Publicidade:

Pão recheado com pica-pau: uma verdadeira delícia

Provavelmente já provou servido numa travessa ou num prato, mas apostamos que nunca comeu um pão recheado com pica-pau, certo? Pois, nestas coisas da culinária não há mesmo limite para a imaginação e os modos de confecionar e apresentar as receitas estão sempre a ser reinventados. Inove connosco!

Pão recheado com pica-pau: uma verdadeira delícia
Já experimentou uma sande de pica-pau?

O pica-pau é uma ótima opção para convívios entre amigos, em que as horas passam entre muitos petiscos e muita conversa. É, também, uma excelente escolha para reaproveitar algumas sobras que tenha aí por casa, nomeadamente de carne. Talvez nada disto seja novidade para si. Mas, se lhe dissermos que o que lhe propomos é um pão recheado com pica-pau, talvez a sua reação seja diferente… Não?

Pois bem, abasteça-se do seu pão preferido, reúna os ingredientes enumerados na receita, acrescente mais alguns ao seu gosto e surpreenda tudo e todos com sandes, mini-sandes ou um pão inteiramente recheado de pica-pau. São uma boa entrada ou mesmo prato principal do seu próximo encontro de amigos. O que acha? Tentador, não é mesmo?

Pão recheado com pica-pau: um petisco incrível


Receita de pica-pau para rechear o seu pão favorito

pao recheado com pica-pau

Ingredientes
5 febras de porco
5 dentes de alho
5 talos de tomilho limão
1 baguete de pão
1 folha de louro
½ cebola
3 c. de sopa de pickles
3 c. de sopa de cerveja
2 c. de chá de mostarda
Azeite, sal, pimenta e mostarda em grão, q.b.

Modo de Preparação

  1. Corte as febras em tiras fininhas e tempere com sal, pimenta, mostarda em grão, folhas de tomilho frescas e reserve.
  2. Pique os dentes de alho em pedacinhos e leve meia porção ao lume numa frigideira, juntamente com a folha de louro, a cebola picada e o azeite.
  3. Salteie por uns minutos e acrescente a carne.
  4. Em lume médio, continue a saltear por mais uns minutos e adicione a cerveja.
  5. Deixe cozinhar, mexendo sempre. Por fim, junte a mostarda e incorpore muito bem na carne.
  6. Um minuto antes de desligar, adicione os pickles cortados em pequenos pedaços, o alho e as folhas de tomilho frescas.
  7. Sirva como recheio, dentro de uma baguete e acompanhado por uma salada a gosto, ou recheie um pão tipo saloio ou de centeio.
  8. Para rechear o pão com pica-pau, corte uma tampa e retire o excesso de miolo do pão. De seguida, adicione a carne, cubra com queijo parmesão ralado, ou com um avo para estrelar e rodelas de tomate, e leve ao forno por uns instantes.

Agora, é só dedicar-se à arte de saborear.

De forma económica e muito simples, é possível reinventar um prato tradicional, dando-lhe um toque diferente e criativo. Quando lhe perguntarem o que é o jantar, diga que é pão rechado com pica-pau e aguarde pelas caras de espanto. Mas, não se preocupe: até os mais esquisitos e resistentes se irão derreter perante o sabor deste pica-pau aliado a um alimento tão estaladiço e saboroso como o pão. Bom apetite!

Veja também: