5 playlists para diferentes treinos que lhe vão dar mais energia

Algumas pessoas precisam de um empurrão para praticar exercício. A música pode ajudar, por isso, conheça algumas playlists para diferentes treinos.

5 playlists para diferentes treinos que lhe vão dar mais energia
Alie o útil ao agradável

Lembra-se daquela música que quando começa a tocar o seu pé não pára? Ou daquela que o faz levantar os braços, querer subir para cima das mesas e dançar até não aguentar mais? São mesmo essas músicas que o vão ajudar a ter mais motivação para treinar. Pelo menos para boa parte dos exercícios físicos. Junte o útil ao agradável e rentabilize as suas idas ao ginásio com a ajuda de playlists para diferentes treinos.

5 playlists para diferentes treinos que vão arrasar


O que hoje em dia não falta são aplicações e programas para ouvir música. Muitos deles, como o Spotify, têm playlists predefinidas para diferentes estados de espírito e propósitos. O separador “Workout”, por exemplo, engloba várias playlists, como a “HIIT Workout” ou a “Cardio”.

Se sabe bem que tipo de música lhe agrada, pode criar uma playlist ao seu gosto. Ou, com base num artista, álbum, música ou playlist, ouvir uma radio, que não é mais que uma escolha aleatória do programa de várias músicas com base na referência dada por si.

Mas se ainda assim não ficou satisfeito, veja as sugestões de playlists para diferentes treinos que temos para lhe dar.

1. Playlist para exercícios de HIIT

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Os treinos de intervalos de alta intensidade (HIIT) são muito exigentes. É por isso que vai precisar de muita motivação. E a música pode ter um papel importante nesse aspeto.

Quando escolhemos playlists para diferentes treinos, devemos lembrar-nos que no caso da pliometria – exercício físico baseado em movimentos rápidos e explosivos, em que os músculos se esticam e contraem repetidamente – o tipo de música mais ritmada vai ajudar a que, ainda que involuntariamente, acompanhemos o ritmo da música que estamos a ouvir. Por isso, devemos escolher músicas mais aceleradas para “absorvermos” essa energia.

A personal trainer Rebecca Gahan, de Chicago, aconselha a um ritmo mais acelerado em exercícios de bootcamp do que nos exercícios de força, pelo que também deve adaptar a escolha das playlists para estes dois diferentes estilos de treino.

Se gosta de música pop, deixamos-lhe sugestões desse estilo como:

  • “Look What You Made Me Do”, da Taylor Swift;
  • “Uptown Funk”, do Bruno Mars.

2. Playlist para exercícios de spinning

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As aulas de cycling são intensas. Quem já as fez sabe perfeitamente que é quase impossível sair de lá sem a roupa completamente transpirada. E para não desistir a meio daquela “subida” ou quando o professor da aula manda aumentar a intensidade da sua bicicleta, uma playlist adequada é fundamental.

Tal como com os exercícios de HIIT, a música para spinning quer-se animada. Se tem uma bicicleta em casa e faz cycling sozinho ou se tem confiança com o seu professor das aulas no ginásio para lhe sugerir as músicas que vão ouvir, pense na importância das playlists para diferentes treinos e tenha como referência as seguintes músicas:

  • “Booty Had Me Like”, dos rappers Round2crew;
  • “Power of Now” (crystal lake remix) do DJ Steve Aoki;
  • “Perfect Strangers” (club remix), de Jonas Blue.

3. Playlist para exercícios de yoga

yoga

A mudança não podia ser mais radical. Quando falamos de playlists para diferentes treinos estamos a pensar em tipos de exercício mesmo muito diferentes.

O yoga é visto por quem não o conhece bem como um tipo de exercício que serve, essencialmente, para nos fazer relaxar. Associamo-lo à meditação, o que não está errado. Mas o yoga é mais do que isso. Trabalha a parte espiritual, mas também tem um impacto físico muito importante. E até para os mais pequenos traz vários benefícios.

Alguns deles são o facto de nos ajudar a ter uma boa postura, equilibrar o sistema nervoso ou aumentar a flexibilidade. Tendo tudo isto em conta, já se adivinha que a playlist certa para a prática do yoga será completamente diferente do estilo sugerido para HIIT ou spinning.

As músicas mais indicadas têm como características o ritmo calmo e regular, assim como uma melodia bonita. Sugerimos-lhe:

  • “Indian Summer”, de Jai;
  • “Surprise Yourself”, de Jack Garratt;
  • “Brother”, de Gavin DeGraw”.

4. Playlist para corrida

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Aqui a escolha poderá variar de acordo com o ritmo a que queira correr, que não precisa de ser igual. Há quem goste de fazer sprints, há quem prefira correr devagar para conseguir manter sempre o ritmo, algumas pessoas tentam encontrar um meio termo e ainda há quem goste de variar de acordo com a energia que tenha ou o estado de espírito.

E mesmo sabendo que, neste caso, o estilo de música e o ritmo são mais livres e de acordo com o que cada um tenha em mente, sugerimos algumas músicas:

  • “Coming Home”, de Rita Ora;
  • “Good Day”, de Yellow Claw;
  • “Whip It”, de Lunck Money.

5. Playlist para fazer pilates

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Os exercícios de pilates ajudam-nos a tonificar e a fortalecer os músculos. O ritmo é mais moderado e é um tipo de exercício que requer concentração. Por isso, neste caso não procuramos músicas demasiado rápidas e intensas, porque serão distrativas.

As nossas sugestões baseiam-se nos seguintes artistas e estilos de música:

  • Leon Bridges;
  • Kaleo;
  • Lana del Rey;
  • Adele;
  • Ed Sheeran;
  • Ray LaMontagne;
  • Boa parte da música dos anos 90.

Se a música era a sua desculpa para começar a fazer exercício, já o ajudámos com essa questão. Agora já se pode deixar de desculpas e “meter mãos à obra”.

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