Publicidade:

8 destinos europeus para fugir à chuva no inverno

À procura de um sítio onde recuperar energias ao sol? Conheça aqui os 8 melhores destinos europeus para fugir à chuva no inverno e mate saudades do calor.

8 destinos europeus para fugir à chuva no inverno
Saiba para onde partir, em busca do sol

Portugal é um país de vários encantos e um deles, dizem os que vêm de longe, é o clima. Porém, para os portugueses que aqui se passeiam todos os dias, a chuva tende a cansar – assim como as botas e a rotina –, levando a uma procura feliz por raios de sol, noutras paragens. Este ano, visite um dos 8 destinos europeus para fugir à chuva no inverno que aqui sugerimos. Verá que irá regressar ao ninho de corpo e alma vivificados.

8 destinos europeus para fugir à chuva no inverno. Conheça-os!


1. Sicília, Itália

sicilia

O primeiro dos destinos europeus para fugir à chuva no inverno é uma pequena ilha no Mediterrâneo, famosa em todo o Mundo, um destino muito popular no verão mas, ainda assim, perfeito para uma escapadinha de inverno. Durante os meses mais frios, a Sicília continua a presentear os seus visitantes com paisagens doiradas pelo sol. Aproveite para espreitar não só as praias, como também os encantos históricos da ilha, como a Villa Romana del Casale, no território de Piazza Armerina, e o parque arqueológico Vale dos Templos de Agrigento.

2. Chipre

chipre

Também alojada no Mediterrâneo, a ilha do Chipre concentra paisagens de cortar respiração, onde o sol é uma constante e que encantam quem por lá se perde. No inverno, o termómetro não obriga a usar a casacos pesados, pelo que é a altura ideal para se aventurar em caminhadas no Cavo Greco, um parque natural de beleza única e fascinante. Faça-se também a pontos de interesse histórico, quando não são muitos os turistas na ilha, e delicie-se com pratos típicos em restaurantes com vista panorâmica para o mar.

3. Malta

malta

Malta é um dos países europeus com mais horas de sol, pelo que é um dos melhores destinos para escapar ao cinzento que, por vezes, cobre os céus em terras lusas. Para além dos preços de alojamento e transportes serem mais acessíveis, verá que uma das vantagens de visitar este arquipélago no inverno é também a oportunidade de vivenciar Malta de forma mais genuína, sem tantos turistas e a agitação que trazem consigo.

Na capital, Valletta, vá até ao Caffe Cordina, popular entre locais e visitantes, e peça um café ao sol, enquanto as pessoas passam envolvidas nos seus afazeres. Se estiver com vontade de se aventurar em caminhadas, vá até Gozo, a segunda maior ilha de Malta, e visite Mġarr ix-Xini, uma belíssima praia onde não faltam trilhos para explorar.

4. Ilhas Canárias, Espanha

canarias

Com generosas horas de sol, praias fantásticas, uma vida noturna agitada e atividades variadas, as Ilhas Canárias são um dos mais populares destinos europeus para fugir à chuva no inverno. Aqui, são muitas as pequenas vilas e cidades que merecem uma visita. Conhecida como “Pequena Veneza”, Puerto de Morgan, na Gran Canária, tem um pitoresco porto onde são muitos os restaurantes para se deliciar com iguarias locais. Por sua vez, Santa Cruz, a capital de Tenerife, é uma cidade vibrante com uma arquitetura e gastronomia fantásticas.

No inverno, as praias encontram-se em paz e as estrelas fazem com que os visitantes se estendam de umbigo para cima, quando a noite cai. Se é fã de desportos de água, aproveite para se aventurar em mergulhos ou aulas de surf que, mesmo nos meses mais frios, fazem a delícia dos turistas mais ativos.

5. Nice, França

nice

Nice, situada no sul de França, é uma cidade onde o sol brilha durante várias horas por dia e o clima não desilude a quem procura uma escapadinha mais quente nos meses de inverno. Com vários museus, como o Musée d’Art Moderne et d’Art Contemporain, galerias, restaurantes de renome e o mais impressionante Carnaval em França, este é um destino que merece, sem dúvida, uma visita em 2019.

6. Zadar, Croácia

zadar

Situada na Croácia, na costa leste do Mar Adriático, Zadar é uma cidade pitoresca ideal para uma escapadinha de fim-de-semana. Percorra, sem pressa, as pequenas ruelas do centro histórico onde se concentram grande parte das lojas, restaurantes, bares e monumentos e caminhe pelo Passeio de Riva, com uma vista fantástica para o canal de Zadar e para as ilhas de Ugljan e Pašman. Para uma experiência na Natureza, faça uma visita ao Parque Nacional dos Lagos de Plitviče, classificado Património da Humanidade pela UNESCO, onde há várias cascatas de cortar respiração.

7. Atenas, Grécia

Atenas

A capital da Grécia, conhecida pelo bom tempo, é uma das cidades mais antigas do mundo e uma das mais fantásticas. Visite os vários monumentos históricos que se estendem por Atenas, como a Acrópole, faça caminhadas pela praia ou explore de bicicleta as ruas. Aqueça corpo e alma com um bom café e delicie-se com um doce típico, num dos cafés com atmosfera da capital.

8. Sardenha, Itália

sardenha

O último dos destinos europeus para fugir à chuva no inverno que lhe propomos é maravilhoso. Está sedento de sol, praias de águas cristalinas e uma boa mesa? Se sim, a Sardenha é o destino para si. Cagliari, a capital, é uma cidade junto à água plena de história e com vielas deliciosas onde se perder. Espreite o bairro da marina, onde não faltam restaurantes e pequenas lojas, e faça-se à praia de Poetto, a uma curta viagem de autocarro de distância. No interior, as pequenas vilas e aldeias, aninhadas em paisagens de cortar respiração, oferecem uma visão genuína do povo sardo, conhecido como um dos mais simpáticos do mundo.

Veja também: