Publicidade:

Como poupar com pouco dinheiro: 7 conselhos

Poupar não é fácil, saber como poupar com pouco dinheiro ainda é mais difícil, mas é possível. Conheça 7 dicas para poupar ganhando pouco.

Como poupar com pouco dinheiro: 7 conselhos
Mesmo com um orçamento reduzido é possível poupar

Sabemos a importância de poupar dinheiro, mas também a dificuldade que comporta para muitas pessoas. São muitos os portugueses que ganham o salário mínimo nacional ou pouco para além disso. Para estes, a questão é: como poupar com pouco dinheiro?

No entanto, contrariamente ao que se possa pensar, com alguma criatividade, é possível poupar ganhando pouco. Confira 7 dicas de como poupar com pouco dinheiro.

Como poupar com pouco dinheiro


1. Mantenha os custos de habitação baixos

como poupar com pouco dinheiro

Geralmente, a maior despesa de um agregado familiar prende-se com a habitação, seja o aluguer de uma casa ou o crédito à habitação. Umas das formas de poupar com pouco dinheiro é reduzir ao mínimo possível os custos da habitação.

Por exemplo, tente encontrar um aluguer mais barato, assuma a administração do condomínio e deixe de pagar essa mensalidade, alugue um quarto do qual não necessita, reduza o consumo de água e eletricidade, etc.

2. Evite fazer refeições fora de casa

como poupar com pouco dinheiro

A boa alimentação não pode ser descurada, mas é possível comer de forma saudável e poupar. Evite fazer refeições fora de casa, leva-a preparadas de casa. Elimine os pequenos-almoços e lanches nos cafés ou confeitarias.

3. Utilize os transportes públicos

como poupar com pouco dinheiro

Sempre que possível, escolha deslocar-se em transportes públicos em detrimento de utilizar um veículo próprio. Verá que a poupança será considerável ao final do mês.

Opte pelos transportes públicos para ir trabalhar ou mesmo para alguns passeios ou outras atividades de lazer (que podem facilmente ser gratuitas, basta pesquisar), por exemplo.

4. Procure vales de desconto

como poupar com pouco dinheiro

Os vales de desconto e os cupões de promoções são outras das formas de poupar com pouco dinheiro. Pesquise nos sites de vales de desconto ou nas próprias marcas (inclusive nas redes sociais) e faça compras usufruindo de descontos significativos.

Esteja também atento aos vales de descontos proporcionados pelos supermercados, pois permitem bons descontos em bens essenciais.

5. Não faça compras por impulso

como poupar com pouco dinheiro

As compras por impulso são um dos maiores inimigos de quem pretende poupar (quando acopladas ao uso de um cartão de crédito – o seu uso deve ser completamente evitado para quem quer poupar ganhando pouco dinheiro –, então a mistura é explosiva).

Mesmo que encontre um artigo aparentemente a bom preço, em saldos ou promoções, pergunte sempre a si mesmo se realmente precisa daquilo e se tem mesmo a certeza que não encontra mais barato após uma pesquisa na Internet. Em suma, compre só o necessário.

6. Pondere abrir uma conta poupança

como poupar com pouco dinheiro

Pode parecer um contrassenso, mas uma das principais questões a ter em conta para saber como poupar com pouco dinheiro é incrementar os ganhos, ou seja, com uma conta poupança ou conta ordenado, que acumule um valor mensal automaticamente.

Inicialmente pode até parecer um esforço, mas rapidamente vai aprender a gerir o dinheiro disponível e a viver sem aquele valor mensal.

7. Controle o seu orçamento

como poupar com pouco dinheiro

Para poupar, é preciso monitorizar os seus gastos ao longo do mês, gerindo o orçamento, com um estudo prévio de todos os gastos e entradas de dinheiro. Se preferir, pode recorrer a apps ou softwares para o ajudar na tarefa.

Veja também: