Publicidade:

Novo Mac Pro: não há (mesmo) nada melhor que isto

A Apple inspirou-se no passado para trazer o futuro. O novo Mac Pro é uma torre CPU impressionante que se faz acompanhar de um monitor reinventado.

Novo Mac Pro: não há (mesmo) nada melhor que isto
Um computador e um monitor do outro mundo

Bem-vindo ao futuro: o novo Mac Pro traz de volta as torres de computador que, hoje em dia, só são usadas em contextos muito específicos, como em gaming por exemplo. A Apple mantém o nome da sua torre, mas apresenta-a agora reinventada e acompanhar de um novo monitor, o Pro Display XDR.

Mac Pro: o computador que não é para todos


Foi na WWDC que a Apple apresentou uma série de novidades para o ano de 2019. Para além de novos softwares, e atualização de outros, a marca deu a conhecer a nova máquina do futuro: o Mac Pro, uma torre de computador que traz de volta memórias antigas, mas que em nada se aproxima do passado.

Ao contrário do que seria de esperar, e daquilo que acontece, por exemplo, com os iMac, esta nova torre não é vendida em conjunto com a segunda grande novidade da Apple: o Pro Display XDR, monitor preparado e, de facto, o mais indicado para experimentar todo o poder e eficiência do Mac Pro.

De um lado, uma torre CPU cujo preço inicial será de 5,999$ (aproximadamente 5,292€) e, do outro, um monitor de 32 polegadas que custará 4,999$ (aproximadamente 4,410€). Não é, de facto, um computador feito para todos, não apenas por causa do valor de compra, mas também pelas suas especificações – das quais a maior parte das pessoas não precisa.

mac pro

Fonte da Imagem: Apple/Divulgação

As características do Mac Pro

A marca norte-americana resolveu manter a designação dada às suas torres CPU. O Mac Pro deverá, por isso, ser substituído entretanto por este novo aparelho que conta com múltiplas saídas de ar (para que situações de sobreaquecimento não aconteçam) e duas pegas largas no topo que facilitam o transporte.

O novo Mac Pro, que deve chegar às lojas ainda este ano, conta com um processador Intel Xeon com até 28 cores, até 1.5 TB de memória RAM e até duas placas gráficas Radeon Pro Vega II Duo que, de acordo com a Apple, são as placas mais poderosas atualmente no mercado.

De facto, sem que seja preciso alongarmo-nos mais, a verdade é que nem todas as pessoas precisam de uma máquina tão poderosa quanto esta. O exterior não engana e faz lembrar a antiga versão, anterior a 2013, da torre da marca. Agora, está melhor, mais poderosa e muito mais eficiente.

As saídas de ar não foram incorporadas sem fundamento, pelo contrário. Estas ajudam na circulação de ar e permitem que as três ventoinhas colocadas na parte da frente enviem o ar necessário aos componentes do computador, nomeadamente a CPU, GPU, memória e gráficos.

O botão power pode ser encontrado no topo da torre, além das três portas USB Tipo-C. Outra das novidades que a marca incorporou no Mac Pro foi a possibilidade dos compradores incorporarem rodas na parte inferior da torre, para que o transporte fique facilitado.

O futuro vem também acompanhado do Apple Afterburner, um acelerador propositadamente desenvolvido para o efeito que, em poucas palavras, sustenta a reprodução de até 3 streams de vídeo 8K ProRes RAW. Em mais palavras? Absolutamente impressionante.

Um computador para profissionais do vídeo e imagem

novo display mac

Fonte da Imagem: Apple/Divulgação

“O Mac Pro foi desenvolvido para os utilizadores que procuram um sistema modular com performance acima da média, possibilidade de expansão e configurabilidade”, como afirma Phil Schiller, vice-presidente do Marketing Global da Apple.

“Com os seus poderosos processadores Xeon, capacidade de memória massiva, arquitetura de GPU inovadora e expansão de PCI, o acelerador Afterburner e um design fora de série, o novo Mac Pro é um monstro que permite aos profissionais desenvolver o seu melhor trabalho de sempre”.

A nova torre CPU da Apple é ideal para as tarefas mais pesadas, que recorrem às aplicações e programas que mais exigem dos componentes de um computador. A verdade é que, quando conjugada com o monitor Pro Display XDR, esta poderosa combinação é quase impossível de combater.

Do presente para o futuro

Os novos aparelhos da Apple vêm juntar-se aos já existentes que, ainda que poderosos, não se podem sequer comparar ao futuro que está prestes a chegar às lojas. Não se espera, ainda assim, que o iMac e o iMac Pro saiam das prateleiras, até porque esses servem propósitos diferentes.

O MacBook Pro 2018 foi um dos últimos lançamentos da marca e já incluía componentes inovadores, como é o caso da Touch Bar incluída na parte inferior do computador. As novidades Apple não param e aguarda-se ainda o anúncio dos novos iPhone, que deverão ver a luz do dia em setembro de 2019.

O futuro está mesmo atrás da porta com um novo computador que é, verdadeiramente, uma revolução no mundo da tecnologia.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.