Publicidade:

7 dicas para encontrar o melhor seguro automóvel

Se quer saber como encontrar o melhor seguro automóvel, não procure mais. Temos as melhores dicas para si. Ora espreite!

7 dicas para encontrar o melhor seguro automóvel
Saiba como encontrar o seguro automóvel mais adequado às suas necessidades

Não há volta a dar: qualquer veículo que circule nas estradas tem de estar protegido pelo seguro de responsabilidade civil. A oferta do mercado é cada vez maior, o que nem sempre facilita na altura de escolher o melhor seguro automóvel.

Existem diversas variáveis que devem ser tidas em conta. Se acredita que precisa apenas de se focar na seguradora que oferece o preço mais baixo, fique já a saber que está muito enganado.

Como encontrar o melhor seguro automóvel para si


melhor seguro automóvel

A sua idade, a zona onde mora e as características do seu veículo são apenas algumas das condicionantes avaliadas na altura de calcular o preço do seguro de responsabilidade civil.

Assim sendo, vale sempre a pena estar atento ao mercado e escolher o melhor seguro automóvel para si, tendo em conta as suas necessidades.

1. Faça as suas pesquisas e simule

Já não tem desculpas para dizer “desconhecia essa opção”. Com uma simples pesquisa na Internet conseguirá fazer diversas simulações que permitem perceber as diferentes propostas existentes no mercado. Basta introduzir os dados do seu veículo para que consiga obter uma noção básica do valor que poderá ter de pagar.

2. Escolha bem as opções do seguro

Há quem defenda que um seguro contra todos os riscos só faz sentido para viaturas com menos de uma década de existência, mas essa é sempre uma decisão que cabe a cada proprietário.

Em alguns casos, é muito vantajoso agregar todas as viaturas do agregado familiar na mesma seguradora. De igual forma, acrescentar o seguro de vida ao seguro automóvel também pode implicar descontos interessantes no valor final.

Para garantir que não perde nem um cêntimo, pergunte se existe alguma redução de preços nos casos em que junta todas as apólices na mesma seguradora.

3. Tenha atenção às coberturas

Não basta garantir o preço mais baixo, é preciso perceber quais os limites das coberturas de cada seguro. Em caso de acidente ou avaria, um serviço que achava ser mais barato pode sair bem mais caro.

4. Preste atenção às opções de cada seguradora

Para escolher o melhor seguro automóvel para si, deverá estar atento às especificidades de cada seguradora existente no mercado, nomeadamente nas coberturas que mais interessam (danos próprios, proteção contra roubos e furtos, quebra isolada de vidros, explosões ou até incêndios e catástrofes naturais).

5. Preste atenção aos agravamentos e bónus do seu seguro automóvel

Este é um aspeto muitas vezes descurado pelos proprietários dos automóveis. Os condutores com poucos, ou até mesmo nenhuns, acidentes ao longo dos anos acabam por ser beneficiados. Em alguns casos, o bónus pode chegar a 50% ou mais do prémio.

Mais há mais: dependendo da seguradora, alguns acidentes não provocam um agravamento do valor do seguro, como pode ser, por exemplo, a quebra isolada de vidros. Esteja atento a estas opções.

6. Entre em contacto com as seguradoras

Assim que reduz a oferta às seguradoras que melhor correspondem às suas necessidades, pode pedir mais dados das coberturas. Neste ponto, deve ter muita atenção às tabelas praticadas na altura de bonificação e de penalização do valor do prémio.

7. Procure saber mais sobre a seguradora

Para garantir que escolhe o melhor serviço, procure mais informações sobre a sua seguradora (não faltam fóruns espalhados pela Internet com milhares de ‘reviews” sobre a prestação de cada uma das seguradoras disponíveis no mercado).

Pode, ainda, consultar os tempos médios de regularização de acidentes de cada seguradora. Este tipo de informações é obrigatório, o que vai ajudá-lo a perceber se está perante uma seguradora cumpridora e atenta.

Aproveite e visite o Portal da Queixa, onde pode consultar as queixas relacionadas com a seguradora em questão e saber como é que as queixas são lidadas pela respetiva seguradora.

Veja também: