Publicidade:

16 locais assustadores em Portugal: atreve-se a visitar?

Em época de Halloween, não poderíamos deixar de referir alguns locais assustadores em Portugal, que fazem arrepiar cada pêlo do corpo.

16 locais assustadores em Portugal: atreve-se a visitar?
Tenha medo, tenha muito medo…

Estamos em época de Halloween e mesmo não sendo um evento de grande tradição em Portugal, aos poucos vai-se implementando e conquistando o seu espaço. Para aproveitar o tema, temos 16 locais assustadores em Portugal que merecem uma visita, mas só de quem tiver um espírito muito corajoso. Desde locais abandonados, a locais famosos por uma história trágica que lá tenha acontecido, sente-se confortavelmente, pode ir buscar o balde das pipocas e ficar muito atento a uma nova versão do nosso país que provavelmente não conhecia: uma onde não faltam locais assustadores e assombrados.

Conheça 16 locais assustadores em Portugal


É certo que Portugal é um país de sol, alegria e tranquilidade, mas tem um lado negro. Está preparado para conhecer 16 locais assustadores em Portugal?

1. Casa Amarela, Ovar

A Casa Amarela é uma propriedade abandonada e alvo de algumas histórias diferentes referentes ao seu lado mais assustador. A que reúne mais consenso é o facto de lá ter vivido um pai muito protetor, que trancou a própria filha e o namorado dentro da própria casa, numa tentativa de proibir o romance. Porém, o caso morreu naquela casa, em divisões separadas, mas parece que a alma de ambos ainda por lá permanece.

 

2. Castelo de Almourol, Santarém

É um dos castelos mais bonitos do país, mas, ao mesmo tempo, um dos locais mais assustadores. E tudo graças ao facto de ser assombrado pelo fantasma de uma princesa apaixonada, que deambula à procura do seu amor.

3. Castelo de São João no Estoril, Cascais

Conhecido localmente como o Castelinho de São João do Estoril, este espaço já esteve à venda por várias vezes, mas nunca foi efetivamente vendido – os potenciais compradores acabaram sempre por mudar de ideias. E porquê? Reza a lenda de que uma rapariga se atirou dos penhascos existentes na propriedade e, desde então, por vezes, os locais veem uma menina pequena a passear junto dos penhascos e a ameaçar que se atira. Parece que ninguém quer viver num sítio assim, por mais bonito que
seja…

 

4. Cemitério dos Prazeres, Lisboa

Os cemitérios só por si são lugares que poderão fazer arrepiar os mais céticos e este, em particular, é simultaneamente um dos mais românticos e assustadores de Portugal. Foi construído no século XIX após um surto de cólera e tornou-se o local de descanso final para membros proeminentes da comunidade portuguesa e a verdade é que por lá se sentem uma energia estranha e pesada.

 

5. Convento de Mafra, Mafra

Nem só de fantasmas vivem os locais assustadores de Portugal. Consta-se que nos calabouços do Convento de Mafra habitam seres estranhos, como ratazanas mutantes, que são imunes a qualquer desinfestação. Mas há também quem diga que por lá continuam os espíritos de antigos obreiros e trabalhadores que faleceram no local.

 

6. Hotel Bela Vista, Portimão

Situado bem perto da praia, este hotel tranquilo esconde um segredo: é assombrado pelo fantasma da proprietária anterior, nomeadamente no quarto 108, onde ela terá morrido. Há inclusivamente vários relatos de gemidos e choros inexplicáveis de alguém que bate nas paredes à noite.

 

7. Palacete de Marques Gomes, Vila Nova de Gaia

“Saiam daqui! Saiam daqui!” Imagine o que é entrar num determinado local e ouvir alguém a gritar desta forma. Pois é o que parece acontecer no Palacete de Marques Gomes, construído no final do séc. XIX. Uma voz fria e aguda parece querer expulsar quem lá tenta entrar.

 

8. Palácio de Valenças, Sintra

Sintra tem todos os ingredientes para uma estadia romântica, mas também assustadora. Não é à toa que Eça de Queirós soube aproveitar bem esse mistério nas suas obras literárias e existem vários tours noturnos pela Serra de Sintra. Mas este caso específico refere-se à história da criada do Conde de Valenças, Palmira, que, depois de um amor não correspondido, se suicidou e que ainda hoje parece vaguear pela propriedade, chorando o amor que nunca teve.

9. Pousada Serra da Estrela, Serra da Estrela

A Pousada Serra da Estrela é uma excelente opção de alojamento para quem visita a região, desde que não se importante com um pormenor macabro… Reza a lenda de que o local está assombrado por funcionários que morreram de tuberculose no sanatório que ali existia no século XX.

 

10. Quinta da Juncosa, Penafiel

Diz-se que a Quinta da Juncosa está assombrada pelas almas perturbadas de um marido ciumento que assassinou a sua família e depois se suicidou. O dono da propriedade, que era conhecido como o Barão de Lages, amarrou a esposa na parte de trás de um cavalo por achar que ela o tinha traído. Quando percebeu que tinha cometido um grave erro, o homem matou os filhos e suicidou-se. Toda esta tragédia ainda deixa traços no local.

11. Quinta da Pauliceia, Águeda

Águeda não é só conhecida pelos guarda-chuvas que dão colorido às ruas do centro histórico, pois é também o lar de um dos locais assustadores em Portugal. A Quinta da Pauliceia pertencia a família brasileira, cujos membros foram morrendo todos de gripe, à exceção de Neca Carneiro, cujos detalhes da morte são totalmente desconhecidos. Certo é que ainda hoje se ouvem gritos provenientes daquele local que está abandonado.

12. Quinta das Conchas e dos Lilales, Lisboa

O terreno onde se encontra a Quinta das Conchas pertenceu a um empresário rico, que comprou uma escrava para cuidar da propriedade e a terá torturado. Atualmente, ouve-se o lamento de alguém que parece circular pelo espaço.

13. Quinta das Lágrimas, Coimbra

A história de Pedro e Inês é bem conhecida de todos os portugueses. E a Quinta das Lágrimas, por ter sido o palco do trágico desfecho guarda, junto de tanta beleza, o ambiente pesado e triste de um amor que terminou cedo demais. Junto ao Portal Gótico, no lago, ainda se vê as pedras vermelhas manchadas com o sangue daquela que foi proclamada rainha de Portugal depois de morta. Romântico, mas também um dos locais assustadores em Portugal.

14. Sanatório de Sanatório de Mont’Alto, Valongo

A palavra sanatório já por si parece antever histórias tristes. Se falarmos de um sanatório abandonado, então estão reunidas todas as condições para todo um drama. Neste em particular, ainda hoje é assombrado pelas centenas de pessoas que lá morreram de tuberculose.

15. Teatro Lethes, Faro

Quanto nada acontece no Teatro Lethes, prepare-se para ouvir passos e a madeira a ranger imenso, principalmente na zona do palco principal. Diz-se que os sons são feitos por uma bailarina, exausta pela exigência, do trabalho, que ali se suicidou, enforcando-se no palco do teatro.

16. Termas de Água Radium, Guarda

No início do século XX, as Termas de Água Radium eram uma estância de qualidade e sobre a qual se acreditava conter propriedades curativas para as condições da pele. Todavia, anos depois, foi descoberto que o local tinha altos níveis de rádio, que terão provocado mortes por envenenamento. E essas almas não conseguem deixa o local…

Veja também: