Nuno Margarido
Nuno Margarido
02 Ago, 2016 - 10:05

Funcionários públicos vão ser aumentados em 55 euros

Nuno Margarido

Os funcionários públicos vão ser aumentados em 55 ainda no corrente ano de 2016.

Funcionários públicos vão ser aumentados em 55 euros

Tal como prometido pelo Governo de António Costa, a reposição dos cortes aplicados à Função Pública e a redução da sobretaxa de IRS irão permitir que os funcionários públicos recebam, em média, mais 55 euros brutos por mês. Uma conclusão retirada de um estudo de Eugénio Rosa, Licenciado em Economia e doutorado pelo ISEG, com base em dados da Direção-Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP).

Cerca de 260 mil funcionários não usufruem do aumento

No estudo realizado, o economista afirma que a reposição dos cortes aplicados irá determinar um aumento dos rendimentos líquidos dos trabalhadores da Função Pública em cerca de 383 milhões de euros. Um valor que resultaria num aumento médio de 41 euros por trabalhador caso a repartição fosse realizada de forma equitativa por todos os funcionários públicos – 662 190 funcionários, segundo o estudo. Segundo o economista, cerca de 260 mil trabalhadores (39% do total) “praticamente não têm qualquer reposição” devido à categoria profissional em que se inserem e ao rendimento mensal que auferiam aquando dos cortes realizados.

 No que diz respeito à redução da sobretaxa de IRS, 14 euros brutos é quanto os trabalhadores do Estado irão receber a mais nos meses do ano 2016. No privado, a história é diferente uma vez que, em média, cada trabalhador passará a ganhar mais cinco euros de salário líquido.


Veja também: