Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
27 Mar, 2019 - 01:11
11 sintomas de anemia que deve conhecer

11 sintomas de anemia que deve conhecer

Catarina Milheiro

Os sintomas de anemia podem ser vários. É importante que saiba identificá-los, para que consiga prevenir uma situação mais complicada futuramente.

O artigo continua após o anúncio

Os sintomas de anemia podem, muitas vezes, ser ignorados pela maioria das pessoas.

É essencial que saiba em que consiste realmente a anemia e quais são os sintomas associados, para que consiga prevenir uma situação aguda desta condição de saúde.

O que é a anemia?

Resultado de imagem para site e-konomista.pt anemia

A anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do que é normal, levando assim à diminuição da capacidade de transporte de oxigénio.

Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, que transporta o oxigénio a partir dos pulmões para todo o nosso corpo. O que acontece na presença de uma anemia, é o facto de os glóbulos vermelhos deixarem de ser capazes de fazer a distribuição do oxigénio para o organismo, de forma eficaz.

Por esta razão, são causados diversos sintomas na pessoa.

A maioria dos casos de pessoas com anemia deve-se à falta de ferro e é por isso muito importante que cada um de nós compreenda que este nutriente tem um papel fundamental no nosso organismo. Ou seja, ele deve ser absorvido na alimentação para depois ser utilizado na produção da hemoglobina dos glóbulos vermelhos, permitindo assim o transporte de oxigénio.

Causas da anemia

  • Falta de ferro (é a mais comum);
  • Hereditariedade;
  • Excesso de atividade física;
  • Doenças intestinais;
  • Doenças crónicas;
  • Outros fatores (como a gravidez ou até mesmo a menstruação).

Os 11 principais sintomas de anemia

Os sintomas de anemia podem passar completamente despercebidos numa fase inicial, por isso é essencial que saiba identificá-los. Muitas vezes, a anemia é confundida com fadiga.

Esteja atento ao seu corpo e à sua saúde. Por vezes o nosso corpo manifesta-se de formas muito variadas e é de extrema importância dar a devida atenção a cada um dos sinais.

O artigo continua após o anúncio

Para que não restem dúvidas, fizemos uma lista dos principais sintomas de anemia. Tome nota.

  1. Falta de apetite;
  2. Irritabilidade;
  3. Falta de força no corpo;
  4. Tonturas;
  5. Depressão;
  6. Alterações no sono;
  7. Palidez;
  8. Ritmo cardíaco acelerado;
  9. Desmaios;
  10. Tensão arterial baixa;
  11. Unhas quebradiças.

Num período inicial o mais provável é que a pessoa se comece a sentir muito cansada e com falta de apetite. O que acontece normalmente nesta fase, é que a maioria das pessoas tende a relacionar esses sintomas com o cansaço no trabalho e/ou o stress.

Contudo, se não for devidamente tratada, a anemia irá evoluir para um estado mais avançado e os sintomas, por consequência, irão acentuar-se.

Se sentir que pode estar na presença de uma anemia, deve consultar o seu médico para realizar análises ao sangue. Só assim se consegue comprovar se se trata de uma anemia ou não.

O que fazer para combater a anemia

9 alimentos ricos em ferro: mais saúde no garfo

Depois de reconhecer os principais sintomas de anemia, deve dirigir-se ao médico para que possa confirmar o diagnóstico.

Provavelmente irão ser prescritas algumas análises ao sangue para que se possa efetivamente assegurar que se trata de uma anemia, e não de outra doença qualquer.

Quando confirmada a anemia, deve estar preparado para a combater da melhor forma possível. Por esse motivo, existem alguns comportamentos e atitudes que terá de modificar.

Uma boa forma para combater a anemia é a ingestão de alimentos ricos em ferro. Quando a anemia é causada pela insuficiência deste nutriente, é essencial que faça uma alimentação rica em ferro. Esta é uma das formas mais fáceis para combater a anemia. Porém, nos casos em que se encontra num estado mais avançado, existem outras formas de tratá-la.

O artigo continua após o anúncio

A toma de suplementos de ferro é também muito comum em pessoas com anemia. Embora estes suplementos não tenham um sabor agradável, concentre-se no facto de que está a cuidar da sua saúde. Uma boa forma para não ficar com um sabor desagradável na boca, será a toma de um sumo de frutas de imediato ou então a ingestão de chocolate, por exemplo.

É fundamental que mantenha uma dieta equilibrada para que possa combater uma anemia. Em muitos casos, o facto de a pessoa fazer uma dieta saudável e equilibrada, pode mesmo reverter todo o processo que causou a anemia.

Outra medida que pode adotar, é restringir a ingestão de leite diária. É recomendável que beba apenas entre os 300ml a 500ml por dia, uma vez que o leite dificulta a absorção de ferro. Se é daquelas pessoas que adora beber leite ao longo do dia, tente alternar entre chás e sumos naturais. Estes podem ser uma excelente alternativa.

Para além disto, deve aumentar o consumo de frutas ricas em vitamina C. Esta vitamina não só facilita a absorção de ferro no organismo, como também ajuda no tratamento e prevenção da anemia.

A ingestão de verduras é também uma medida muito importante para combater a anemia. Ao fazer uma alimentação rica em brócolos, espinafres ou abóbora, está automaticamente a aumentar os níveis de ferro no sangue. Claro está que deve sempre acompanhar este tipo de vegetais com carnes vermelhas ou peixe, para que possa potenciar ainda mais a ingestão de ferro e combater assim a anemia.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp