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Conheça 5 benefícios do consumo de muesli

Em suíço, muesli significa mistura e, de facto, é uma deliciosa mistura de flocos integrais, frutos secos e sementes oleaginosas. Conheça os benefícios.

Conheça 5 benefícios do consumo de muesli
Uma feliz combinação de cereais, frutos e sementes

Está na hora do pequeno-almoço mas está cheio de pressa? Então, muesli pode ser a solução. De forma a não se alterar a qualidade dos alimentos que o constituem, o muesli não precisa de ser cozinhado e é um prato de fácil digestão. Vamos conhecer mais benefícios!

Muesli: o que é?


Certamente já ouviu falar em muesli e numa infinidade de cereais que estão na moda nos últimos tempos, mas provavelmente não conhece os seus benefícios nem sabe o que os que distingue.

O muesli foi descoberto por um médico suíço, pioneiro nos métodos de alimentação natural. Parece ter sido casualmente descoberto pelo clínico que se interessou pela alimentação que era utilizada por grande parte dos pastores dos Alpes, que tinham à sua disposição cereais, leite, fruta e nozes em abundância.

De forma simples, muesli consiste numa mistura de grãos de cereais (por exemplo, flocos de aveia; flocos de trigo; centeio; flocos de arroz), frutos secos e oleaginosas e pode ser uma escolha saudável que permite variar as opções mais tradicionais de pequeno-almoço. Embora o ideal fosse não ter qualquer adição de açúcar ou gordura, as opções que encontramos nos supermercados geralmente não cumprem este pressuposto.

Esta rica mistura de cereais, frutos secos e oleaginosas pode ser comida de forma simples, mas também é possível adicionar leite, iogurte, mel, fruta ou outros ingredientes a gosto. Geralmente consumido ao pequeno-almoço, ao lanche ou como sobremesa.

Na hora de comprar cereais muesli deve ter atenção às diferentes variedades. Nem todas são tão saudáveis quanto parecem. Algumas têm uma grande quantidade de açúcares adicionados e um elevado valor calórico.

Ao muesli pode adicionar leite ou iogurte

5 benefícios do consumo de muesli


O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e tomar uma boa refeição matinal, de forma consistente, pode trazer benefícios à saúde: ajuda a melhorar a função cognitiva; contribui para a saúde do coração; contribui para a diminuição do risco de doenças cardíacas; aumenta os níveis de energia.

Começar o dia com muesli pode ser uma boa opção. Fique a conhecer alguns benefícios importantes:

1) Rico em fibras: embora seja difícil estimar a quantidade exata de fibras devido às inúmeras combinações possíveis, é tipicamente rico em fibras e grãos integrais. Se os cereais tiverem aporte de fibra igual ou superior a 6g/100g é um bom indicador;

2) Fornece energia, tem benefícios cardiovasculares e ajuda a regular o trânsito intestinal;

3) Mais saudável que outras opções mais açucaradas: faça o seu próprio muesli e tenha uma refeição saudável e saborosa;

4) Sacia durante bastante tempo: as fibras e os grãos integrais saciam bastante;

5) Muito rico em vitaminas.

Faça o seu próprio muesli!


Não há melhor forma de controlar a quantidade de açúcares adicionados. Fazer o seu próprio muesli é simples, rápido e bem mais saudável. Adicione à lista de compras cereais integrais, oleaginosas (por exemplo, nozes; avelãs), sementes (por exemplo, de sésamo ou de girassol) e fruta desidratada e faça o seu primeiro muesli!

Em suma


Na ida ao supermercado não é fácil saber quais os cereais que deve comprar. Existem tantas opções e descobrir quais as mais saudáveis parece ser uma tarefa hercúlea.

Os cereais são a escolha de grande parte das pessoas para a refeição mais importante do dia. Saber escolher quais os mais saudáveis é importante. Esteja sempre atento ao rótulo e tente escolher aqueles que conciliem um valor energético moderado (teor reduzido de gordura e açúcar) com um aporte nutricional interessante.

Os muesli comuns, compostos por diferentes variedades de cereais, frutos secos e até sementes, apresentam-se como opções muito interessantes nutricionalmente e conseguem, inclusive, ter um valor calórico semelhante aos cereais mais simples.

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Ana Graça Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Além da Psicologia. é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que traga mais felicidade!