Publicidade:

Como limpar a casa de banho em 10 passos

Siga o nosso plano para limpar a casa de banho de forma simples, rápida mas eficaz. Em quinze minutos está tudo limpo!

Como limpar a casa de banho em 10 passos
Apenas dez passos e está limpo!

É uma das divisões mais frequentadas numa casa e onde fazemos parte da nossa higiene. E, por tudo isto, é também uma divisão repleta de bactérias e germes que devem ser eliminados. Saber como limpar a casa de banho devidamente é, de facto, uma tarefa fundamental para garantir a segurança e saúde de todos os habitantes. E se pensa que para conseguir bons resultados precisa passar um dia inteiro no WC, engana-se:  qualidade da tarefa é que é importante.

 Como limpar a casa de banho de forma impecável: 10 passos


como limpar casa de banho

1. Arrume a casa de banho antes de limpar

Vai perder muito mais tempo se for arrumando ou levantando as coisas à medida que lhe aparecem no caminho. Comece por retirar aquilo que está a mais: tapetes, toalhas, roupas perdidas, arrume os cremes que estão fora do sítio, o champô e o gel de banho, esvazie o balde do lixo e livre-se de tudo aquilo que possa dificultar a limpeza.

2. Faça uma (espécie de) barrela

A limpeza será muito mais fácil, especialmente se as loiças ou a porta do duche estiverem muito sujos, se colocar detergente nas loiças sanitárias antes de começar a esfregar. Com este pequeno truque humedece a sujidade e torna a limpeza mais fácil e rápida. No mínimo, coloque um abrasivo sanitário na sanita e na porta do duche aplique um spray para remover o calcário.

3. Aspire primeiro

Aspirar antes de limpar? É isso mesmo. A não ser que na vossa casa seja diferente, o mais certo é que tenha o chão cheio de pelos, pó e cabelos. Pois bem. Imagina para onde vai isso tudo enquanto limpa? Acertou: para as suas loiças sanitárias acabadas de limpar e, basicamente, esteve a trabalhar para sujar novamente. Além disso, à medida que lava a loiça vai sempre cair alguma água no chão, os cabelos, pó e pelos ficam colados, logo, dificulta e atrasa a limpeza.

4. Lavatório e bidé

Comece a limpeza da casa de banho pelo lavatório e bidé. Aplique um pouco de produto em creme específico para loiças de WC e limpe com um pano ou esponja humedecida. Esfregue bem para remover quaisquer manchas e não se esqueça de limpar também nas torneiras para evitar a acumulação de calcário. Nunca use esfregão de cerdas ou vai ficar com tudo riscado!

limpar a casa

5. Azulejos

O segundo passo no processo de como limpar a casa de banho podem ser os azulejos. Nota que este passo não é obrigatório de todas as vezes que limpa a casa de banho; uma vez por mês bastará. Utilize também um creme de limpeza e, no caso de haver manchas mais teimosas, use um pouco de bicarbonato de sódio com limão. Aplique e deixe atuar durante alguns minutos e depois esfregue com uma escova.

6. Vidros

Os vidros, espelhos e janelas devem ser limpos de cima para baixo e com um produto limpa–vidros próprio aplicado num pano de microfibra limpo. Para resultados mais brilhantes, passe papel de jornal com um pouco de vinagre.

Veja dicas para limpar vidros e espelhos >>

7. Sanita

Apesar da imagem não ser a melhor, a sanita é de facto a peça ‘rainha’ da casa de banho e deve ser higienizada com todo o cuidado. Portadora de grande parte das bactérias, tem de ser limpa no exterior e interior com um bom desinfetante. Deixe o produto atuar durante alguns minutos e limpe-o depois com uma escova própria, puxando o autoclismo no final. Se não for alérgico, use um produto com um pouco de lixívia.

8. Banheira ou chuveiro

No caso da limpeza da banheira ou chuveiro, deve usar para a parte de cerâmica um creme de limpeza e para os vidros um limpa vidros. Se é mais adepto de receitas caseiras, aplique uma solução caseira de água com um pouco de desinfetante e vinagre.

Descubra truques para limpar a banheira >>

9. Chão

Para saber como limpar a casa de banho com a máxima eficácia, comece por varrer ou aspirar a sujidade superficial. Depois coloque água com um pouco de desinfetante e vinagre num balde e use um pano ou um esfregão para terminar o processo.

10. Limpezas ‘invisíveis’

Estas são as peças ‘chave’ no âmbito do processo de como limpar a casa de banho. Mas há itens a ter em conta que por vezes nem sequer pensamos mas que necessitam cuidados:

  1. Antes de lavar a banheira ou chuveiro, retire o tapete de banho e esfregue-o com água morna e lixívia ou desinfetante;
  2. Limpe regularmente os ralos do lavatório e da banheira ou chuveiro;
  3. Não se esqueça dos armários por dentro – limpe o pó periodicamente;
  4. Os candeeiros ou focos também devem ser higienizados.

Tipo de produtos e cuidados a ter

Há cuidados muito importantes a ter na limpeza da casa de banho:

  1. Reserve um pano, escova ou esponja apenas para limpar a sanita, de modo a não contaminar o resto da casa de banho;
  2. Substitua os panos e esponjas para limpeza do WC com bastante frequência;
  3. Para os cantos mais difíceis, use uma escova de dentes que já não use;
  4. Para limpar a manete do chuveiro, coloque um saco de plástico com um pouco de vinagre e ‘amarre’ à pega. Abra a água no quente e deixe o vapor correr uns minutos. Deixe atuar durante a noite e está pronto.

Veja também: 

Limpeza e Arrumação