Publicidade:

Uma viagem gastronómica: pequeno almoço pelo mundo

Vamos partir numa verdadeira viagem gastronómica, em que revelamos o que se come ao pequeno almoço pelo mundo. Vamos deixá-lo bastante surpreso.

Uma viagem gastronómica: pequeno almoço pelo mundo
Viajamos até 18 países para lhe mostrar como começar o dia

Todos sabemos que é a refeição mais importante do dia e, como tal, há que variar no que comemos, aproveitando o que de melhor e mais rico cada tipo de gastronomia tem. Assim, nesta ronda de pequeno almoço pelo mundo, encontrará os alimentos que melhor refletem cada cultura e hábitos alimentares. Poderão ser estranhos, mas lembre-se que também poderão achar o típico pequeno-almoço português de meia de leite e pão com manteiga um pouco aborrecido. E só nós sabemos o bem que nos sabe.

Apesar disso, as tendências dos portugueses por optar em comer outras coisas pela manhã têm-se vindo a alterar, não só por influência de outros tipos de pequeno almoço pelo mundo, mas também devido a outros tipos de necessidades, como a prossecução de comer coisas diferentes e melhores.

Pequeno almoço pelo mundo: 18 sugestões


Uma das melhores formas de conhecer novas culturas é através da gastronomia. Para isso, fizemos uma pequena viagem para revelar o pequenoalmoço à volta do mundo, que pode ter tanto de delicioso quanto de estranho.

África do Sul

africa do sul mingauFonte: Max Pixel

Aqui, começa-se o dia a comer cereal quente ou mingau, muitas vezes feito com milho.


Alemanha

pequeno almoço brasilFonte: Max Pixel

Os alemães têm muita variedade de pão para o pequeno almoço. E, para acompanhar, igualmente vários complementos: queijos, carnes frias, manteiga e geleia.


Brasil

pequeno almoço brasilFonte: Max Pixel

As telenovelas brasileiras desde cedo deixaram impacto na sociedade portuguesa, como forma de entretenimento, mas igualmente pelas mesas de pequeno almoço, onde não falta café forte, leite, pratos de presunto, queijo e pão e muita fruta e sumos naturais.


China

pequeno almoço chinaFonte: Max Pixel

Os pequenos almoços tradicionais variam de acordo com a região, mas a combinação de palitos de massa frita, “tiao” e o leite quente de soja é uma das opções mais comuns. Dim sum e sopas quentes como congee também são populares.


Colômbia

pequeno almoço colombiaFonte: Max Pixel

O pequeno almoço mais frequente na Colômbia é a “arepa”: um bolo de milho denso e ligeiramente doce que é servido com manteiga ou coberto de ovos, carne ou geleia.


Cuba

cuba pequeno almoçoFonte: Max Pixel

A típica torrada com manteiga e o café com leite, que tanto gostamos em Portugal, também o pequeno almoço mais apreciado em Cuba.


Espanha

pequeno almoço espanhaFonte: Pixabay / DanaTentis

“Pan con tomate”, ou seja, torradas com de tomate por cima, é um pequeno almoço popular em Espanha.


Estados Unidos da América

pequeno almoço américaFonte: Max Pixel

As diferentes regiões americanas podem oferecer variações do pequeno almoço deste país. Porém, entre as escolhas mais comuns e tradicionais contam-se com panquecas, ou o trio de sucesso: ovos, batatas e bacon ou salsicha.


França

frança pequeno almoçoFonte: Max Pixel

Uma baguete ou um croissant, acompanhado de uma chávena de café é o que os franceses mais costumam tomar como pequeno almoço. É uma sugestão que lhe agrada?


Índia

pequeno almoço indiaFonte: Max Pixel

Os pequenos almoços na Índia variam de acordo com a região, mas muitas vezes encontrará bandejas com “chutneys” e pães como “dosa”, “roti” ou “idli”.


Inglaterra

inglaterra pequeno almoçoFonte: Max Pixel

Talvez seja um dos pequenos almoços mais substanciais de que há conhecimento. Senão, imagine como será começar o dia com ovos, salsicha, bacon, feijão preto, cogumelos e tomate cozido…


Itália

itália pequeno almoçoFonte: Max Pixel

Os italianos gostam de começar o dia com um tradicional cappuccino e um brioche cobertos de geleia ou recheados com chocolate.


Jamaica

jamaica pequeno almoçoFonte: Max Pixel

O “ackee” é um tipo de fruta que se parece com ovos mexidos quando está cozida e é um dos alimentos preferidos para o pequeno almoço jamaicano. Pode ser acompanhado de bananas fritas, peixe salgado e frutas frescas.


Japão

japão pequeno almoçoFonte: Max Pixel

Pode parece estranho, mas no Japão é normal começar o dia a comer sopa miso, arroz branco cozido a vapor, legumes em conserva e proteínas como peixe e omelete japonesa.


México

pequeno almoço méxicoFonte: Max Pixel

A primeira refeição do dia no México é bastante consistente, sendo as escolhas mais populares os “chilaquiles” e os “huevos rancheros”.


Rússia

pequeno almoço rússiaFonte: Pixabay / broewnis

Os bolos grelhados são uma forte tendência na Rússia. Chamam-se “syrniki” e podem ser recheados com queijo ou cremes.


Suécia

pequeno almoço suéciaFonte: Max Pixel

Um pequeno almoço sueco típico consiste numa sanduiche recheada com peixes ou carnes frias, queijo, maionese e legumes, como pepino e tomate.


Turquia

pequeno almoço turquiaFonte: Max Pixel

Um pequeno-almoço tradicional turco consiste em pão, queijo, manteiga, azeitonas, ovos, tomates, pepinos, geleia, mel e kaymak. A acompanhar terá sumo fresco e chá.

Se isto lhe abriu o apetite, aproveite para fazer um dia especial lá em casa dedicado ao que se come ao pequeno-almoço pelo mundo e, com isso, preparar um brunch caseiro delicioso e internacional.

Veja também: