Publicidade:

6 mulheres de sucesso e o que as distingue

Numa nova era da revolução sexual, o que distingue as mulheres de sucesso? Conheça algumas características e exemplos de sucesso.

6 mulheres de sucesso e o que as distingue
O futuro é feminino

Não é fácil definir sucesso, nem limitá-lo a um ou dois momentos. É ainda mais difícil abordar, em pleno ano 2018, o que caracteriza mulheres de sucesso. A nova revolução sexual dos últimos anos reflete o sexo feminino a reclamar a sua posição de poder, baseada em princípios de igualdade.

É uma falácia dizer que há cada vez mais mulheres em áreas dominadas por homens, porque elas sempre lá estiveram. A diferença é que agora se fazem notar mais, graças à sua competência, visão moderna e abrangente, confiança e empatia – sem esquecer, claro, da conquista de espaço conquistada, geração, após geração.  Mas, quer saber o que define mulheres de sucesso? Fique atento.

Cada uma faz o seu caminho, mas há algumas coisas que as mulheres de sucesso têm em comum. Fique a conhecer estas características e deixe-se inspirar por alguns exemplos que lhe deixamos. O feminismo é um excelente mote para a igualdade e, como se sabe, the future is female.

Temos ainda mais boas notícias: estas características são transversais às vidas profissional e pessoal.

Mulheres de sucesso e o que as distingue


ALT mulheres

1. Exercem a empatia

Obviamente, a empatia não é exclusiva ao sexo feminino. Mas, de facto, nota-se uma maior preocupação das mulheres em colocarem-se na pele dos outros.

2. Pedem ajuda quando precisam

Pedir ajuda à família, aos amigos, aos colegas ou aos companheiros não é sinal de fraqueza. É quase como formar uma equipa de futebol – ou qualquer outro desporto – e confiar no valor do trabalho de equipa. É por isso que as mulheres podem ter tudo o que quiserem: porque elas agregam e delegam, tendo a exata noção de que é preciso gerir as suas múltiplas tarefas.

3. Assumem riscos

O facto de existir o conceito de “mulher num mundo de homens” prova este ponto. Mulheres de sucesso assumem riscos e saem da sua zona de conforto. Atividades desafiantes são o combustível para o sucesso e a realização pessoal.

4. Sabem delegar quando necessário e controlar quando devem

É preciso uma casa inteira, ou uma aldeia inteira, passando a expressão… E isto não é sinal de fraqueza, é sinal de força. As características de liderança inerentes ao sexo feminino, vêm de uma capacidade de resiliência treinada ao longo de séculos e inspirada por grandes mulheres.

5. Cuidam delas

O chamado self care é importante para uma vida saudável física e mentalmente. É importante saber parar e tomar conta de nós, para podermos liderar e tomar conta dos outros.

6. Sabem o seu valor

As recentes lutas, umas mais mediáticas, outras menos, pela igualdade salarial entre homens e mulheres, assim como o combate ao assédio sexual em ambiente laboral, são exemplos desta revolução feminista que marca os últimos tempos. As mulheres de sucesso reconhecem a importância destes movimentos, sem os banalizar.

Reconhecer o valor próprio e reger-se por valores de confiança e honestidade é algo indispensável, em qualquer área de atividade.

Mulheres de sucesso: 6 inspirações


Exemplos nacionais e internacionais que inspiram:

Emma Watson

emma watsonFonte: Wikimedia Commons

A atriz, Embaixadora de Boa Vontade da ONU para as Mulheres e co-fundadora da campanha para a igualdade de género HeForShe, da ONU;

 

 

 

 

Tanara Burke

tanaraFonte: Twitter

A ativista norte-americana e fundadora do movimento #MeToo.

 

 

 

 

 

Jacinda Ardern

Jacinda ArdernFonte: Commons Wikimedia

A primeira-ministra da Nova Zelândia (atualmente a líder de um país, mais nova do mundo aos 37 anos).

 

 

 

 

 

Joana Marques Vidal

JoanaMarquesVidalFonte: Wikipedia

A magistrada e atual Procuradora-Geral da República.

 

 

 

 

 

 

Cristina Ferreira

cristinaFonte: Facebook

A apresentadora portuguesa de televisão e empresária.

 

 

 

 

 

 

Catarina Furtado

catarina furtadoFonte: Facebook

A apresentadora, também portuguesa, de televisão e Embaixadora de Boa Vontade da ONU para a População.

 

 

 

 

 

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.