Publicidade:

Como passar de full time para part time no seu trabalho

Descubra as nossas dicas para passar de full time para part time no seu local de trabalho, com a melhor planificação possível da situação financeira futura.

Como passar de full time para part time no seu trabalho
Quero passar de full time para part time, e agora?

Se considera diversificar as suas áreas de atuação profissional, quer encontrar um novo trabalho ou simplesmente necessita de mais tempo para si, poderá ser necessário começar a trabalhar a meio tempo. O momento mais desafiante desta transição é falar com o seu superior sobre a possibilidade de passar de full time para part time. Damos uma ajuda.

Quero passar de full time para part time, o que fazer?


Pretende conciliar estudos com o seu emprego para progredir na carreira ou enriquecer o seu portefólio? Precisa de dedicar mais tempo a si mesmo, à sua família, ou a educar os seus filhos? Está grávida? Precisa de tomar conta de um familiar doente? Ou simplesmente a sua empresa pretende deixar de ter empregados a tempo inteiro?

Independentemente das razões, cada vez mais as pessoas optam por trabalhar em part time. As próprias empresas concedem mais oportunidades às pessoas para trabalharem em regime de meio tempo.

Desafios de passar de full time para part time

A primeira questão que se levanta tem a ver com os seus rendimentos: deverá recordar-se que ao passar de full time para part time, irá estar a cortar pela metade o seu salário.

Este novo estilo de vida que quer abraçar é financeiramente viável? Faça as contas. Isso significa averiguar, por exemplo, junto do seu cônjuge, se poderão continuar a viver com uma renda mais reduzida. Recorra às suas poupanças, caso seja necessário e se as tiver. Poderá também pedir ajuda aos seus pais e/ou familiares.

Encontre quem tome conta do(s) seu(s) filho(s) durante o tempo em que trabalha em part time. Provavelmente este é o passo mais fácil, porque se já tinha uma solução enquanto trabalhava a full time, poderá significar que essa pessoa passará metade do tempo com o(s) seu(s) filho(s). Se tinha que lhe pagar, agora poderá pagar apenas metade!

Assegure-se das condições: é fundamental saber se vai poder continuar a usufruir dos mesmos benefícios que tinha em full time, como o seguro de saúde, ou o direito a férias.

Descubra junto da sua entidade patronal se a porta continua aberta para voltar a full time mais tarde. Em caso afirmativo, a decisão de passar de full time para part time pode tornar-se muito mais simples.

trabalhar em part time

Como fazer o pedido para passar de full time para part time no seu trabalho

Se fizer um pedido de trabalho a tempo parcial, lembre-se de que este deverá ser feito por escrito e que o seu superior deverá ter que obedecer a um procedimento legal para atender à sua proposta.

Como tal, para ser levado a sério, é fundamental expor as suas razões para querer passar a trabalhar em part time. Seja claro e objetivo. Exponha as suas razões pessoais e profissionais de forma clara e sem rodeios. A sua proposta deverá também dar a conhecer ao seu superior que teve em conta e em consideração as implicações para a empresa.

Em caso de recusa da sua proposta por parte do seu empregador, a resposta deste deverá ser justificada de forma sustentada e clara. Em caso de aceitação, parabéns! Conseguiu provavelmente porque, acima de tudo, preparou bem esse processo. Agora está na hora de pôr em marcha os planos que estavam pendentes por falta de tempo.

Veja também: