A doença de Alzheimer consiste num tipo de demência que leva a uma progressiva deterioração das funções cognitivas do paciente. Infelizmente, não existe cura para este problema. É possível tentar controlar o seu desenvolvimento através do recurso a medicação e terapia. Mas mais vale prevenir do que remediar e, entre outras coisas, há alimentos para prevenir Alzheimer.
Alimentos para prevenir Alzheimer
Memória, atenção, pensamento, expressão verbal e concentração são algumas das capacidades que vão sendo progressivamente afetadas na doença de Alzheimer.
Existe algumas formas de prevenir a doença: hábitos de exercício, atividades que estimulem o cérebro…e alimentação! Vamos conhecer alimentos para prevenir Alzheimer.
Dieta mediterrânica
A dieta mediterrânica (a que, por norma, os portugueses seguem) é uma boa abordagem face à prevenção da doença de Alzheimer. Foram realizados alguns estudos que comprovam a possibilidade de diminuir em 53% o aparecimento da doença nas pessoas que sigam esta dieta à risca.
Grupos de alimentos saudáveis para o cérebro
Existem dez grupos de alimentos para prevenir Alzheimer:
- Vegetais de folha verde;
- Outros vegetais;
- Frutos secos;
- Feijões;
- Frutos vermelhos;
- Cereais;
- Peixe;
- Frango;
- Azeite;
- Vinho.
Aposte no consumo diário destes grupos de alimentos para prevenir o aparecimento desta forma de demência.
Proteínas
As proteínas são um alimento muito importante na prevenção de doenças neurológicas. Consuma carnes brancas duas vezes por semana e peixe pelo menos uma vez por semana. Porque não apostar num chili de peru, combinando os benefícios do feijão com as carnes brancas? Ricas em proteínas e baixas em gorduras, estes alimentos são um verdadeiro manjar para o seu cérebro.
Vegetais
Salada, vegetais assados ou cozidos… A escolha é sua desde que insira estes alimentos na sua dieta diariamente! Destaque para os espinafres e espargos, especialmente benéficos para a saúde mental.
Frutos secos e frutos vermelhos
Aqui estão excelentes alimentos para prevenir Alzheimer e que podem constituir uma ótima alternativa de snack para comer entre refeições. Além de serem muito saborosos, os frutos secos e os frutos vermelhos contribuem para manter o cérebro em altos níveis de funcionamento.
Vinho
Vinho? É mesmo assim? Exatamente, leu bem. Foi cientificamente provado que o vinho melhor a saúde do cérebro e ajuda a prevenir o aparecimento da doença de Alzheimer. Claro está que as doses devem ser regradas. Não ultrapasse um copo de vinho por dia no caso de ser mulher e dois copos no caso de ser homem.
Azeite
O azeite deverá ser a sua gordura de eleição. Além de dar um sabor especial aos alimentos, já foi provado que melhora o funcionamento do cérebro.
Veja também:
- 11 alimentos para o cérebro que deve incluir na sua dieta
- 10 exercícios para a memória mais robusta
- 6 snacks de secretária saudáveis
- As 12 melhores dicas de alimentação de sempre