Maria Graça
Maria Graça
14 Jul, 2023 - 11:13

Águeda: os encantos coloridos de uma cidade cheia de história

Maria Graça

Águeda é um ótimo lugar para relaxar e desfrutar de uma zona do país repleta de atrativos. Um passeio a não perder.

Rua de Águeda decorada com guarda chuvas

Bem no coração de Portugal, Águeda é uma cidade no distrito de Aveiro, que atrai os seus visitantes pelo seu charme e as suas ruas de cores vibrantes.

Longe das movimentadas rotas turísticas, esta jóia desconhecida de muitos possui um encanto único que cativa visitantes de perto e de longe.

Conhecida pela seus guarda-chuvas coloridos que cobrem as ruas da cidade durante os meses de verão, a cidade tem muito mais a oferecer: ótima gastronomia, festivais culturais e religiosos, arte urbana, além da sua arquitetura que conta um pouco da sua história aos turistas e moradores.

Águeda oferece uma experiência inesquecível que deixará uma impressão duradoura em qualquer visitante. Venha descobrir mais!

A não perder em Águeda

Localizada no distrito de Aveiro, em Portugal, Águeda fica a cerca de uma hora de carro da cidade do Porto. Há também ligações ferroviárias e de autocarro a partir do Porto e de outras cidades principais do país.

A melhor altura para visitar a cidade é durante os meses de verão, quando o tempo está quente e ensolarado. No entanto, é também um destino popular durante a primavera e o outono, quando o tempo é mais ameno.

A cidade, coberta de ruas de paralelepípedos, fascina pelo seu carácter distinto. Os edifícios, adornados com azulejos tradicionais portugueses, revelam sua a herança e património.

O Museu de Águeda está alojado num belo edifício antigo no centro da cidade. Possui uma coleção de artefactos e exposições que contam a história da história e cultura de Águeda.

Já o Museu do Papel de Águeda, localizado na cidade de Valongo, a uma curta distância de Águeda, merece também a sua visita. Conta a história da indústria do papel em Portugal e possui uma coleção de máquinas e artefactos de fabricação de papel.

Umbrella Sky Project

Presente em Águeda do dia 1 de julho até 30 de setembro, desde 2012, o Umbrella Sky Project é um projeto criado pela agência Sexta Feira que tem como objetivo colorir e trazer a alegria até à cidade.

Uma verdadeira festa para os olhos, ao caminhar pela Rua Luís de Camões, será recebido por um céu cheio de guarda-chuvas vibrantes e flutuantes. Esta instalação artística cria um colorido painel sobre a cabeça, proporcionando um cenário fantástico para fotografias memoráveis.

Para além dos bonitos guarda-chuvas suspensos nas ruas do centro histórico, os bancos, os postes e as fachadas da cidade estão cobertos por belas obras de arte urbana.

Pateira de Fermentelos
Veja também Pateira de Fermentelos: paraíso escondido em Águeda

Outras atrações da cidade

Para além do projeto Umbrella Sky Project, a cidade acolhe todos os anos, entre o primeiro sábado e o último domingo de Julho, o Festival AgitÁgueda.

Poderá assistir gratuitamente a concertos das maiores estrelas musicais portuguesas às sextas, sábados e domingos, comer num dos vários restaurantes ou tascas de rua, admirar artistas de rua e explorar as novas obras de arte urbana.

Os amantes de desportos aquáticos não devem deixar de visitar o Parque Aquático de Águeda. Este complexo aquático é um ótimo lugar para se refrescar num dia quente de verão, depois de explorar a região.

Possui uma variedade de tobogãs aquáticos, piscinas e outras atrações que vão agradar miúdos e graúdos.

O mercado da cidade é realizado todos os sábados de manhã no centro, e é um ótimo lugar para encontrar produtos frescos, souvenirs e outros produtos locais.

Gastronomia da região

O prato típico da região de Águeda é o leitão assado servido com rodelas de laranja. No entanto, uma visita à cidade não fica completa sem experimentar o cabrito e coelho assados.

Em Águeda, poderá deliciar-se também com a lampatana, uma espécie de guisado cozido lentamente numa panela de barro especial, normalmente com carne de carneiro ou cabra, ou com o tradicional bacalhau.

No que toca os doces, delícias não faltam para experimentar e sentir o verdadeiro sabor da doçaria portuguesa. Ao passear pela cidade vai encontrar pastelarias com doces únicos, entre eles, o famoso pastel de Águeda, os ovos moles de Aveiro e a broa de milho.

Como viu, motivos não faltam para visitar Águeda! Numa próxima escapadinha, regale a vista com as cores e vibração desta cidade com tanto para oferecer.

Veja também

Artigos Relacionados