8 sintomas que estão na cara

Às vezes nem precisamos de dizer que não nos sentimos bem por algum motivo, pois há sintomas que estão na nossa cara. Fique a saber quais.

8 sintomas que estão na cara
A sua cara não diz tudo, mas diz muita coisa

Toda a gente, a determinada altura da vida, já ouviu perguntas como “Estás bem? É que estás com uma cara…”. Tudo porque há sintomas que estão espelhados na nossa cara, para além de outras zonas do corpo. Diz-se que os olhos são o espelho da alma, mas não é apenas nos olhos que estes sinais se escondem. Descubra que problemas de saúde o nosso corpo nos pode revelar através da face.

Conheça 8 sintomas que estão na cara

1. Pele seca e escamada

Não é novidade para ninguém que beber bastante água diariamente é fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo. Este é um dos sintomas que estão na cara que podem indicar alguns problemas, como desidratação ou diabetes.

2. Excesso de pelos faciais

Há pessoas que são naturalmente peludas, mas quando se verifica um aumento fora do normal, no caso das mulheres, especialmente nas zonas maxilares, queixo e acima do lábio, pode significar que tem ovários policísticos.

O excesso de pelos, não necessariamente na cara, também pode ter outras razões médicas, como:

  • Desequilíbrio hormonal;
  • Menopausa;
  • Problemas com as glândulas suprarrenais;
  • Aumento de peso;
  • Folículos capilares sensíveis;
  • Gravidez;
  • Reação a determinada medicação;
  • Problemas na tiroide.

3. Manchas amarelas nas pálpebras

Estes sintomas podem significar que uma situação pouco preocupante, quer algo mais sério. Neste caso, pode ser mais sério. Estas manchas são lesões provocadas pelo colesterol e quem as tem corre um risco maior de ter doenças cardíacas.

4. Papos nos olhos

olhos eyes

Tem andado com um olhar cansado e com um ligeiro inchaço debaixo dos olhos? Pode ser sinal de alergia crónica. Esta faz com que os vasos sanguíneos dilatem, o que provoca este aspeto.

5. Assimetria facial

Ninguém tem um pé exatamente igual ao outro, nem um braço, nem uma orelha. Mas, normalmente, há uma simetria entre os dois lados do nosso corpo. Se reparar que a sua cara está mais assimétrica do que o normal, preocupe-se. Este é mais um dos sintomas que a nossa cara nos mostra e que podem ser graves. Pode ser o sinal de que está a ter um Acidente Vascular Cerebral, comummente conhecido como AVC. Se também sentir um lado da cara entorpecido e não conseguir sorrir completamente, não ignore os sintomas e ligue para o 112.

6. Cor da tez

A palidez pode significar que está com anemia. Um tom de pele amarelado pode indicar que tem alguma doença no fígado e os lábios azuis, assim como a zona da unha junto à pele, podem ser sinal de que tem algum problema no coração ou pulmões.

7. Erupções e manchas

pele irritada borbulha

A pele é um órgão muito sensível e alguns problemas digestivos podem refletir-se através dela. Altos avermelhados podem indicar que tem doença celíaca, que é a intolerância ao glúten. Irritações em forma de borboleta nas bochechas ou na cana do nariz podem aparecer se tiver lúpus. Também as alergias se podem revelar através de irritações na pele.

8. Queixo retraído

Se, para além do queixo recuado, também ressonar alto, tiver dores de cabeça quando acorda ou se sentir muito cansado ao longo do dia, considere fazer um teste para descobrir se tem apneia do sono.

Prevenir é o melhor remédio

Como pode constatar, há vários problemas de saúde que podem ser detetados através da sua cara, mas que, na verdade, nos dão indicação de coisas que não estão bem noutras zonas do nosso corpo. Perca algum tempo a observar os sinais que a sua cara – e também o seu corpo – lhe dá. Por vezes, basta alguma prevenção para evitar problemas maiores. Seja inteligente e escute o seu corpo.

Veja também: