Por onde começar a organizar a casa

Precisa organizar a casa mas não sabe por começar? Só de olhar para toda a confusão desanima? Temos um plano para conseguir resultados!

Por onde começar a organizar a casa
Um plano simples mas infalível.

Para saber por onde começar a organizar a sua casa, vai precisar de elaborar um plano e, só depois, colocar as mãos na massa. Não será nada de muito elaborado, bastam alguns minutos para definir as suas prioridades e estabelecer a ordem a seguir. Naturalmente, este é um processo gradual pelo que deve organizar uma divisão de cada vez mas… por onde começar? Se o caos se instalou de tal forma que não sabe o que fazer, nós damos uma ajuda.
 

3 passos para uma casa arrumada

Antes de avançar para a nossa sugestão de plano, uma dica: se o espaço que pretende organizar está de tal modo caótico, comece por um armário ou uma gaveta de cada vez. Para ajudar, marque 15 minutos num temporizador, pegue num saco do lixo e comece a livrar-se da tralha, depois organize o que resta. Vá com calma, a sua casa não ficou cheia de coisas da noite para o dia, por isso, não vai ser em apenas algumas horas que vai conseguir organizar toda a casa!
 

1. Espaços de arrumação

Comece por aqui porque assim que começar a organizar a casa, seguindo a velha máxima “um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar”, vai precisar de espaços limpos e desimpedidos para arrumar tudo. De nada lhe serve começar a arrumar o quarto das crianças se, depois, não tem onde guardar as roupas que já não servem, os brinquedos antigos ou os sapatos da estação anterior. Para começar, siga esta ordem:
  • Armários e gavetas de tralha
  • Despensa
  • Cave
  • Sotão
  • Lavandaria
  • Garagem
 

2. Espaços comuns

Agora que já tem telas limpas para arrumar todas as coisas que vale a pena guardar, pode passar para o passo seguinte: os espaços comuns. Aqui também há uma ordem a seguir que lhe vai simplificar o processo e o dia a dia. Será que vai adivinhar qual é a divisão a priorizar ao organizar a casa? A cozinha, naturalmente. Depois, os quartos de banho, a sala de estar, a sala de jantar e o hall de entrada.
 

3. Espaços pessoais

Agora sim, pode passar para os quartos de dormir, de brincadeiras e escritório. Deixamos estes para o fim por duas razões: a desarrumação destes espaços não interfere com toda a família e é aqui que vai perder mais tempo. Pode ser necessário experimentar roupa, analisar documentação ou livrar-se de objetos a que está mais apegado. A ordem é a mesma que nos anteriores, comece primeiro pelos armários e gavetas, só depois passe às áreas visíveis, como prateleiras, por exemplo.
 
Veja também: