Publicidade:

Acne: é verdade que a alimentação tem influência?

Acne e alimentação: uma relação estreita e que deve conhecer melhor. Saiba o que comer e o que evitar para dizer adeus às temidas lesões na pele.

Acne: é verdade que a alimentação tem influência?
A saúde da pele está, também, na ponta do garfo

A acne é um dos problemas de pele mais comuns na população, afetando quase todos os adolescentes e surgindo também com muita frequência na idade adulta. Vários são os fatores que predispõem, mas há uma relação que é preciso conhecer: acne e alimentação. Sim, o que come é fundamental para prevenir o agravamento das lesões.

Acne e alimentação: a relação que precisa de conhecer


Como se manifesta a acne?

A acne manifesta-se principalmente no rosto, causando impacto estético. Não é grave, na generalidade, mas causa incómodo visual que pode influenciar psicologicamente os mais jovens ao nível da autoestima.

Hoje em dia, existem vários tratamentos e estratégias para tratar e atenuar as manifestações acneicas, que são fruto de uma doença de pele inflamatória resultante, principalmente, de alterações hormonais que aumentam a produção de gordura, irritando e inflamando o folículo piloso com acumulação de bactérias locais.

A acne aparece não só no rosto, mas também no pescoço, nos ombros e nas costas, sob a forma de pontos negros, espinhas, borbulhas inflamadas, pápulas dolorosas e com pus.

A razão é simples de explicar: ela é fruto da infeção do folículo piloso. As lesões podem ser mais severas, levando a cicatrizes inestéticas e permanentes, por isso mesmo, é preciso conhecer medidas de prevenção que podem estar ao seu alcance – mais precisamente no seu prato.

acne

Quais são as causas da acne?

Conheça as principais causas da acne.

Os fenómenos inflamatórios: as inflamações que ocorrem na pele devem-se ao aumento de produção de sebo ou gordura e consequente obstrução do folículo e colonização bacteriana.

Alterações das hormonas sexuais: estas alterações, que ocorrem na puberdade e adolescência, na gravidez e também durante o ciclo menstrual – tanto na mulher adulta como na rapariga adolescente, sendo comum entre dois a sete dias antes do período menstrual – podem provocar acne devido ao aumento de produção de gordura e hidratação do folículo piloso.

Ingestão alimentar: os alimentos ricos em hidratos de carbono, os açúcares e as gorduras podem não estar na origem do desenvolvimento da acne, mas pioram bastante o quadro das lesões. O leite e derivados, o chocolate e todos os alimentos ricos em açúcar aumentam a produção de sebo (gordura) que, por sua vez, aumentam a produção de androgénios.

Medicação: alguns medicamentos, como anticoncecionais orais, corticoides e hormonas podem originar acne.

Stress: não estando na origem do problema, pode agravar a acne nas pessoas com predisposição para desenvolver este processo inflamatório na pele.

História familiar: as características genéticas herdadas também definem uma maior ou menor predisposição para desenvolver acne.

Contacto: a aplicação de substâncias gordurosas na pele, como alguns cosméticos, contacto com o telemóvel, acessórios de trabalho como máscaras, capacetes, elásticos de suporte, etc., tudo isso pode agravar a acne.

Como atenuar as manifestações de acne através da dieta alimentar


acne e alimentacao

Para controlar a acne, devemos ingerir alimentos com a mais baixa carga glicémica possível e também baixo teor em gordura. Os níveis altos de glicose no sangue favorecem a resposta inflamatória do organismo, agravando as lesões. A ingestão de gordura potencia ainda mais a produção oleosa na pele, exacerbando o problema.

Veja aqui o que comer para prevenir a acne.

Prefira cereais integrais: os hidratos de carbono integrais são muito mais saudáveis do que os hidratos de carbono simples e processados, como biscoitos, bolos, bolachas. Opte pelo pão escuro e prefira arroz, massas e farinhas nas versões integrais.

Ingira vegetais verdes: brócolos, espinafres, couve-flor são ricos em antioxidantes e, portanto, grandes amigos da pele.

Diga sim às leguminosas: o feijão, o grão e as lentilhas são ricos em zinco, um mineral que atua no combate à acne.

Aposte em fruta e sumos ricos em vitaminas C e E: a laranja, os morangos, o limão e o abacate contribuem para a cicatrização local das lesões.

Evite leite e derivados: principalmente os que não forem magros ou light.

Comece a tratar da pele tendo a prevenção como prioridade e, assim, vai evitar marcas na tez e o desconforto provocado pelas inflamações da acne. Este processo tem início nas escolhas que leva ao prato. Selecione o que come de forma inteligente e diga adeus ao problema da acne.

Veja também:

Ana Luisa Santo Ana Luisa Santo

Enfermeira especializada em acupuntura e medicina tradicional chinesa. É uma apaixonada pela saúde natural e terapias alternativas, explorando ativamente formas seguras de cuidar a saúde e o bem-estar. Trabalhou no Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital Geral Santo António, Porto. Atualmente trabalha na consulta de acupuntura do Hospital da Lapa. Docente no Instituto Jean Piaget. Enfermeira voluntária na AMI.