Publicidade:

Estudar nos Estados Unidos: guia essencial

Poder estudar nos Estados Unidos é o sonho de muitos estudantes portugueses - e não só. Se é o seu, fique a saber tudo no nosso artigo.

Estudar nos Estados Unidos: guia essencial
Conheça melhor o que envolve estudar neste país

Conseguir estudar nos Estados Unidos é uma ambição comum a muitos jovens. De facto, todos os anos, mais de 650 mil estudantes provenientes de todo o mundo partem para estudar nos Estados Unidos, em busca de um ensino de excelência, assim como da possibilidade de conseguir o emprego com que tanto sonham e de alcançar o tão falado sonho americano.

No entanto, saiba que, para tal, precisa de muito trabalho e dedicação. Na verdade, ser aceite numa universidade, conseguir uma bolsa de estudo e também um visto são apenas alguns dos desafios no seu caminho. Antes de tudo, terá de preparar vários documentos, como o formulário de candidatura, a certidão de habilitações, cartas de recomendação, uma carta de motivação, uma prova de capacidade financeira, o currículo, entre outros. Terá também de fazer uma prova de admissão, sendo que o processo começa um ano antes e há, por esse motivo, muito a tratar!

Pretende estudar nos Estados Unidos? Saiba mais!


estudar nos estados unidos

1. Sistema de ensino e avaliação

Nos Estados Unidos, o sistema é muito diferente do português. Cada universidade tem os seus requisitos específicos, pelo que, encontradas as universidades com o curso que pretende, é necessário apresentar uma candidatura particular a cada a uma delas.

Neste país, as licenciaturas denominam-se de Bachelor’s Degree, durando quatro ou cinco anos, dependendo do curso escolhido, e estando divididas em duas fases: lower division ou core courses (gerais), e major e minor, ou upper division courses (específicas).

Os anos académicos duram nove meses, com início no final de agosto ou início de setembro e fim no mês de maio. As universidades definem, de acordo com a sua conveniência, as datas do ano letivo, algumas admitindo alunos em qualquer período e outras disponibilizando aulas também no verão.

O sistema de avaliação também é diferente do português. Se vai estudar nos Estados Unidos, fique a saber que as notas podem ser atribuídas de A a D, sendo que A é a nota mais elevada, ou de 0 a 4.

2. Universidades de prestígio

Estudar nos Estados Unidos significa saber que lá existem universidades de reputação mundial, como Harvard, Stanford, Yale, Universidade da Califórnia, em Berkeley, ou a Academia Naval dos Estados Unidos, como melhor escola militar. Outros nomes de peso são a Universidade de Chicago ou a Universidade Duke.

3. Propinas e bolsas de estudo

O valor das propinas é fixado por cada universidade, mas para ficar com uma ideia de valores, por ano letivo, pode variar entre 15.000 e os 40.000 dólares. A estes valores é necessário somar todos os custos relacionados com transportes, alimentação, alojamento, saúde, material escolar e afins. Feitas as contas, o custo total, pode rondar os 26.000 e os 60.000 dólares, por ano letivo.

Nos Estados Unidos, as bolsas de estudo são atribuídas, maioritariamente, tendo em conta o mérito académico. Quem for atleta e quiser integrar a equipa da universidade, pode ver os seus estudos pagos na parcialmente ou na totalidade. Através dos motores de busca Funding For US StudyMeritaid e International Scholarships encontra programas de ajuda financeira para estudantes internacionais.

O Estado Português, alguns organismos públicos, entidades municipais e instituições privadas têm programas de bolsas de estudo para quem pretende estudar no estrangeiro. Basta informar-se sobe este assunto e poderá candidatar-se.

4. Visto do estudante

Quando é aceite como estudante de período integral numa nos Estados Unidos, a terá de preencher um documento chamado formulário I-20, que é o formulário de solicitação do visto F-1. Se for um visitante de intercâmbio, a organização ou órgão governamental dos EUA que patrocina a sua vinda deverá enviar-lhe um formulário DS-2019 para solicitação do visto J-1.

Deverá consultar o site da Embaixada dos Estados, em www.usembassy.gov, para obter informações sobre vistos de não imigrantes. Selecione a seção de vistos e veja os procedimentos em vigor atualmente para a solicitação de vistos de não imigrantes.

Como vê, há muitos assuntos a tratar para estudar nos Estados Unidos. Por isso, se está nos seus planos, mãos à obra!

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.