Publicidade:

10 coisas que não sabia acerca do Facebook

Lançado em 2004, o Facebook não conhece rival no que toca à hegemonia nas redes sociais. Descubra 10 coisas que não sabia acerca do Facebook.

10 coisas que não sabia acerca do Facebook
Algumas curiosidades sobre o Facebook

O Facebook, a maior rede social do planeta, foi fundado em 2004, por Mark Zuckerberg e, desde então, não parou de crescer. Se é um dos milhões de fãs, fique a conhecer 10 coisas que não sabia acerca do Facebook.

Com uma rede de cerca de 2 mil milhões de utilizadores ativos, o Facebook é o líder inquestionável da interação online, tendo mudado a forma como todos vivemos socialmente na Internet.

Curiosidades que desconhecia acerca do Facebook


Já viu o filme The Social Network? Este filme pretende retratar o início e crescimento do Facebook. Quer tenha visto, quer não, temos imensos factos para satisfazer a sua curiosidade acerca desta rede social.

Mark Zuckerberg Facebook

1. O Facebook foi lançado no campus da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, no dia 4 de fevereiro de 2004. Originalmente, foi idealizado como uma rede para os alunos daquela universidade, tendo-se depois alargado a outras: Yale e Stanford.

2. Inicialmente, o nome desta rede social era “The Facebook”, tendo passado para “Facebook” em 2005.

3. A funcionalidade de adicionar fotos não esteve presente desde a génese desta rede social. Mark Zuckerberg teve de ser persuadido a acrescentar esta funcionalidade, o que aconteceu em 2005. Desde então, 200 milhões de fotos são publicadas todos os dias.

4. Depois de estar disponível em universidades, escolas e locais de trabalho, o Facebook estendeu-se a todas as pessoas e entidades, em 2006. No final deste ano, chegou à marca dos 12 milhões de utilizadores.

5. O famoso e icónico botão “like”, apresentado em 2009, foi primeiro pensado para ser o botão “awesome” (“espetacular”). Desde então, a empresa lutou muito contra as sugestões de incorporar um botão “dislike” (“não gosto”, com o polegar virado para baixo).

6. Mark Zuckerberg foi considerado, pela revista americana Time, a pessoa do ano em 2010. Outras personalidades a receber esta distinção foram Mahatma Ghandi, Adolf Hitler, Martin Luther King, João Paulo II, etc.

7. De acordo com dados recolhidos pelo Facebook, entre 2010 e 2011, a altura mais popular para terminar um relacionamento romântico é duas semanas antes do Natal. Também há um grande pico associado com o término de relações duas semanas depois do Dia dos Namorados.

8. O Facebook comprou o Instagram, a aplicação mais popular para partilhar fotografias, em 2012, por um bilião de dólares.

9. Em agosto de 2013, a rede social criada por Mark Zuckerberg lançou o internet.org, um projeto online que tem o objetivo de dar acesso à internet aos dois terços da população mundial que não tem acesso ao mundo online.

10. O Facebook tem cerca de 2 mil milhões de utilizadores ativos mensais, o que é superior à população da China e da Índia.

5 atalhos do Facebook que vale a pena conhecer


facebook

Existem vários atalhos que podem dar bastante jeito no Facebook. Principalmente quando está com preguiça de usar o rato ou o touchpad.

  • J ou K: estes dois botões permitem “saltar” entre as várias publicações do seu feed;
  • P: esteja no fim ou no início do seu feed, se carregar no botão “p” o Facebook assume que quer publicar algo;
  • L: coloque, de forma simples, um “gosto” naquilo que está a ver;
  • C: também pode comentar aquilo que está a ver;
  • S: ou carregue no S para partilhar.

5 dicas e sugestões para utilizadores do Facebook


Há imensas dicas e sugestões que pode seguir e que o vão ajudar. O Facebook não serve só para partilhar as suas ideias e para ver o que os outros dizem. Tem muitas mais possibilidades!

1. Nunca mais se esqueça dos aniversários dos seus amigos ou de futuros eventos

Aceda à secção de aniversários. Do seu lado direito, em baixo, vão aparecer “Eventos futuros” e “Aniversário”. Escolha um deles, carregue com o botão direito do rato e depois carregue em “Copiar endereço do link”. Depois, basta ir ao seu calendário Google ou ao Outlook ou à agenda que costuma usar e encontrar a opção “Adicionar por URL”. Cole aí o link e já está.

2. Esconda a sua lista de amigos dos olhares alheios

No seu mural, clique em “Amigos”. Depois, no botão “Gerir” (o que tem um pequeno lápis inclinado), carregue em “Editar privacidade”. Defina a sua privacidade da forma que quiser.

3. Quer publicar algo mas não quer que uma pessoa ou um grupo de pessoas veja?

Quando estiver a publicar algo, carregue no botão que aparece ao lado do botão “Publicar”. Regra geral, esse botão deverá dizer “Público”. Mas também pode dizer “Amigos” se quiser publicar só para amigos e “Apenas eu” se quiser fazer uma publicação apenas para si próprio. Há ainda a opção “Personalizado”, em que pode escolher quem pode ver o que publica.

4. Bloqueie aqueles pedidos chatos que costuma receber de jogos que não interessam a ninguém

Nas definições da sua cronologia pode aceder à opção das “Notificações”. Aí, pode editar as notificações que recebe no Facebook, no email, no telemóvel… Se aceder às notificações do Facebook pode ver que é possível editar os “Pedidos e atividade em aplicações”. onde pode bloquear os pedidos de jogos que costuma receber.

5. Recebe pedidos de amizade a toda a hora?

Se aceder às definições de privacidade pode decidir “Quem é que pode contactar-me” e definir quem é que pode enviar pedidos de amizade.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.