Publicidade:

Descubra se deve escrever bege ou beje

Deve escrever bege ou beje? Sabe a resposta? Se tem dúvidas relativamente a este tema, confira a informação que lhe deixamos de seguida.

Descubra se deve escrever bege ou beje
Tire as suas dúvidas!

Algumas das dúvidas daqueles que usam o Português prendem-se com a forma como certas palavras se escrevem. De facto, algumas pessoas conhecem bem a palavra, sabem dizê-la corretamente e utilizá-la no contexto certo, mas, no entanto, não sabem como escrever esse vocábulo de forma correta. É o caso da dúvida em se deve escrever bege ou beje. Também possui esta dúvida? Pois bem, então leia até ao final, pois temos a certeza de que ficará finalmente esclarecido.

Dúvida no uso de bege ou beje: fique esclarecido


É do conhecimento geral que existem muitas palavras que pertencem ao léxico da língua portuguesa e que poderão provocar alguma confusão na mente dos seus utilizadores. Na verdade, todas as línguas estão em constante mudança e algumas são particularmente complexas, como é o caso do Português, que, como sabemos, possui uma gramática extensa e exigente. Por esse motivo, é natural que algumas dúvidas persistam.

Assério ou a sério? Aprenda a distinguir

Beje

Esta forma simplesmente não está correta na língua portuguesa. Assim, se escrever desta forma, estará a dar um erro ortográfico e não é o que pretende. É, de facto, importante que use a língua portuguesa de forma correta, pois a boa utilização de uma língua é também um fator de status, é parte integrante da imagem que passa aos outros.

Bege

Esta sim, é a forma correta de escrita desta palavra! Só deverá, portanto, escrever desta maneira, pois nenhuma outra é aceitável na língua portuguesa.

De acordo com o dicionário Priberam, como adjetivo uniforme (só tem uma forma para o feminino e masculino), significa “de cor amarelada, semelhante à lã no estado natural”.

Exemplos:

O meu casaco é bege.
Comprei uma casa com paredes bege.
Tenho um carro bege.

Em português, existem outros adjetivos uniformes quanto ao género, como “triste”, “doce”, competente”, “leve”, “pobre”, “diferente,” “paciente”, entre vários outros exemplos possíveis.

Pode também ser um nome, quando se refere à cor em si. Na verdade, pode ser considerado sinónimo da cor “creme”.

Exemplos:

O bege é uma cor de que gosto bastante.
Pintei as paredes da casa de bege.
Acho o bege uma cor ideal para ti.

Maquiagem ou maquilhagem? Tire a dúvida >>

Origem da palavra “bege”

A palavra “bege” é considerada um estrangeirismo e provém da palavra francesa “beige”, tendo sido adotada na língua portuguesa, de acordo com as suas regras e pronúncia, ou seja, sofrendo pequenas adaptações e alterações.

Na verdade, existem estrangeirismos que importamos diretamente de outras línguas, como, por exemplo, “stop”, “shopping”, “internet”, “sitcom”, “online”, “fast-food” ou “chaise longue”, entre tantos outros vocábulos.

Por outro lado, existem palavras que foram importadas, mas adaptadas à língua portuguesa, como “bege”, “batom”, “abajur”, entre várias outras. Efetivamente, o inglês e o francês são as línguas de onde existe mais proveniência dos empréstimos que atualmente existem no Português. Contudo, entre estas duas línguas existem diferenças expressivas relativamente às estratégias de adaptação que são usadas.

Agora, com toda a informação que lhe deixamos, não tem mais razões para manter a dúvida em se deve usar bege ou beje. Fique bem informado e não dê erros respeitantes à utilização da língua portuguesa.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.

Saiba tudo sobre emprego