Teresa Campos
Teresa Campos
30 Out, 2020 - 10:46

Janelas duplas ou de vidro duplo: eficiência energética e conforto

Teresa Campos

As janelas duplas ou de vidro duplo podem ser a solução ideal se procura mais e melhor isolamento térmico e acústico para a sua habitação.

mão a abrir uma janela

As janelas duplas ou de vidro duplo podem ser um investimento bem compensador se costuma gastar muito dinheiro em aparelhos de aquecimento ou refrigeração da casa.

O seu isolamento térmico mais do que comprovado permite uma poupança energética significativa que tem um impacto positivo no ambiente e, também, na sua carteira.

Por essa razão, faz todo o sentido fazer uma revisão na caixilharia de sua casa e, caso esteja obsoleta, a aplicação de janelas duplas ou de vidro duplo pode ser a opção mais acertada. Tire todas as suas dúvidas.

Janelas duplas ou de vidro duplo: o que são e quais as vantagens

Diferenças

Janelas duplas

Neste caso, a opção é justapor duas janelas normais, ou seja, cada uma delas composta por um só vidro.

Vidro duplo

As janelas de vidro duplo são constituídas por dois vidros separados entre si por um espaço hermeticamente preenchido com ar desidratado, que proporciona um excelente isolamento acústico e térmico permitindo, desta forma, uma redução do consumo de energia.

Vantagens

  • Os vidros duplos não são mais do que duas folhas de vidro separadas por uma camada de ar seco, que serve de isolamento e reduz para metade a transmissão de calor. Se a camada for composta por gases como o árgon ou o crípton e tiver mais espessura, o isolamento é ainda maior;
  • Para não acumular calor, deve optar por uma camada externa de vidro refletor ou seletivo;
  • Selecione vidros duplos com 6 e 4 mm e uma caixa de ar de 12 mm entre ambos. Isso, melhorará a sua eficiência;
  • Os sistemas de janela dupla ou vidro duplo reduzem para cerca de metade as perdas de calor, em relação ao vidro normal, além de diminuírem as correntes de ar, a condensação de água e a formação de gelo;
  • Escolha sempre janelas duplas ou com vidro duplo de caixilharias com corte térmico;
  • Além do isolamento térmico, esta solução oferece também um bom isolamento acústico e segurança;
  • O isolamento térmico obtido com estas janelas permite uma poupança energética e económica significativa;
  • Estes vidros oferecem uma maior regulação da luz natural;
  • Este modelo pode ser aplicado em diferentes situações, tais como grandes áreas envidraçadas, habitações clássicas, rústicas e modernas.

Desvantagens

  • O vidro duplo incolor deixa passar a radiação infravermelha, o que não previne o aquecimento na divisão, ficando o calor retido no interior, devido ao efeito isolante do vidro. Se isso pode ser uma vantagem no inverno, o mesmo não se pode dizer no que respeita ao Verão.

características que deve conhecer

homem a colocar janelas duplas

Modelos

Estrutura metálica

O vidro pode ser suportado por uma estrutura entre os 6 e os 20 mm, disponível em diversos formatos, tais como circulares, curvilíneos, em arco, retangulares e triangulares e cores variadas.

Utilização

O vidro duplo pode ser aplicado em janelas, portas, marquises, varandas e janelas e fachadas de edifícios.

Materiais

Alumínio

Esta é uma caixilharia mais leve, que não exige muito tratamento, tem um bom isolamento térmico e acústico, oferece uma fácil manutenção e possui capacidade para suportar grandes vãos.

Muito usados em Portugal, não eram muito estéticos, até os seus acabamentos serem modernizados e até já haver alguma caixilharia a imitar madeira. A película de poliamida que passou a ser incluída entre a parte externa e interna dos caixilhos de corte ou rutura térmica permitem o bloqueio do calor.

PVC

Ideal para quem procura uma solução mais económica que ainda melhora o isolamento térmico e acústico e a poupança energética da habitação. Feitos em plástico com boa rigidez, eles são estáveis e pouco sujeitos a dilatações.

A eficiência na transmissão do calor pode ser incrementada se possuir câmaras com material isolante. Existem modelos modelos híbridos em que a madeira é combinada com alumínio ou PVC no exterior.

Madeira

Menos utilizados, mas ainda disponíveis, existem os exemplares em madeira. Mais caros, oferecem um bom isolamento, exigindo uma manutenção cuidada que lhes pode garantir uma vida longa.

Métodos de abertura

Janelas fixas

Não permitem a ventilação, pelo que devem ser usadas apenas em espaços como garagens ou caves.

Janelas de correr

Mais comuns, poupam espaço e são versáteis no que toca à escolha dos estores e cortinas.
Exemplo de produto

Janelas de guilhotina

Possuem uma parte superior fixa, enquanto a inferior é móvel.

Janelas de batentes

Ao abrir para o interior, permitem usar toda a abertura para ventilar. Ocupam algum espaço que pode condicionar a disposição dos móveis pelo espaço.
Exemplo de produto

Janelas oscilo-batentes

É o modelo mais versátil já que o eixo vertical permite abrir na totalidade. Já o eixo horizontal possibilita que a parte inferior fique fixa, enquanto a superior abre. Este sistema permite um arejamento intensivo, sem correr o risco de a janela se fechar, indesejavelmente.
Exemplo de produto

Em suma

As janelas duplas ou de vidro duplo podem ser a grande solução para acabar com uma casa fria no inverno e quente no verão.

Todavia, contrate sempre um profissional conhecedor e experiente, pois só assim é possível garantir que tire todo o partido das muitas vantagens que estes sistema de ventilação oferece.

Faça uma revisão às caixilharias de sua casa e opte por algo sustentável e que irá assegurar o máximo conforto da sua família, além de lhe retirar alguns euros à sua fatura da luz.

Veja também