Publicidade:

10 erros que não pode cometer se quer ficar rico

Perder riqueza é bem mais fácil do que enriquecer. Conheça, por isso, 10 erros que não pode cometer se quer ficar rico.

10 erros que não pode cometer se quer ficar rico
Quer ficar rico? Espreite os nossos conselhos

Na generalidade, toda a gente gostaria de enriquecer. No entanto, há erros que não pode cometer se quer ficar rico. Uns atribuem a riqueza à sorte ou azar, outros à inteligência ou capacidades acima do comum, e alguns até à prática recorrente de atos mais ou menos reprováveis do ponto de vista ético ou moral.

Contudo, na verdade, o que impede algumas pessoas de enriquecer (ou, pelo menos, de melhorarem a sua saúde financeira) são pequenos erros muito comuns. Confira 10 erros que não pode cometer se quer ficar rico.

Erros que não pode cometer se quer ficar rico: 10 a reter


1. Não ter um fundo de emergência

erros que não pode cometer se quer ficar rico

A inexistência de um fundo de emergência é vista pelos especialistas como um dos erros que não pode cometer se quer ficar rico. O fundo de emergência não deve ser encarado como um investimento, mas sim como um seguro a recorrer em situações de emergência imprevistas, como o desemprego ou uma doença. Assim, o fundo de emergência deverá ser uma aplicação ausente de riscos (ou com poucos riscos) e de fácil resgate.

2. Não falar de dinheiro com a(o) companheira(o)

erros que não pode cometer se quer ficar rico

É um dos maiores problemas dos casais e afeta decisivamente o orçamento familiar, pois o tema do dinheiro, normalmente, apenas surge quando há dificuldades financeiras associadas. O ideal é que o casal fale recorrentemente sobre dinheiro, partilhe o planeamento do orçamento familiar e os objetivos a atingir.

3. Não gostar do emprego

erros que não pode cometer se quer ficar rico

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”, a célebre frase de Confúcio, pensador e filósofo chinês, aplica-se a este item que é um dos erros que não pode cometer se quer ser rico.

A grande maioria das pessoas que têm sucesso financeiro afirma adorar o emprego que tem. Por outro lado, pessoas com dificuldades financeiras encontram nos seus trabalhos mais desvantagens que vantagens, o que certamente dificultará a possibilidade de aumentar os rendimentos.

4. Esforçar-se em poupar mais, mas não em ganhar mais

erros que não pode cometer se quer ficar rico

Mais do que trabalhar muito, deve trabalhar de forma inteligente, aumentar os ganhos e não apenas as economias. A educação financeira é essencial, mas não se foque exclusivamente na poupança.

As pessoas ricas concentram-se essencialmente em ganhar mais, ou seja, adotam hábitos inteligentes de poupança, mas também procuram vários fluxos de rendimentos.

5. Gastar demasiado

https://images.e-konomista.pt/repo/765_360_95261-erros-que-no-pode-cometer-se-quer-ficar-rico_1533137707.jpg

Não confundir querer ganhar mais do que poupar mais com gastar em demasia. Se quer ser rico, definitivamente não poderá gastar mais do que ganha, o que implica também não recorrer frequentemente ao crédito, particularmente ao crédito pessoal ou crédito ao consumo para a realização de sonhos ou compra de bens de consumo. Não compre o que não pode pagar.

6. Não investir

erros que não pode cometer se quer ficar rico

Uma das formas de ganhar mais dinheiro é investindo, mas de forma inteligente, ou seja, conheça as regras do investimento e dos mercados financeiros (não precisa ser um expert em finanças) e encontre os investimentos que melhor se adequam ao seu perfil de investidor.

A ideia entronca numa outra decisiva para quem quer ser rico: correr riscos calculados. Comece a investir, por exemplo, numa poupança reforma.

7. Não aprender com os erros

erros que não pode cometer se quer ficar rico

Errar é humano. Um aparente lugar-comum mas que deverá sempre ter em mente caso queira aperfeiçoar a arte de ganhar dinheiro. Analise os seus erros. Estudo os motivos que o levaram a perder dinheiro e veja formas de os evitar no futuro. A aprendizagem é essencial no caminho da independência financeira.

8. Recorrer com frequência ao crédito

erros que não pode cometer se quer ficar rico

O recurso constante ao crédito é meio caminho andado para o fracasso financeiro. Se quer ganhar dinheiro tem de parar de o “atirar para cima” dos bancos através de créditos ao consumo ou cartões de crédito. O crédito não é algo errado à partida, mas pode resultar em grande prejuízo se mal utilizado.

9. Confiar cegamente no seu gerente de conta

erros que não pode cometer se quer ficar rico

O gerente de conta não é seu amigo. É um comissionista que procura ganhar dinheiro com o seu dinheiro. Está a fazer o seu papel, pelo que deverá ter isso em conta quando analisar os seus conselhos.

Não defendemos que ignore os conselhos do seu gestor mas procure antes discutir com ele as vantagens e desvantagens e os riscos e potencialidades de cada investimento.

10. Depender apenas de uma fonte de receitas

erros que não pode cometer se quer ficar rico

Um último erro que terá de evitar a todo o custo é o de depender apenas de uma fonte de receitas. Para ganhar dinheiro terá de procurar várias fontes de rendimento de modo a diversificar os seus riscos e a aumentar o potencial de retorno.

A maioria das pessoas depende apenas do trabalho por conta de outrem, mas existem outras alternativas. Sejam os rendimentos de investimentos, sejam prestações de serviços ou rendimentos de propriedade intelectual. Procure diversificar os seus rendimentos.

Veja também: