0s 8 piores alimentos para o estômago

Sofre com frequência de azia ou dores de barriga? Saiba quais os piores alimentos para o estômago e risque-os da sua dieta.

0s 8 piores alimentos para o estômago
Saiba quais os alimentos a evitar para uma melhor digestão

Há vários alimentos na dieta de muitos portugueses que irritam o estômago e causam uma sensação de mal-estar logo após a refeição. Deixamos-lhe aqui uma lista dos piores alimentos para o estômago, para que possa dizer adeus à azia e à sensação de barriga inchada.

Quais os piores alimentos para o estômago?


1. Alimentos ricos em hidratos de carbono

piores alimentos para o estômago

Os hidratos de carbono desempenham um papel fundamental no bom funcionamento do organismo, pelo que é importante incluí-los numa dieta equilibrada. Alguns alimentos, porém, contêm altos teores de hidratos de carbono, podendo perturbar o equilíbrio da nossa flora intestinal. Pão, massa, cereais e arroz branco são alguns dos alimentos com os quais deve ter cuidado.

2. Malaguetas

piores alimentos para o estômago

As malaguetas, ou piri-piri, são cada vez mais utilizadas na confecção dos mais variados pratos. Porém, podem irritar o esófago e dar origem a azia. Procure ervas aromáticas frescas como alternativa.

3. Alimentos fritos e ricos em gordura

piores alimentos para o estômago

Alimentos fritos e ricos em gordura tendem a sobrecarregar o estômago, provocando azia, pelo que é aconselhável que os evite no dia-a-dia. Procure alternativas saudáveis, por exemplo, batatas no forno ao invés de fritas.

4. Álcool

piores alimentos para o estômago

O álcool pode inflamar o estômago quando consumido em quantidades elevadas, provocando azia e, até, diarreia. Procure ingerir álcool com moderação (não mais do que duas bebidas por dia).

5. Carnes processadas

piores alimentos para o estômago

Ricas em calorias e gorduras saturadas, as carnes processadas, como as salsichas, o bacon e o presunto, são de difícil digestão, tendo sido até detectada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma associação entre o consumo de carne processada e o cancro do estômago. Fuja às carnes processadas e opte por alimentos frescos.

6. Chocolate

piores alimentos para o estômago

Um estudo realizado em 2005 indica que o chocolate pode ser problemático para quem tem síndrome do cólon irritável ou constipação intestinal. Muitas vezes, não é o chocolate por si só a provocar mal-estar mas também o leite e a cafeína que nele se encontram.

7. Lacticínios

piores alimentos para o estômago

O cálcio é um mineral vital para o ser humano, pelo que é essencial garantir a sua ingestão. Uma forma fácil de o fazer é através de produtos lácteos, como queijos e iogurtes. No entanto, para quem tem intolerância à lactose, estes alimentos dão origem a diarreia, gases e inchaço abdominal.

Bróculos, laranja e sardinha são algumas das alternativas saudáveis e amigas do estômago que contêm quantidades elevadas de cálcio.

8. Feijões e frutos secos

piores alimentos para o estômago

O consumo de feijões, assim como de diferentes leguminosas, e alguns frutos secos, como o caju e o pistachio, pode provocar gases e dores abdominais, pelo que, mais uma vez, moderação é a palavra-chave.

Veja também:

Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes