Os 5 melhores blogs de receitas económicas

A moda das receitas económicas veio para ficar. Não só porque fica bem seguir as tendências, mas principalmente porque a sua carteira agradece. 

Os 5 melhores blogs de receitas económicas
Comece a poupar já hoje na sua alimentação

É possível fazer uma alimentação saudável gastando pouco dinheiro? Sim. As receitas económicas estão por todo o lado: em blogs, páginas de Facebook, revistas, jornais e, por que não, na sua imaginação e criatividade. Nunca foi tão importante poupar na alimentação, fruto do contexto económico-social que Portugal tem vindo a enfrentar nos últimos anos, mas também pela crescente preocupação em comer melhor e de forma mais saudável. 

De acordo com o estudo Portugal: Alimentação Saudável em Números 2013, divulgado pela Direção Geral de Saúde, quase três em cada dez pessoas assumiram ter deixado de consumir alimentos considerados essenciais por dificuldades económicas, nos últimos três anos. Neste estudo identifica-se uma relação direta entre rendimento familiar e alimentação: quanto menor for o primeiro, maiores serão os índices de obesidade. Além disso, o mesmo estudo revelou que a obesidade atinge cerca de um milhão de adultos em Portugal, com 3,5 milhões pré-obesos. Depende de si não fazer parte destas estatísticas, por isso, parta connosco nesta viagem gastronómica onde revelamos as melhores dicas e blogs de receitas económicas!
 

Os melhores blogs de refeições económicas


Receitas económicas

Catarina tem 28 anos e é já um fenómeno no mundo virtual. Popularizou-se com os vídeos no YouTube onde partilhava dicas de economia doméstica e rapidamente alcançou os milhares de seguidores. Portanto, partir para as receitas económicas foi um passo natural. Neste blog descubra doces, aperitivos, salgados, snacks deliciosos que pode fazer de simples, rápida e, claro, barata!



No Mundo de Luísa

Diz a Luísa que é na cozinha que se sente mais realizada e que adora ter amigos à sua volta a provarem o que cozinha. E porque mesmo as refeições económicas devem ser assim: feitas com amor, dedicação e partilhadas com quem se ama, este é um dos blogs que deve ter como referências. 

 

Receitas Económicas by Profissão Mãe

A autora deste blog é mãe do Jonas e do Fonfon a tempo inteiro, dona de casa desenrascada nas horas vagas, acumulando também diariamente, os papéis de mulher, esposa, filha, irmã, tia... E que melhor experiência em partilhar com a blogosfera tantas receitas económicas do que fazer isto diariamente? Aprenda com quem sabe!
 


Receitas rápidas, fáceis e saborosas

Este é um blog familiar, onde se cozinha com paixão e se partilha o que se sabe para espalhar a felicidade da boa comida, feita de forma simples, rápida e económica. A autora Ana Pinheiro assume a importância de cozinhar bem e de forma eficaz actualmente e, por isso, mostra coração e alma em cada post, em cada fotografia. Vale a pena visitar!
 


As minhas receitas

Este blog não tem um autor, mas vários “chefs” que mostram tantos e variados pratos que o difícil vai ser mesmo encontrar tempo para experimentar todas as delícias que aqui irá encontrar. E se tiver alguma dúvida culinária, os “chefs” estão disponíveis, à distância de um clique, para responder às suas questões.

 

8 dicas para refeições económicas e saudáveis


1. Evite comer “lixo alimentar”

Apesar de não existirem proibições, é aconselhável restringir o consumo de alimentos com uma elevada quantidade de gordura e ou açúcar. Procure consumi-los apenas em dias de festa, por exemplo. Referimo-nos às verdadeiras tentações calóricas de baixo valor nutricional, como os refrigerantes, salgados, batatas fritas, bolos, folhados, entre outros.

 

2. Pequeno-almoço digno de rei

A regra é conhecida e obrigatória tanto para crianças como para adultos: nunca sair de casa sem tomar o pequeno-almoço, um ritual importante para ter energia para enfrentar o dia na escola ou no trabalho. E lembre-se: a poupança de tempo que pensa estar a fazer ao sair de casa em jejum, será depois agravada ao pagar mais por uma refeição mais cara e mais calórica.
 


3. Prepare opções saudáveis para as refeições na escola e no trabalho

Já costuma preparar os lanches para as crianças levarem para a escola, certo? Então, deve começar a fazê-lo também para si. Desta forma consegue controlar a qualidade do que ingere, mas também irá poupar bastantes euros. E certamente encontrará companhia no escritório para desfrutar dos seus almoços e lanches trazidos de casa. 

 

4. Privilegia a sopa e a fruta

A sopa é um dos alimentos mais ricos em nutrientes e mais pobres em calorias, sendo também um dos mais económicos de preparar. Já a fruta é uma excelente sobremesa, ou snack entre refeições. A dose diária recomendada passa pelo consumo de sopa no início das refeições principais e três peças de fruta. Quando comprar, prefira sempre os produtos frescos e da época.
 


5. Alimentação saudável com a dieta mediterrânica

Praticada em Portugal desde tempos longínquos, a dieta mediterrânica foi já considerada como um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo. Como vê, esta é uma tradição que deve ser respeitada. Na sua cozinha devem predominar as sopas, os ensopados e as caldeiradas.
 


6. Escolha a água como bebida de eleição

Tem sede? Beba água! Sempre! A dose recomendada é entre 1,5 a dois litros por dia. Lembre-se que os refrigerantes e outras bebidas açucaradas são muito mais caros do que a água e são desprovidos de nutrientes e ricos em açúcar.



7. Vá ao supermercado apenas uma vez por semana

Uma forma de controlar os gastos com a alimentação passa por planificar as compras: o ideal é que o faça apenas uma vez por semana e deverá criar uma lista para evitar gastos extra e desnecessários
 


8. Não desperdice comida

Quem nunca deitou para o lixo um pedaço de pão duro? Quase todas as pessoas já o fizeram. Mas da próxima vez que se deparar com uma carcaça dura pense duas vezes antes de deitá-la fora, porque tudo pode ter um aproveitamento. O pão rijo pode ser aproveitado para fazer pão ralado, açorda ou pudim de pão, por exemplo. Sobrou carne picada do jantar de ontem? Aproveite e faça uns croquetes para a próxima refeição. Saiba mais sobre como combater desperdícios alimentares

Dicas e blogs para tornar o seu dia mais simples, mais fácil e mais saboroso. Perca-se nestes recantos virtuais, que abrem o apetite, mas ajudam a controlar a carteira!

Veja também: