Publicidade:

Facebook Stories: o que são e como fazer

De forma a seguir a tendência de outras plataformas, o Facebook Stories oferece divertidas formas de criar conteúdo e até de dar os parabéns a alguém.

Facebook Stories: o que são e como fazer
Novas e divertidas formas de criar conteúdo

Disponíveis por 24 horas, as Facebook Stories são uma das ferramentas mais recentes a marcar presença nas redes sociais. Criadas para partilhar o dia-a-dia ou para fazer anúncios, por exemplo, estas stories assemelham-se muito às do Instagram e permitem aproximar ainda mais as pessoas.

O que são Facebook Stories


homem entra no facebook

As Facebook Stories estão disponíveis quando entra na aplicação da rede social. Tendo a app atualizada, é facilmente visível onde estas se encontram: no topo, imediatamente abaixo da barra de pesquisa. Sob a forma de pequenos círculos (ou retângulos, dependendo do dispositivo que esteja a utilizar), que pertencem a cada um dos amigos que criou stories, podem ser acedidas em qualquer momento.

Se um dos seus amigos criou stories recentemente, poderá aceder aos mesmos e visualizá-los durante 24 horas, período após o qual deixam de estar disponíveis. As Facebook Stories são isso mesmo, uma partilha momentânea que pode incluir um sem número de conteúdos diferentes.

Nessa ferramenta, pode adicionar fotografias, gravar vídeos, colar stickers, acrescentar músicas, escrever texto, entre outras possibilidades. Depois de o fazer, aquilo que criou será visto por todos os seus amigos, a não ser que, nas Definições, impeça que alguém o faça (sem que essa pessoa tome conhecimento da sua decisão).

Depois de serem publicadas as histórias, é possível que receba respostas e outras reações por parte dos seus amigos, uma vez que as Facebook Stories permitem esse nível de interação entre os utilizadores, estreitando, assim, relações – um dos principais objetivos desta ferramenta.

Ainda que a “moda” tenha começado no Snapchat e se tenha prolongado para o Instagram, atualmente o Facebook Stories conta com quase tantos milhões de utilizadores quanto o Snapchat, plataforma pioneira no desenvolvimento desta ferramenta.

Em 2018, as histórias do Facebook tinha 150 milhões de utilizadores ativos, apenas mais 40 milhões do que o Snapchat, cuja utilização foi avaliada como um todo e não como uma só ferramenta – ao contrário do Facebook, que tem as stories como um serviço dentro da própria app.

grafico de utilizacao do facebook stories

Fonte da Imagem: TechCrunch/Divulgação

Como fazer Facebook Stories


Em primeiro lugar, é obrigatório que tenha uma conta no Facebook. Não há forma de criar stories nessa rede social se não tiver uma conta e, consequentemente, a app da plataforma instalada. Para adicionar as suas histórias, só precisa de seguir os passos descritos:

  1. O primeiro círculo/retângulo no topo da app destina-se às suas stories. Deverá identificá-lo através da sua fotografia de perfil, que identifica o local onde deve carregar;
  2. Carregue em “Adicionar à história” e escolha aquilo que quer criar;
  3. Pode adicionar apenas texto, uma selfie ou um boomerang – os atalhos principais e mais rápidos de criar uma stories;
  4. Imediatamente abaixo, deverá ter acesso à sua biblioteca pessoal de fotografias, de onde pode escolher uma fotografia ou vídeo no caso de não querer optar pelos atalhos iniciais – pode, também, aceder diretamente à câmara para criar uma story em tempo real;
  5. Uma vez escolhida/captada a fotografia/vídeo, só falta a edição do conteúdo. Pode adicionar texto, efeitos ou outro tipo de desenhos;
  6. Caso não queira partilha o conteúdo criado com todos os amigos, basta carregar no ícone da “Privacidade”, junto à parte inferior da app e definir as pessoas que podem visualizar as suas histórias;
  7.  Por fim, carregue em “Partilhar na História” para finalizar o processo.

Acabou de criar a sua primeira história, que pode ir completando ao longo do dia. 24 horas após a publicação de uma story, a mesma desaparece e não pode ser mais visualizada. É este um funcionamento base do Facebook Stories, uma ferramenta muito utilizada em todo o mundo e que pode, também, ser ótima em termos de Marketing.

Na verdade, são muitas as empresas/marcas com uma forte presença online que, de forma a chegarem mais rapidamente ao consumidor, anunciam novidades e produtos/serviços através do Facebook Stories, já que estas são a primeira coisa a aparecer quando uma pessoa acede à app.

Já pode dar os parabéns no Facebook Stories

pessoas festejam aniversario

Este serviço tem recebido atualizações regularmente e uma das mais recentes é a possibilidade de criar cartões interativos para os seus amigos (da rede social) que façam anos em determinado dia. Esta é uma forma muito criativa de desejar um feliz aniversário a alguém, numa plataforma onde são muitas as partilhas diárias de momentos importantes e/ou do quotidiano.

Já era possível fazer vídeos ou adicionar fotografias criativas, mas agora já pode adicionar mensagens originais que, no caso de não optar pela primeira via, são automaticamente geradas pelo Facebook de forma personalizada, nunca oferecendo a mesma sugestão para mais do que uma pessoa.

Além disso, pode ainda adicionar a música dos “Parabéns” e partilhar os seus desejos com a pessoa que completa mais um ano de vida. Ao criar este género de stories, estas são automaticamente adicionadas à história da pessoa a quem se destinam. Uma forma muito original e divertida de comemorar um dia especial.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.