Helena Peixoto
Helena Peixoto
07 Nov, 2018 - 11:43

12 truques caseiros para lavar a roupa e deixá-la a brilhar

Helena Peixoto

São truques caseiros para lavar a roupa que vai adorar saber. Simples de implementar e super eficazes, são dicas que poupam horas de trabalho.

12 truques caseiros para lavar a roupa e deixá-la a brilhar
O artigo continua após o anúncio

Eliminar manchas de gordura, voltar a conseguir aquele branco imaculado na camisa que tanto gosta ou remover manchas amareladas de suor… Já fez de tudo e nunca consegue o resultado desejado? Então, experimente estes truques caseiros para lavar a roupa – além de funcionarem, são muito fáceis de implementar.

Os 12 truques caseiros para lavar a roupa que vão mudar a sua vida

Como tirar manchas da roupa: conheça alguns métodos infalíveis

1. Eliminar odores

Este é um dos truques caseiros para lavar a roupa que mais jeito lhe vão fazer! Por vezes algumas peças ganham determinados odores que nem com mil lavagens saem. Se isto já aconteceu consigo, experimente acrescentar 100 ml de vinagre de vinho branco na gaveta de lavagem.

Uma outra solução será fazendo uma pasta que leva meia colher de bicarbonato de sódio com meio copo de água. Esta pasta, além de eliminar o odor, é um dos truques caseiros para lavar a roupa que elimina as manchas amareladas de suor.

Aplique na zona do odor e lave normalmente a roupa. Pode ainda tentar neutralizar o odor com sumo de limão – basta misturar o sumo de um limão com a mesma quantidade de água, e esfregar suavemente com a ajuda de um pano ou esponja. Deixe repousar por 10 minutos e lave normalmente.

2. Remover manchas de maquilhagem

Acontece às melhores: um pouco de batom na camisa, rímel no casaco ou eyeliner no colarinho. Como remover estas manchas recorrendo a truques caseiros para lavar a roupa?

A resposta é muito fácil: aplique água e vinagre em partes iguais. Deixe atuar durante meia hora e depois lave as roupas normalmente.

3. Manchas de sangue?

As manchas de sangue podem ser bem difíceis de remover. A boa notícia é que há truques caseiros infalíveis para este fim: água oxigenada é um deles. Borrife uma boa quantidade na zona afetada e deixe atuar durante 30 minutos. Lave a roupa normalmente e verá a mancha desaparecer completamente.

4. Não mais gorduras

Se pensa que ficando com uma mancha de gordura na camisola é sinal de que vai para o lixo, está enganado. Um dos truques caseiros para lavar a roupa e livrar-se destas manchas é a de colocar localmente uma boa camada de pó de talco, deixar absorver de um dia para o outro e depois lavar a roupa normalmente.

O artigo continua após o anúncio

5. Faça o seu próprio amaciador de roupa

Experimente esta versão caseira de amaciador e renda-se! Misture duas chávenas de água com uma de vinagre branco. Lentamente, adicione uma chávena de bicarbonato de sódio e, para perfumar, junte algumas gotas de óleos essenciais. Está pronto a utilizar.

tirar mancha de roupa

6. E já agora, faça o seu detergente também

Um dos excelentes truques caseiros para lavar a roupa passa por fazer o seu próprio detergente! Utilize as seguintes quantidades: 16 litros de água, 250g de bicarbonato de sódio, 500g de borato (à venda em drogarias ou farmácias) e 400g de sabão em barra previamente ralado.

Ferva metade dessa água, junte o sabão e deixe ferver em lume brando. Junte o bicarbonato e o borato e mexa. Coloque a mistura num balde, junte mais 8 litros de água a ferver, mexa, tape e deixe a repousar durante 24 horas.

No dia seguinte, adicione 7 litros de água a ferver, mexa durante 10 minutos e deixe arrefecer. Está pronto a usar!

Saiba como remover tinta de caneta da roupa

Como poupar na lavandaria

  • 3 dicas essenciais para lavar a roupa à mão
  • 7 ideias para uma melhor gestão da roupa suja
  • Dicas de limpeza doméstica
  • Como organizar as tarefas domésticas
  • Dicas para organizar a despensa