3 benefícios do renting: carro novo com custos controlados

Aproveite as oportunidades que o renting automóvel tem para si em termos de soluções de financiamento. Conheça aqui os benefícios do renting.

3 benefícios do renting: carro novo com custos controlados
Solução de financiamento adaptada às suas necessidades

O renting é uma solução de financiamento para quem quer ter um carro novo, sem ter de se preocupar com as restantes despesas associadas a um automóvel: impostos, seguros, trocas de pneus e as famigeradas manutenções, que absorvem grande parte do orçamento familiar. No contexto atual é, por isso, impossível ignorar os benefícios do renting, uma vez que esta solução inclui, além do carro novo, todos os restantes encargos. Paga apenas uma mensalidade – aliás, como faria se contratasse um crédito automóvel – e, no final do contrato, sempre tem a possibilidade de adquirir o veículo, se essa for a sua vontade.

A pergunta que tem de se fazer é: será assim tão importante ser proprietário de um automóvel? Vamos explicar melhor os benefícios do renting, até porque é necessário desfazer alguns mitos sobre este tema.

3 benefícios do renting: aluguer operacional de automóveis

Antes de mais é preciso dizer que se optar por contratar uma solução de renting, não há qualquer compromisso de aquisição da viatura no final do contrato.

O renting automóvel ou Aluguer Operacional de Viaturas (AOV), como também é conhecido, é, tal como o nome indica, um contrato de aluguer de viaturas, que, por norma, é feito por um período (por exemplo entre 24 a 72 meses) ou quilometragem pré-determinados e mediante o pagamento de uma renda. Este contrato é exclusivo apenas para viaturas novas – ligeiros, mistos ou comerciais – e, ao contrário do que se pensa, não é apenas uma boa solução para empresas, já que as vantagens para particulares também são muitas.

1. Carro novo com todas as despesas incluídas

beneficios-do-renting

O renting é um contrato de aluguer de uma viatura nova, em que o valor de renda a pagar não inclui apenas o bem – ou seja, o carro propriamente dito -, mas todos os encargos a este associados: custos de manutenção, idas extra à oficina, seguros, impostos, assistência em viagem. Isto significa que não tem de se preocupar com nada, a não ser conduzir o carro novo. Neste tipo de solução, o automóvel é propriedade da empresa locadora, proprietária do veículo. Só passará para o seu nome se, no final do contrato de renting, decidir comprar o veículo, mediante o pagamento do valor residual.

Os serviços que, por norma, estão incluídos no contrato de renting são os seguintes:

  • Manutenção;
  • Viatura de substituição em casos de avaria, roubo, sinistro ou manutenção;
  • Gestão de seguros e sinistros;
  • Substituição de pneus;
  • Assistência 24 horas, 365 dias por ano;
  • Cartão de combustível e portagens;
  • Negociação, compra e entrega do veículo;
  • Pagamentos de impostos e gestão de multas.

2. Solução financeira adaptada às suas necessidades

beneficios-do-renting

Comparado com a compra de automóvel, que implica ficar preso à propriedade do veículo, no renting pode decidir qual a duração do seu contrato mediante as suas necessidades. Poderá optar por um contrato de apenas 24 ou 36 meses para, logo a seguir, fazer novo contrato de renting para um veículo mais recente. E isto sem ficar preso à propriedade do veículo. Além disso, como tem o apoio de uma empresa especializada, tudo o que precisar estará ao alcance de uma chamada.

3. Flexível para empresas e particulares

beneficios-do-renting

Outro dos benefícios do renting, que tem atraído muitas empresas e sobretudo particulares, é o controlo dos custos e o facto de estar afastada a preocupação com custos de manutenção. Além de não pagar uma entrada inicial, os clientes do renting conseguem saber de antemão os custos mensais sem quaisquer surpresas.

Quer para empresas, quer para particulares, o renting evita o recurso a linhas de crédito na banca e todas as despesas e dores de cabeça que isso implica.É uma boa solução para quem olha para o carro numa perspetiva utilitária, sem o apego emocional da propriedade do veículo.

Para as empresas, além de uma melhor gestão de frota, esta solução também traz vantagens em termos fiscais, uma vez que o valor da renda é contabilizadas no IRC como “rendas e alugueres”.

Empresas especializadas em renting: a Finlog

A Finlog, atualmente detida a 100% pelo grupo Salvador Caetano, é uma empresa especializada em gestão de frotas e no aluguer operacional de automóveis.

Com provas dadas no mercado desde 1993, data da sua criação, é reconhecida pela gestão transparente, pela qualidade dos serviços prestados e pela excelência dos seus profissionais.

A empresa oferece preços muito competitivos e oportunidades irresistíveis para diferentes tipos de orçamentos. No momento, tem disponíveis campanhas arrasadoras no âmbito do renting. Pode, por exemplo, contratar carros da gama BMW ou Opel a preços muito inferiores ao que pagaria num eventual crédito automóvel. Para saber mais sobre estas e outras campanhas consulte a página da empresa em www.finlog.pt

Veja também: