Publicidade:

Da Fuseta a Cacela Velha: um Algarve quase desconhecido

O Algarve ainda tem locais quase virgens. Como o roteiro que lhe trazemos hoje, da Fuseta a Cacela Velha, passando pelas praias de Tavira. 

Da Fuseta a Cacela Velha: um Algarve quase desconhecido

O Algarve continua a ser o destino de eleição para milhares de portugueses e estrangeiros que buscam o descanso ao sol. A intensa ocupação do território levou a que algumas zonas da região se encontrem saturadas, mas ainda é possível encontrar verdadeiros paraísos. Da Fuseta a Cacela Velha, sem esquecer algumas das melhores praias de Tavira, vai encontrar paisagens únicas e um Algarve que muitos julgavam já desaparecido.

Da Fuseta a Cacela Velha: um Algarve fora da rota


da fuseta a cacela velha

Fuseta é uma pequena vila piscatória do concelho de Olhão, ligada à pesca do bacalhau, onde a Ria Formosa se une ao mar, por cordões dunares que formam algumas das mais belas praias da região.

A Praia da Fuseta tem um areal estreito mas extenso e é de uma beleza única. Aqui pode desfrutar de um pôr do sol ímpar e de várias baías que se forma ao longo da costa. Esta é uma praia convidativa para famílias com crianças pequenas, mas também para quem procura sossego e tranquilidade na confusão algarvia. Passeios de barco são uma excelente atividade que pode fazer nesta zona, aproveitando para conhecer as salinas na ria formosa.

No extremo oposto está a Praia da Ilha da Armona, para onde partem barcos regulares a partir da Fuseta. Esta é uma praia singular, cheia de piscinas naturais, o local perfeito para dias relaxados à beira mar. 

Os encantos de Tavira

Depois de parar dois, três dias na Fuseta, siga viagem até Tavira, e fazer uma paragem na Praia do Barril, onde várias âncoras (cemitério das âncoras) nos remetem para o passado piscatório, bem como o casario colorido que hoje é ocupado por bares e restaurantes. Mais um encanto da costa da Fuseta a Cacela Velha.

A pouco mais de 1 quilómetro está a Praia do Homem Nu, uma praia naturista, quase deserta, com vista para a barra da Fuseta e ilha da Armona. Na zona, a cerca de 13 quilómetros da Praia do Barril está a Praia de Cabanas de Tavira, ideal para os amantes de desportos aquáticos, como windsurf e vela. 

Na zona de Tavira, além de praias belíssimas, tem uma vasta oferta de património cultural, testemunho da presença islâmica na região. Uma visita ao castelo dar-lhe-á uma vista panorâmica sobre a cidade e um passeio pelo centro histórico, uma perspectiva da vida tranquila da cidade.

Este roteiro termina em beleza na pitoresca aldeia de Cacela Velha. A aldeia de ruas estreitas e ladeadas de casas caiadas de branco, remete-nos também para o passado cheio de vestígios muçulmanos.

A Praia da Fábrica faz as delícias dos visitantes, onde só se chega de barco, ou em maré baixa, caminhando. Um recanto único, longe da confusão de outros locais algarvios, que merece uma visita sem pressa. 

da fuseta a cacela velha

Como ir?
Vindo de Lisboa, deve apanhar a A2 em direção a Alfubeira, seguindo depois pela A22 em direção a Faro e apanhar a estrada N125-5. Da Fuseta a Tavira deve apanhar a N125, a mesma estrada que o levará a Cacela Velha.

Onde ficar?
Na Fuseta os Moinhos das Marés são uma excelente opção, mesmo em cima da Ria. Em Cabanas de Tavira, os Apartamentos Pedras da Rainha são uma excelente opção para quem vai em família. Em Cacela Velha, para ficar mesmo na aldeia opte pelas opções de apartamentos como a Casa de Cacela. 

Onde Comer?
A Casa Corvo (na Fuseta), a Casa da Igreja (em Cacela Velha) a Marisqueira Fialho ou a Casa do Polvo (em Santa Luzia), são alguns dos restaurantes onde pode maravilhar-se com o peixe e marisco algarvios. Da Fuseta a Cacela Velha não faltam excelentes espaços para degustar a excelente gastronomia algarvia.

Veja também: