Publicidade:

Azia na gravidez: como evitar e tratar

A azia na gravidez é muito comum. Existem várias técnicas que pode usar para a eliminar ou, pelo menos, para a diminuir substancialmente.

Azia na gravidez: como evitar e tratar
Veja aqui todas as dicas para diminuir a azia durante a gravidez

É de notar que a azia na gravidez é muito comum, mesmo em mulheres que nunca sofreram de azia até então. É principalmente causada por mudanças hormonais e corporais na mulher.

O espaço que o útero ocupa é cada vez maior e o estômago e o intestino ficam pressionados, logo, a digestão vai ficando cada vez mais lenta e difícil. Como se formam gases e como o estômago está pressionado, a comida tem tendência a voltar para o esófago, criando a sensação de ardor.

As mudanças hormonais, principalmente o aumento da progesterona, causa o relaxamento da válvula que separa o estômago do esófago. Logo, há a possibilidade de os ácidos do estômago subirem de novo para o esófago, criando a sensação de ardor e de mal-estar.

O que fazer para diminuir a azia na gravidez? 


Hábitos alimentares

1. Eliminar alimentos pesados como, por exemplo, com muitos condimentos, muito ácidos, etc., principalmente à noite antes de dormir.

2. Evitar também chocolate, citrinos, tomate, vinagre e bebidas alcoólicas e gaseificadas que não facilitam a digestão.

3. Deve fazer várias refeições pequenas e mais frequentes ao longo do dia, para assim não sobrecarregar o estômago com muitos alimentos ao mesmo tempo.

4. Deve sempre comer muito devagar, mastigando bem os alimentos. Pode, por exemplo, ir pousando os talheres ao longo da refeição.

5. Não beba muitos líquidos durante as refeições para que o volume estomacal não seja muito elevado.

azia na gravidez

Outras medidas 

1. Procure elevar a cabeceira da cama usando almofadas e travesseiros. Dormir numa posição com a cabeça mais levantada ajuda a manter os ácidos no estômago.

2. Procure utilizar roupas largas e confortáveis que não apertem a zona da cintura e do estômago.

3. Tente manter-se afastada de fatores possíveis de lhe causar stress.

Durante as crises de azia 

1. Pode experimentar comer um iogurte natural. Este ajuda a reduzir a sensação de ardor no estômago. Pode comer algumas colheres de iogurte a seguir à refeição ou sempre que sinta desconforto.

2. Se não gostar de iogurtes, pode experimentar os gelados feitos à base iogurte.

3. Um fruto como a papaia é excelente na azia, pois contém enzimas que acalmam o estômago, melhorando a digestão. É uma opção a experimentar.

4. Se as crises de azia forem muito frequentes, e mesmo aplicando estas medidas sugeridas para controlar o problema, não se sentir bem, deve consultar um médico. O médico poderá aconselhar o uso de uma medicação que seja eficiente no controlo e alívio dos sintomas da azia. Existem várias opções no mercado.

Veja também:

Raquel Pacheco Neves Raquel Pacheco Neves

Farmacêutica, Raquel Pacheco Neves é especialista na prevenção e no tratamento das mais variadas patologias, no que à farmacologia diz respeito. Com uma paixão especial pela puericultura, a promoção da saúde tem sido, desde sempre, o seu principal objectivo profissional.
O seu mais recente projeto é o portal Bébéu.