Publicidade:

Vale a pena comprar carros em leilões de automóveis?

Será que vale mesmo a pena comprar carros em leilões de automóveis? Como é que funcionam estes leilões? Saiba tudo neste artigo.

Vale a pena comprar carros em leilões de automóveis?
Saiba se consegue mesmo comprar um bom carro por pouco

Os leilões de automóveis têm visto a sua popularidade crescer nos últimos tempos, mas será que compensa realmente comprar um carro penhorado? Sempre que um contribuinte, seja ele um particular ou uma empresa, não cumpre as suas responsabilidades civis ao nível do pagamento de impostos, existe a possibilidade de os seus bens serem penhorados e colocados à venda em leilões com o objetivo de saldar as dívidas. Isto aplica-se tanto para imóveis como para carros.

Mas antes de avançar para qualquer compra existem alguns cuidados que deve conhecer e que lhe vamos explicar neste artigo. Conheça então como funcionam os leilões de automóveis, onde e como pode fazer as suas licitações e se este modo é ou não uma boa alternativa aos meios mais tradicionais (stands e websites para compra e venda de automóveis).

Leilões de automóveis


 leiloes de automóveis

Como funcionam os leilões de automóveis?

Os leilões de automóveis, em Portugal, acontecem maioritariamente online, onde o som do martelo é substituído por cliques, mas ainda assim as formas de licitar continuam a ser as mesmas. Existem vários tipos de leilões: inglês, holandês, primeiro preço e segundo preço:

  • O modelo inglês é o mais famoso, onde várias pessoas estão numa sala licitando o valor que pretendem dar por um determinado bem. Os valores vão subindo e no fim, o moderador do leilão dá fim ao evento e quem tiver licitado o valor mais alto fica com o bem;
  • O modelo holandês funciona num sistema inverso. O preço começa no valor mais elevado e vai descendo, sendo que a primeira pessoa a licitar paga o preço de paragem. Este sistema é o mais utilizado nas lotas em Portugal;
  • Os leilões de primeiro preço e segundo preço têm um funcionamento muito semelhante, onde cada pessoa tem direito a uma única licitação, confidencial: no caso dos leilões de primeiro preço a pessoa que tiver licitado o valor mais elevado é considerada a vencedora, e no caso do segundo preço, a pessoa que tiver oferecido o valor mais elevado é declarada a vencedora, mas para apenas a quantia da segunda oferta mais elevada.

Embora existam vários modelos, os leilões de automóveis, sejam eles físicos ou virtuais, usam geralmente o modelo inglês, sendo este também o modelo mais benéfico para o leiloeiro, pois beneficia do espírito competitivo que se cria entre os licitadores, podendo assim atingir sempre valores mais elevados. Existem várias páginas em Portugal que fazem frequentemente leilões de automóveis online. Basta apenas fazer uma breve pesquisa e encontrará vários leilões, seguramente até na sua mesma cidade.

Outra excelente opção para conseguir adquirir uma viatura em leilão é estar atento aos leilões das finanças. Pode consultar no portal das finanças a página sobre leilões de bens penhorados.

Cuidados a ter antes de comprar carros em leilões de automóveis

Antes de ir para qualquer leilão deve fazer um trabalho de pesquisa intenso. Deve saber exatamente qual é o valor comercial do carro que está a pensar adquirir e desta forma avaliar se compensa ou não comprar em leilão, ou se conseguirá poupar mais dinheiro comprando o mesmo carro através de um método mais “tradicional”.

Deverá também saber que se a sua proposta for a vencedora terá de finalizar a compra. No próprio dia da venda, receberá uma guia para depositar a totalidade do preço, ou parte deste. Neste último caso, o valor depositado não deve ser inferior a um terço e a parte restante deverá ser depositada no prazo de 15 dias.

Saiba que em cada leilão existe uma comissão para o leiloeiro ou a entidade que está a leiloar um bem, e que esta deverá ser paga por si, não estando este valor incluído no valor da licitação. Certifique-se ainda que existe um modo de “pagamento seguro” em cada leilão que está presente, garantido que não faz quaisquer pagamentos a entidades desconhecidas e não creditadas para o fim.

Vale a pena comprar carros em leilões de automóveis?

Sim, vale a pena comprar carros em leilões de automóveis, e por vezes pode conseguir verdadeiras pechinchas, mas como em tudo, existem vários “ses”. Deve conhecer bem o carro que está a comprar, procurar saber todo o historial do automóvel e nível de equipamento, para assim poder julgar corretamente o seu valor e quanto pensaria gastar.

Leilões de automóveis raros terão sempre valores de licitação muito altos, e geralmente estes não são bons carros para comprar em leilões se quiser fazer um bom negócio, mas carros mais comuns (carros mais vendidos em Portugal) geralmente acabam por ter preços de licitação bastante baixos, sendo estes os melhores carros para comprar nestes leilões. Se está interessado numa gama mais baixa, então os leilões automóveis serão provavelmente o melhor sítio para encontrar o melhor negócio.

Veja também:

Também lhe pode interessar: