Nuno Margarido
Nuno Margarido
29 Jun, 2018 - 16:42
Como mudar a senha do Wi-Fi: passo a passo

Como mudar a senha do Wi-Fi: passo a passo

Nuno Margarido

É uma boa forma de aumentar a segurança da Internet lá de casa e, até, de memorizar mais facilmente. Saiba como mudar a senha do Wi-Fi.

O artigo continua após o anúncio

Alterar a senha do Wi-Fi é meio caminho andado para ter uma Internet mais segura – principalmente quando esta alteração é realizada com alguma regularidade. Para além disso, é também uma forma de ter a senha sempre à mão para que não tenha de se levantar para a ver no router sempre que alguém a pede. Saiba como mudar a senha do Wi-Fi lá de casa.

Como mudar a senha do Wi-Fi: dicas simples

homem a mexer no router

1. Aceder à página de configuração do router

Para mudar a senha do Wi-Fi, é necessário aceder à página de configuração do router. Mas como é que isso se faz? É fácil, mas se não souber como o fazer, basta seguir estes passos:

Windows

  1. Aceder ao menu iniciar e escrever “cmd” para aceder à linha de comandos. Não se assuste, não é nada de outro mundo;
  2. Escrever “ipconfig” e pressionar Enter;
  3. A consola vai responder com uma grande quantidade de dados. Basta procurar a palavra “Gateway Padrão” e anotar o número que se encontra depois disso. Deverá ser algo como 192.168.1.1;
  4. Por fim, basta introduzir esse número na barra de endereços do navegador para aceder à página de configuração do router.

Mac

  1. Clicar no menu da maçã e selecionar “Preferências do sistema”;
  2. Escolher a opção “Rede”;
  3. Na nova janela que aparece, escolher a opção “Avançado” que se encontra no canto inferior direito;
  4. Na próxima janela que se abre, escolher a opção “TCP/IP” e procurar pela informação “Router”;
  5. Por fim, basta introduzir esse número na barra de endereços do navegador para aceder à página de configuração do router.

2. Autenticar-se

Na nova janela que aparece no navegador é necessário introduzir um “Nome de utilizador” e uma palavra-passe. Estas informações devem estar no manual ou na caixa onde veio o router. Se não encontrar nada, pode sempre testar a palavra “admin” nos dois campos para ver se resulta.

3. Procurar pela opção Wi-Fi

Após aceder à página de configuração do router, é necessário encontrar a opção que permite modificar as opções do Wi-Fi. Ao aceder à mesma, basta procurar o local onde é possível mudar a senha. Se não a encontrar à primeira, é possível que esta opção esteja “escondida” dentro de outra opção chamada “Segurança”.

4. Um novo nome, uma nova senha

Ao chegar, por fim, à página que permite mudar a senha do Wi-Fi, é natural que se depare com outras opções como o nome da própria rede e afins. Para além de mudar a senha do Wi-Fi, também pode mudar o nome da rede, esta é outra forma de personalizar e de aumentar a própria segurança do router.

5. Cuidado com a segurança

O método de autenticação permite aumentar ou diminuir a segurança do router. Se encontrar esse campo, certifique-se de que ele se mantém num modo que inclui WPA2. Essa é a forma mais segura de criptografia e aquela que é utilizada atualmente na maioria dos routers. Saiba como proteger a sua rede Wi-Fi.

O artigo continua após o anúncio

6. Aplicar ou salvar

Após estas modificações todas, é necessário salvar, aplicar ou guardar as alterações feitas. Não se esqueça mesmo desta parte.

Veja também