Publicidade:

5 funcionalidades escondidas no Android

Provavelmente, há ações que executa no smartphone que levam mais tempo do que o necessário. Fique a conhecer 5 funcionalidades escondidas no Android.

5 funcionalidades escondidas no Android
Funcionalidades do Android que deve conhecer

Os sistemas operativos trazem novidades a cada nova versão e acabam sempre por surgir funcionalidades escondidas no Android. Estas funcionalidades podem ser bastante úteis, mas como passam despercebidas, o utilizador acaba por não conseguir fazer uso delas.

Trocar fácil e rapidamente de apps, ver dois separadores no browser ao mesmo tempo e definir um sistema automático para ter o smartphone em silêncio são algumas das capacidades do Android que talvez não sabe que tem à disposição – e que podem tornar algumas tarefas mais rápidas e fáceis de realizar.

5 funcionalidades escondidas no Android a descobrir


funcionalidades escondidas no android

1. Troca rápida de aplicações

Esta é uma funcionalidade muito útil, mas também pouco conhecida. Foi introduzida no Android 7.0 (Nougat) e é fácil não saber da sua existência porque nada remete para tal.

Pressionando duas vezes seguidas o botão overview (ícone em forma de quadrado ao lado do ícone com a seta e do ícone Home) pode passar rapidamente de uma app para outra. Também funciona a partir do ecrã Home, permitindo que regresse a aplicações que abriu recentemente.

2. Fixação/customização do menu

Com o Android Nougat surgiu a possibilidade de personalizar a ordem das apps no menu de partilha. Deste modo, pode colocar as aplicações utilizadas com mais frequência no topo da lista, para ter um acesso mais rápido e mais fácil a estas.

O que precisa de fazer é partilhar algo a partir de uma aplicação (como o Chrome) e, depois, premir e manter pressionado o destino na lista que se pretende dar à app, escolhendo a opção “fixar”. Pode fixar vários destinos, sendo que estes vão aparecer por ordem alfabética. Contudo, nem todas as aplicações são compatíveis com esta funcionalidade.

3. Customização das definições rápidas

Muitos utilizadores servem-se do painel de definições rápidas para ter um acesso mais direto quando querem, por exemplo, aceder a uma rede wi-fi, ligar a lanterna, pôr o telemóvel em modo de avião, etc. Muitos destes utilizadores, provavelmente, não sabem que podem personalizar este painel. Esta funcionalidade está implementada desde o Android Nougat.

funcionalidades escondidas no android

4. Visualização de dois separadores do Chrome em simultâneo

Esta funcionalidade é muito útil e prática, permitindo que o utilizador veja dois separadores diferentes do Chrome no mesmo ecrã. Basta abrir o Chrome e, depois, pressionar e manter premido o botão overview. Assim que o ecrã estiver dividido em dois, clique no ícone com três pontinhos no canto superior direito da janela do browser e escolha a opção “mover para outra janela”.

5. Pôr o telemóvel em silêncio

Já não precisa de colocar o smartphone manualmente em silêncio sempre que vai dormir ou quando vai entrar em reuniões. Desde o Android Nougat, é possível fazer isso automaticamente: tem é de ativar este sistema.

Para tal, deve entrar nas definições e ir ao som. Clicando no modo “não incomodar”, encontra uma lista personalizável de regras automáticas que o dispositivo segue em diferentes alturas e condições. Edite esta lista de acordo com as suas necessidades e ative-a. Assim, nunca mais terá de se preocupar se o gadget vai fazer barulho em ocasiões indesejadas.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.