carga da máquina: não deve encher a cuba na totalidade, para que o detergente e a água atuem melhor sobre os tecidos.
 

Proteger as cores escuras

As cores escuras podem dar algumas dores de cabeça na hora de lavar a roupa. Sabia que se juntar um punhado de sal às suas calças pretas preferidas antes de iniciar a lavagem elas não perdem tinta e mantêm um aspeto novo por mais tempo? Não deixe de conhecer outros truques para lavar a roupa que lhe vão fazer poupar tempo... e dinheiro.

Veja o vídeo do site Apartment Therapy com algumas dicas muito simples e úteis que vão facilitar a tarefa de lavar a roupa: 



Veja também: