Publicidade:

Como proteger a rede Wi-Fi: 5 regras de ouro

Se não sabe como proteger a rede Wi-Fi, deve ter em conta que isso é meio caminho andado para perder informações confidenciais e ficar com a Internet lenta.

Como proteger a rede Wi-Fi: 5 regras de ouro
Proteja a sua rede Wi-Fi para impedir a entrada de intrusos

Conheça 5 formas de proteger a rede Wi-Fi que permitem manter a segurança e a privacidade dos dispositivos e dos utilizadores lá de casa. Até porque uma rede Wi-Fi desprotegida é meio caminho andado para perder ficheiros, arquivos, dados pessoais e muito mais, além de ficar a perder em velocidade da rede.

Descubra como proteger a rede Wi-Fi


proteger a rede wi-fi

1. Mudar o nome da rede

Uma das formas de proteger a rede Wi-Fi passa pela mudança de nome. Estranho? Nem por isso. Há alguns anos foi possível descobrir a palavra-passe de vários routers apenas pelo nome da rede que estes possuíam. Isso porque alguém descobriu a chave que o fabricante dos mesmos utilizava para criar as palavras-passe consoante o nome do router.

Além de ser mais difícil descobrir o nome original da rede, o atacante fica ainda a saber que o dono do router está atento à segurança e às configurações do mesmo.

2. Criar uma palavra-passe bastante forte

Depois de mudar o nome da rede, chegou a hora de mudar a palavra-passe. Há melhor forma de proteger a rede Wi-Fi? Dificilmente. Basta aceder à página de configurações e criar uma palavra-passe forte – aprenda a criar uma palavra-passe segura.

3. Ativar a encriptação de dados

A utilização da Internet é feita mediante o envio e a receção de pacotes de dados. Uma das formas de proteger a rede Wi-Fi passa pela encriptação dos dados que são transmitidos através do router, uma das opções disponíveis na página de configuração do router.

4. Filtro pelo endereço MAC

Embora este não seja um passo fácil de realizar, é, sem dúvida alguma, um dos mais seguros para proteger a rede Wi-Fi. Na página de configurações do router é possível definir os dispositivos que podem aceder à rede. Como? Através do endereço MAC, uma espécie de impressão digital única para cada dispositivo.

5. Limitar a atribuição de IP

Outra forma de aumentar a segurança e de proteger a rede Wi-Fi passa por limitar a atribuição de IP’s pelo router. O que é que isto quer dizer? Sempre que um dispositivo se liga à rede, é-lhe atribuído um IP de acesso. Se lá em casa apenas dois dispositivos acedem ao router, nada como definir que o router apenas deve atribuir dois IP’s. Assim, se alguém tentar entrar, não consegue.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.