Publicidade:

Férias low cost: 5 truques para viajar

Parece complicado planear umas férias low cost? Atente nestas dicas e aproveite ao máximo a próxima aventura sem ter que se endividar.

Férias low cost: 5 truques para viajar
Planeie e divirta-se sem ter de abrir os cordões à bolsa

Com a chegada dos meses mais quentes é difícil conter a vontade de fazer as malas, comprar uma passagem e aproveitar os dias de verão num lugar novo. Parece quase impossível planear férias low cost nos meses de temporada alta, mas reunimos algumas dicas que podem ajudar.

5 dicas para planear as suas férias low cost

1. Seja flexível

booking

Sempre que for possível seja flexível com as datas da sua viagem. Muitas vezes, quando alteramos um ou dois dias para as datas de ida ou regresso as passagens podem ficar mais baratas. Voar aos finais de semana é sempre mais caro, principalmente se envolver um feriado. Viajar no final do verão talvez seja uma boa ideia: o valor das passagens diminui, assim como a procura por alojamentos e hotéis.

2. Utilize as apps disponíveis

apps

Num mundo digital, estar conectado é quase inevitável. Por isso, que tal usar essa conexão em prol das suas férias low cost? Algumas apps que podem ajudar com o antes, o durante e o depois da viagem, e fornecem ajuda na busca por programações gratuitas e alojamentos mais baratos, por exemplo.

Google Translate: um clássico. Quase todos conhecem e já utilizaram alguma vez mas, apesar do cliché, a aplicação pode ser muito útil principalmente pela função de tradução em tempo real offline.

XE: para fazer conversão de moedas e conferir a taxa de câmbio, esta é a app que deve instalar no telemóvel.

AirHelp: quem planeia férias low cost dificilmente consegue compensar os gastos quando um voo atrasa ou é cancelado. A AirHelp é uma aplicação – que também funciona no site – que ajuda o viajante a descobrir se tem direito a alguma indemnização por parte da companhia aérea.

3. Considere outros destinos

mapas

Conhecer Roma, Paris, Londres pode ser incrível, mas quando o objetivo é organizar férias low cost estes destinos podem ser significativamente mais caros do que o esperado. Utilize plataformas como o Skyscanner e o KAYAK explore para conhecer sugestões de destinos fantásticos que se adequam ao seu orçamento.

4. Tenha paciência

vacation

Encontrar viagens, seja de avião, comboio ou autocarro, mais baratas é uma questão de paciência e pesquisa. Google Flights, Skyscanner e Momondo são os melhores amigos de quem pretende ir de férias sem gastar muito. Utilize os alertas disponíveis nestas plataformas para ser avisado das melhores tarifas e sempre considere reservar tudo com a maior antecedência possível.

5. Use plataformas como o TripAdvisor

trip advisor

A plataforma ainda é uma das maiores referências para viagens. Lá é possível saber que tipo de programas turísticos estão disponíveis nas cidades que vai visitar, qual é o valor deles e qual é a opinião dos turistas que lá estiveram. Bom para encontrar atividades grátis e evitar gastar dinheiro com armadilhas para turistas.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].