AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

12 dicas para ter sucesso profissional

Alcançar sucesso profissional leva tempo e requer trabalho. Mas ajuda se tiver objetivos bem definidos para a sua carreira. Veja aqui algumas dicas que o podem ajudar.

12 dicas para ter sucesso profissional
O seu sucesso profissional depende muito da forma como encara a sua carreira.

Preparado para uma nova aventura profissional?Saber mais
Esqueça as “receitas” ou “fórmulas mágicas” para obter sucesso profissional. Se é isso que procura, este não é o texto para si. Mas se procura saber como pode traçar o seu plano de ação, continue a ler.
 
A verdade é que encontrar o seu sucesso profissional depende de si e daquilo que pretende da sua carreira. Soa-lhe a cliché?! Pois, provavelmente é! Mas se quer ser bem-sucedido deve começar a criar a sua própria “receita”.
 
Deixamos-lhe aqui algumas sugestões que o podem ajudar a desenhar o seu caminho para o sucesso.
 

Sucesso profissional: trace a sua rota

Já diz o ditado: “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”. Se quer ter sucesso profissional comece já a trabalhar. Veja o que está a fazer de errado comece a adaptar comportamentos e/ou estratégias que o podem ajudar a conseguir o tão desejado sucesso.
 
No fundo, falamos de dicas simples que podem fazer toda a diferença.
 

1. Conheça e defina as competências em que se destaca

Saber quais são os seus pontos fortes é o primeiro passo. Liste todas as competências profissionais em que se destaca e ponha-as em prática. Isto vai também ajudá-lo a perceber o que gosta realmente de fazer a assim traçar metas.
 

2. Goste do que faz

O sucesso profissional está diretamente ligado à motivação dos profissionais. Quem gosta do seu trabalho tem índices de motivação e, consequentemente, produtividade mais elevados.
 

3. Defina objetivos em termos profissionais

Tendo bem definidos os dois primeiros pontos é fácil estabelecer os seus objetivos profissionais. Sabendo o que quer da sua carreira, só tem que seguir o plano e mostrar todo o seu potencial. Mas calma, não espere ter resultados imediatos. Os “frutos” só vai colhê-los mais tarde.
 

4. Arrisque!

Regra básica do sucesso profissional: saia da sua zona de conforto! Certamente vai ter dúvidas a determinada altura, mas é importante que deixe a sua zona de segurança e procure alcançar mais.
 

5. Não descure o networking

Já aqui falamos da importância do networking para o sucesso profissional e a conclusão é, inevitavelmente, uma boa estratégia de networking pode ser um elemento chave para o sucesso, já que numa boa rede de contactos pode estar uma oportunidade de emprego ou de negócio.
 

6. Defina uma boa estratégia de marketing pessoal

Ser bem-sucedido implica ter um percurso exemplar, ser o melhor! Independentemente de onde esteja, do que faça ou de onde queira chegar, é fundamental que dê sempre o seu melhor. Só assim pode projetar uma boa imagem de si enquanto profissional. É aqui que entra o marketing pessoal. Quanto melhor for em termos profissionais, mais fácil será promover-se junto dos seus pares.
 

7. Acima de tudo, aprenda com os seus erros

Os erros devem funcionar como um mecanismo de aprendizagem, que lhe permita evoluir. Não se deixe desmotivar pelos seus erros, pelo contrário, use-os para melhorar enquanto profissional e evitar que se repitam no futuro.


8. Saiba que ninguém é insubstituível

Não se iluda! Da mesma forma que o seu lugar pode ser ocupado por outra pessoa, você também pode preencher o lugar de outro. Não fique ‘preso’ ao seu actual cargo. Se surgir um convite, pondere bem antes de decidir. Não recuse convicto de que é único e que ninguém pode desempenhar as suas funções.


9. Faça acontecer

Não fique parado à espera que as oportunidades lhe caiam em cima do colo. É esforçado e competente? Sabe disso. E os outros? Prove-lhes que é capaz. Tome a iniciativa. Apresente ideias, projectos, soluções, sempre devidamente sustentados. Sabe que vai haver uma vaga ou uma promoção, chegue-se à frente. Apresente o seu nome como potencial candidato. Mostre que está ‘vivo’.


10. Pense fora da caixa

Um dos segredos mais importantes para ter sucesso profissional. As empresas procuram colaboradores autónomos e independentes. Querem profissionais que tragam ideias inovadoras, sem pôr em causa a identidade institucional. O tão conhecido ‘desenrascanço’ português é muitas vezes tido em consideração na hora de contratar.


11. Factor x

Transforme os seus pontos fortes numa vantagem. Avalie as suas competências profissionais e descubra aquela que o distingue. Criatividade, capacidade de liderança, espírito crítico, resiliência… Seja qual for o seu factor x, é nele que deve apostar para sobressair. Invista no marketing pessoal: promova-se!


12. Inteligência emocional

Compreender as nossas emoções e as dos outros, bem como fazer uma correcta gestão das mesmas é um dos grandes segredos para ter sucesso profissional. Ao demonstrar ser capaz de conciliar a emoção e a razão, transmite a ideia de um profissional equilibrado e bem preparado para lidar com situações e pessoas. 


O caminho para o sucesso começa agora!

Alcançar sucesso profissional depende de si. Muito haveria a dizer sobre o assunto e para acrescentar a estas sete dicas. Mas, independentemente do que pretenda fazer, se quer ser bem-sucedido, não espere por um emprego melhor ou por uma altura mais conveniente. Trace os seus objetivos e o caminho que quer seguir. E, claro, seja persistente. Se não é este o emprego ideal para ter uma carreira de sucesso, procure alternativas. Ter sucesso profissional, passa muito por saber ser perseverante. Afinal de contas, todos os homens e mulheres que alcançaram o sucesso em termos profissionais, não o conseguiram a desistir.
  Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: