Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
18 Mai, 2017 - 08:00

6 ideias para um pequeno-almoço saudável

Helena Peixoto

Se está à procura de dicas para preparar um pequeno-almoço saudável, este artigo é para si. Deixe-se inspirar pelas nossas ideias.

6 ideias para um pequeno-almoço saudável

Está farto do pão torrado com manteiga e da meia de leite logo pela manhã? Ou é daqueles que cai na tentação e compra uma bela nata ou um outro bolo? A pensar em todos, reunimos 6 ideias para um pequeno-almoço saudável.

É possível tomar um pequeno-almoço saudável e saboroso. Existem várias opções de alimentos equilibrados e ricos em vitaminas e nutrientes, que lhe dão a energia necessária para enfrentar o dia, sem, no entanto, conter uma grande quantidade de açúcar, que contribui para ganhar peso e aumentar o risco de diabetes.

6 ideias para um pequeno almoço saudável

Pão integral ou de cereais

placeholder-1x1

Se é daquelas pessoas que não dispensa o seu pãozinho, opte pelo pão integral ou de cereais. Além de serem menos ricos em açúcares, contêm um maior teor de fibras e cereais, que ajudam a regular o sistema digestivo.

Para completar um pequeno-almoço saudável, não vale barrar o pão com grandes quantidades de manteiga. Opte por queijo fresco, uma compota caseira light ou um pouco de fiambre de frango.

Produtos lácteos

placeholder-1x1

Os produtos lácteos são muito importantes para começar o dia com energia e vitalidade. Escolha um iogurte sólido ou líquido, que não tenha grandes quantidades de açúcares. Se for intolerante à lactose, experimente produtos de soja, amêndoa, aveia ou arroz.

Aveia

placeholder-1x1

Sabia que basta 3 colheres por dia de aveia para que  o colesterol fique mais controlado e para manter as taxas de açúcar no sangue na medida certa? Rica em fibras, minerais, proteínas e vitaminas, a aveia é um alimento a incluir na dieta.

A aveia é uma excelente opção para um pequeno-almoço saudável. Em papas, misturadas com leite ou com iogurte ou até numa taça de frutas – as opções são mais do que muitas.

Fruta

placeholder-1x1

A fruta é essencial para um pequeno-almoço saudável. De facto, esta deve estar em destaque na nossa ementa diária e o pequeno-almoço não é exceção. Rica em nutrientes, frutose (o açúcar natural da fruta) e alguns hidratos de carbono, a fruta pode ser consumida de variadíssimas formas.

Junte uma banana com iogurte e aveia ou uma maçã junto com os cereais integrais. Frutos vermelhos também são ótimos, pois têm propriedades antioxidantes.

Manteiga de amendoim

placeholder-1x1

A manteiga de amendoim é uma verdadeira mina de energia. Riquíssima em proteína e gorduras saudáveis, este é o boost de energia que precisa para um dia em cheio.

No entanto, se pretende um pequeno-almoço saudável, não exagere nas doses. No máximo, uma colher de sopa e opte pela manteiga de amendoim feita em casa, apenas com amendoim e sem corantes nem conservantes.

Panquecas com farinha integral

placeholder-1x1

As panquecas não têm de ser exclusivas de pequenos-almoços pouco saudáveis e muito calóricos. Escolha uma farinha integral ou até uma farinha de aveia e inclua estas delícias no seu pequeno-almoço saudável.

Junte-lhe umas frutas frescas, iogurte magro ou até um pouco de manteiga de amendoim e delicie-se.

Veja também: