Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
03 Set, 2018 - 15:43

15 erros de culinária que estão a arruinar as suas refeições

Mónica Carvalho

Se gosta de cozinhar e é perfecionista, então este artigo é para si: saiba quais os erros de culinária que está a cometer e que arruínam as suas refeições.

15 erros de culinária que estão a arruinar as suas refeições

Ninguém é perfeito, mas todos almejamos a sê-lo ou, pelo menos, em fazer determinadas coisas na perfeição e cozinhar é uma delas. Por isso, provavelmente está a cometer alguns erros de culinária que o impedem de atingir o seu máximo potencial.

15 erros de culinária a evitar

Há tantas e boas lembranças criadas ao redor de uma mesa, provando que a hora da refeição é, sem dúvida, um dos momentos que mais une as pessoas. Como tal, queremos que tudo corra da melhor maneira possível. Assim, evite estes erros de culinária que podem estar a prejudicar a sua performance na cozinha.

Sal a mais

sal

Fonte: Max Pixel

Adicionar muito sal a um prato não só faz mal à saúde, como o poderá estragar na totalidade. É preferível colocar um pouco de sal e ir retificando à medida que prova, para chegar à quantidade certa.

Aliás, a comida deve ser sempre provada, para garantir que está tudo em ordem.

Colocar água a mais no arroz

Uma medida de arroz e duas medidas de água: é este o truque, sem segredos, para um arroz solto na perfeição.

Não peneirar a farinha

peneirar farinha

Fonte: Pexels

É natural que a farinha crie pequenos grumos, não significando que está estragada. Porém isso poderá afetar a qualidade do que está a preparar ou até dificultar a tarefa. Assim, o ideal é peneirar sempre a farinha, seja para fazer bolos, tartes ou molhos.

Não mexer o estufado

Qualquer prato estufado deve ser mexido com frequência, caso contrário, o fundo da panela poderá começar a queimar e arruinar todo o prato.

Esparguete mole

esparguete

Fonte: Max Pixel

Sabia que quando termina de cozer o esparguete, ou outro tipo de massa, deve passá-lo, imediatamente, por água fria para travar o processo de cozedura? Se não o faz, então é natural que o esparguete fique mole e passe do ponto “al dente”.

Não seguir as receitas

Se for um verdadeiro chef de culinária, então pode passar este conselho à frente. Mas se está a dar os primeiros passos nesta área, então, siga as receitas à risca e tente depois dar um toque pessoal numa segunda tentativa.

Legumes demasiado cozidos

legumes cozidos

Fonte: Max Pixel

Se acidentalmente cozinhou demais os vegetais, bem sabe como isso os poderá tornar secos e sem sabor. Há uma forma de contornar o problema: arrefecer de imediato e colocá-los num wok ou frigideira para saltear um pouco com óleo de coco ou azeite.

Colocar o esparguete em água a ferver

Sim, pode parecer estranho, mas este é um dos erros de culinária mais comuns. O esparguete ou massa devem ser colocados na panela antes da água ferver, caso contrário, quando o fizer irá baixar drasticamente a temperatura da água, o que faz com que demore mais tempo.

Demasiado açúcar

açúcar

Fonte: Max Pixel

O excesso de açúcar é prejudicial à saúde e pode tornar a sobremesa demasiado enjoativa. Se gosta das coisas bem doces, lembre-se que nem todos podem partilhar da mesma opinião e, assim sendo, é preferível usar alternativas naturalmente doces e que não sejam tão prejudiciais, como mel e frutas.

Abrir a porta do forno demasiadas vezes

E isto não serve apenas para quando está a fazer algum bolo, mas também para os assados. De cada vez que abre a porta do forno para examinar o preparado, está a contribuir para a libertação de calor em quantidade suficiente para alterar a temperatura. Evite fazê-lo.

Usar a temperatura incorreta no forno

forno

Fonte: Max Pixel

Se a temperatura do forno estiver demasiado alta, pode fazer com que a parte externa da refeição se queime e o interior fique malcozido.

Os problemas também podem acontecer com fornos com temperaturas demasiado baixas, sendo que os alimentos podem não cozinhar como deviam ou necessitar de mais tempo.

Cortar a carne enquanto cozinha

É um erro grave que está a cometer para perceber se a carne já está pronta: nunca a deve cortar, nem espetar um garfo, mas sim usar um termómetro de cozinha para garantir que a carne está pronta e segura para ser consumida.

Não limpar devidamente o grelhador

grelhador

Fonte: Max Pixel

É aborrecido, mas tem mesmo que ser feito. Além de que podem ficar vestígios de comida que afetam as preparações seguintes, se não limpar bem a grelha antes da próxima utilização, os alimentos poderão ficar colados e quebrarem.

Usar o equipamento errado

Liquidificadores, batedeiras e processadores de alimentos são aparelhos diferentes e projetados para fazer coisas diferentes. Usar a máquina errada pode dar à sua comida a consistência errada.

Então, atente:

  • um liquidificador é usado para triturar;
  • a batedeira é usada para misturar ou triturar alimentos moles;
  • o processador de alimentos é uma mistura de ambos os anteriores: tritura ao mesmo tempo que mistura.

Encher demasiado a panela

panela

Fonte: Max Pixel

Cada pedaço de comida que coloca na panela precisa de ter espaço suficiente para cozinhar de forma uniforme e completa. Assim, no máximo, deve colocar alimentos que cubram o fundo da panela, caso contrário deverá aumentar ao tempo de cozedura e fará com que a comida fique mole. A exceção a estas regras são as sopas.

Se seguir estas regras, verá como os seus dotes culinários irão aumentar substancialmente.

Veja também: