Famílias em incumprimento

No total, são perto de 600 mil famílias que estão em incumprimento, dados estes referentes ao final do primeiro trimestre de 2011.

Famílias em incumprimento
Incumprimento de crédito entre as famílias não pára de aumentar

Note-se que até ao final do primeiro trimestre de 2011, eram perto de 600 mil famílias, no total, que estavam em incumprimento no que toca ao crédito bancário.

 

Se olharmos apenas para o primeiro trimestre, foram mais de 27 mil novas famílias que entraram em incumprimento e deixaram de conseguir pagar os seus créditos, especialmente, o crédito habitação e o crédito ao consumo.

 

Agora sim, os portugueses estão a sentir os efeitos da crise, apesar destas consequências já serem esperadas por economistas.

 

Esta crise económica e financeira, vem acompanhada de dois acontecimentos que pesam ainda mais no orçamento das famílias: o desemprego sempre a crescer e o aumento das taxas de juro, quer os spreads, quer as taxas Euribor.

 

Apesar das dificuldades, o crédito habitação é o último encargo que as pessoas deixam de pagar, já que a nossa casa é a nossa principal preocupação; mas mesmo assim mais de 8 mil pessoas entraram em incumprimento no último trimestre, totalizando as 135.640 famílias em dívida.

 

O crédito pessoal é um dos primeiros a ser deixado para trás em situações de incapacidade para suportar as despesas e no último trimestre mais de 19.000 famílias deixaram de cumprir os seus compromissos.

 

Veja também: