Catarina Reis
Catarina Reis
24 Set, 2021 - 11:24

Conciliar trabalho e estudos: 14 dicas produtivas

Catarina Reis

Trabalha e estuda? Neste artigo temos para si dicas para que consiga conciliar trabalho e estudos de uma forma mais produtiva.

conciliar trabalho e estudos

Todos conhecemos pessoas que trabalham e estudam ao mesmo tempo e que tal tarefa requer organização e método. Saber conciliar trabalho e estudos é um desafio que nem todos encaram da mesma forma, o que influencia o resultado deste processo. 

Na verdade, tanto poderá ter sucesso na conjugação destas duas missões, como acabar por desistir de estudar, por não ter a organização e métodos adequados. Efetivamente, para conciliar trabalho e estudos e ser bem-sucedido, existem dicas essenciais que pode seguir.

SAIBA COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDOS

Não vamos dizer que é fácil e que qualquer pessoa consegue. Todavia, com estas dicas poderá conseguir gerir melhor o seu tempo e conseguir os objetivos a que se propus com este caminho. Tome nota.

jovem trabalhador estudante
1

Estabeleça o que é prioritário

Se o curso que pretende tirar é de facto o seu sonho e aquele que mudará a sua vida e o fará evoluir, então, invista a fundo nesse projeto. Arranje um trabalho flexível ou com horário mais reduzidos, para que consiga conciliar tudo sem prejudicar os estudos.

2

Elabore uma agenda de trabalho

Para conciliar trabalho e estudos da melhor forma e fazer tudo bem, organize uma agenda semanal de estudo, conseguindo encaixar as horas necessárias de trabalho além das aulas na sua rotina de trabalho.

3

Não deixe para trás outras atividades essenciais ao seu bem-estar

No meio de todo este corre-corre diário, não pode esquecer-se de outras atividades essenciais ao seu bem-estar, como alimentar-se corretamente, dormir as horas certas de sono e ter também alguns momentos de lazer.

4

Saiba quando tem de abdicar de algo

Se vem aí um exame mesmo a seguir àquela festa fantástica no fim de semana, se calhar terá de abdicar desse evento em prol de um objetivo maior que é tirar um bom resultado nessa prova.

5

Converse com o seu chefe e com os professores

Se sente dificuldades em conciliar trabalho e estudos, fale com o seu chefe para ver se consegue um horário mais flexível, mesmo se tiver de reduzir o salário. No caso de ele ser muito rígido e ter medo de perder o seu emprego, então tente falar com os seus professores e expor a sua situação, a ver se consegue prazos mais alargados para a entrega dos trabalhos.

6

Procure otimizar o tempo

Use o seu tempo de forma sábia. As pessoas com mais sucesso são as mais ocupadas, já reparou? Arranjam sempre tempo para tudo que precisam. Basta saber organizar-se bem.

7

Evite o multitasking

O multitasking dá-lhe a ilusão de que consegue fazer várias tarefas ao mesmo tempo. No entanto, a verdade é que nem toda a gente poderá estar preparada para tal. Fazer tudo ao mesmo tempo pode redundar em não fazer nada bem a 100%. Assim, para se certificar que tudo fica bem feito, faça uma tarefa de cada vez.

8

Se tiver problemas de deslocação, opte pelo ensino à distância

Atualmente, a Universidade Aberta (UAB), universidade pública de ensino à distância, tem uma variedade de licenciaturas, mestrados e doutoramentos à sua disposição. O ensino é de muita qualidade e pode, dessa forma, ser mais fácil para si conciliar trabalho e estudos.

9

Tenha foco e não desanime

Sempre que se sentir mais em baixo e desanimado, com vontade de desistir, mantenha o foco, pensando no objetivo que o move e concentre-se nele para conseguir levar o seu barco a bom porto!

10

Crie um grupo de trabalhadores-estudantes do seu curso

Esse grupo pode permitir que tirem dúvidas uns com os outros e que se ajudem mutuamente, o que lhe pode ser muito útil. Para além disso, será também uma forma de não se sentir só neste caminho e de encontrar apoio e dicas importantes.

11

Abrace o teletrabalho

Se tiver condições para trabalhar a partir de casa, e se essa for uma possibilidade real na empresa onde trabalha, opte pelo teletrabalho

O teletrabalho poderá ser um bom aliado para quem deseja conciliar trabalho e estudos, na medida em que lhe poupará tempo com idas e voltas diárias. Poderá dedicar esse tempo a alguma atenção extra aos estudos, ou simplesmente para descansar, o que pode ser fundamental alcançar um equilíbrio tão precioso.

12

Premeie-se a si mesmo

Sempre que completar as suas tarefas, faça algo por si e pelo seu bem estar físico e/ou mental. Vá jantar fora, compre uma peça de roupa, faça uma viagem… isso ajuda a descomprimir e a recarregar baterias.

13

Não negligencie o sono

Ter horas suficientes de sono todas as noites é fundamental para ter frescura mental durante o dia para se dedicar as duas atividades tão distintas e exigentes como estudar e trabalhar.

14

Não deixe de estar em contacto com o seu empregador

Uma boa forma de manter o seu empregador descansado com o seu desempenho numa altura tão exigente como a de conciliar estudos e trabalho é nunca deixar de comunicar com ele de forma regular. Deixar de o fazer poderá fazer nascer dúvidas quanto à sua capacidade de se manter firme quanto à sua produtividade.

Veja também