ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
17 Dez, 2020 - 13:00

5 estilos de liderança que deve conhecer em 2021

Catarina Milheiro

Existem estilos de liderança com metas distintas, de acordo com os objetivos de cada equipa. Sabe distingui-los? Descubra tudo aqui.

líder a reunir com equipa com diferentes estilos de liderança

O contexto empresarial em que uma determinada equipa de trabalho está inserida determina os estilos de liderança necessários ao bom funcionamento do grupo, de forma a atingir determinados objetivos.

Atualmente, líderes qualificados são já uma obrigação em ambiente corporativo e não é estranho ouvir falar em cursos e formações que ajudam a formar líderes natos em gestores de qualidade. O assunto é sério, por isso, não se engane: gerir um grupo de pessoas não é fácil, requer disciplina e capacidades de comunicação assertiva fortes.

A verdade é que a pandemia veio exigir novos estilos de liderança. Enquanto alguns líderes saíram da sua zona de conforto para adaptarem os seus estilos de liderança às mudanças empresariais, outros encontraram nos novos estilos, as suas próprias formas para gerir a sua equipa.

No fundo, é importante compreender que a liderança é um processo. Ou seja, trata-se de uma prática infinita que leva o seu tempo para se desenvolver e que a qualquer momento pode parecer um fracasso.

5 estilos de liderança para 2021

Normalmente, diz-se que é precisamente nos períodos de crise que se conhecessem os pontos fracos e fortes de um líder. Por isso mesmo, a verdadeira questão é: “Existem estilos de liderança adequados para o momento que vivemos?”.

A resposta é sim. Existem vários estilos de liderança que se adequam a uma situação de crise como a que vivemos. Contudo, os melhores líderes são aqueles que conseguem adaptar o seu estilo de liderança ao contexto.

Estamos certos que a pandemia alterou alguns aspetos nas nossas vidas: desde relações interpessoais, a comunicação, os estudos, a economia e até mesmo o trabalho em geral. A verdade é que nesta lista de mudanças também se encontra a liderança, que em tempos difíceis teve de se adaptar ao teletrabalho.

Em comum, os líderes devem ser capazes de acompanhar, motivar e gerir as suas equipas eficazmente. Para além disto, é importante distinguir que num contexto empresarial, um líder nem sempre é um gestor ou gerente. Existem líderes em todos os setores da organização que atuam nestes estilos. Tome nota.

pessoa a pesquisar estilos de liderança
1

Liderança transformacional

Neste estilo de liderança, estamos perante um líder que se foca principalmente no ser humano e que não tem medo de enfrentar riscos. Para este líder as pessoas são a chave para a transformação da empresa.

Diz-se transformacional porque altera a visão das pessoas à sua volta. Para além de incentivar a criatividade da sua equipa, acredita nela, sabe como a motivar e de que forma a deve recompensar.

Este é um dos estilos de liderança que deve ser aplicado quando a empresa sente a necessidade de estimular as suas equipas a procurarem novas ideias, aumentando a produtividade e a criatividade.

2

Liderança transcultural

Se a sua empresa conta com profissionais de várias partes do mundo ou se é formada por equipas remotamente, então o que precisa é de um líder transcultural.

Trata-se de um líder que é culturalmente consciente. Isto é, que tem a capacidade de comunicar de forma rápida e eficaz e que é capaz de compreender a forma e essência das várias culturas.

Lembre-se: saber ouvir e interagir com pessoas de qualquer origem é um dos aspetos que compõem um bom líder.

3

Liderança ágil

Um dos estilos de liderança mais adequados à situação em que vivemos é, efetivamente a liderança ágil.

A questão é: como se pode tornar num líder ágil? Poderá começar por otimizar os processos da empresa de maneira a que consiga tomar decisões rápidas, evitando que a sua equipa se disperse e que se concentre apenas numa tarefa.

Neste caso, opte também por fazer uma autorreflexão ativa e peça feedback à sua equipa para perceber se todos estão a conseguir comunicar de forma eficaz. Desta forma, conseguirá obter um estilo de liderança ágil.

4

Liderança disruptiva

Aqui, o líder impulsiona a mudança na empresa. De uma forma geral, um líder disruptivo é aquele que é reconhecido pela sua atitude crítica e por nunca se contentar com os modelos tradicionais já estabelecidos.

Este tipo de líder pode, muitas vezes, ser questionado pelos colegas e até mesmo ter de lidar com ambientes adversos. Por isso, tem geralmente 2 desafios:

  • Substituir uma hierarquia mais rígida por estruturas organizacionais mais flexíveis;
  • Substituir a segurança pela experimentação.

2021 será um ano de desafios impostos pela pandemia e, por isso mesmo, um líder que incentive a participação criativa das suas equipas e que confie nelas, fará toda a diferença.

5

Liderança Laissez faire

Se sente que a sua equipa precisa de se sentir mais valorizada e motivada, este é o estilo de liderança mais adequado. Trata-se de um líder que confia na palavra dos outros apesar de supervisionar a equipa de trabalho e de não estar diretamente relacionado com os projetos.

É um dos estilos de liderança que mais se adequa quando os membros da equipa são já experientes. Afinal, o objetivo aqui é aumentar a produtividade sem que exista uma supervisão direta. Desta forma, os profissionais ganham autonomia e podem desenvolver a sua criatividade à vontade.

E não se esqueça: permita que as outras pessoas cometam erros. Errar é fundamental para crescermos profissionalmente e sermos autónomos.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].